Digitais Recomenda

“Jornalista deve sempre incomodar”

Por Tamires Ávila

O editor-executivo Caio Cavechini: “A relação de retratado e retratador é sempre desigual” (Foto: Tamires Ávila)

O editor executivo Caio Cavechini e a repórter Eliane Scardovelli, do programa “Profissão Repórter”, da Rede Globo de Televisão, compartilham suas visões sobre a profissão. “A relação de retratado e retratador é sempre desigual. O jornalista é quem tem o poder de encaminhar a entrevista e editar o que vai ao ar, por isso existe a escolha de se evitar o texto frio do repórter”, afirmou Cavechini. Já, a repórter Eliane afirmou que o formato de telejornalismo depende de um tempo mais dilatado no resultado final do trabalho, pois se buscam outros meios de contar as mesmas histórias. Disse ainda que o jornalista deve ter sempre “a intenção de incomodar”. “O que queremos é causar uma impressão, levar alguém a refletir e criar opiniões, não simplesmente assistir sem nem mesmo sentir nada”, completou.

Cavechini e Eliane conversaram com os estudantes da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, em março, no evento que leva o nome de “Globo Lab” e se transformou na aula inaugural do curso. Em suas falas, os jornalistas procuraram estimular a mente dos estudantes a pensar em novas linguagens dentro do campo audiovisual. “Nossa vontade é que vocês estejam abertos a todas as possibilidades que estão na mesa e que as usem com consciência”, disse Cavechini.

 

A repórter Eliane Scardovelli: “Queremos levar alguém a refletir e criar opiniões” (Foto: Tamires Ávila)

 

Segundo ressaltou o jornalista, dados divulgados em 2016 pela Secretaria de Comunicação do Governo mostram que quase 90% dos brasileiros se informam pela televisão, sendo este o meio de comunicação preferido por 63% deles. Cavechini chamou a atenção para os cuidados com a voz do profissional de imprensa para evitar o sensacionalismo. A repórter Eliane alertou para os cuidados que se deve ter para não contaminar as matérias com percepções próprias. “É preciso saber o jeito e a hora de intervir”, advertiu aos estudantes.

Durante o evento, os alunos do curso de Jornalismo puderam conhecer novos métodos de produção de conteúdo audiovisual. O editor executivo do Profissão Repórter mostrou exemplos e declarou ser possível aplicar técnicas da literatura e ficção para oferecer melhor qualidade a uma reportagem factual. “Dá para posicionar uma informação de modo a causar diferentes efeitos no telespectador”, avaliou. Explicou a importância e peso de conteúdos não verbais no resultado final de uma matéria. “Uma proposta de edição feita só em um papel pode desprezar uma fala acompanhada de hesitação, expressividade, que às vezes diz mais do que a frase em si”.

Ao ressaltar a importância de fazer jornalismo fora de gabinetes, Caio Cavechini lembrou que a rua pode surpreender e mostrar coisas que jamais foram imaginadas. “Podem nos lançar a lugares nos quais não estaríamos tradicionalmente, o que é uma das características mais fascinantes do jornalismo”, acentuou.

Editado por Giovanna Leal 

Orientação de Prof. Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Mistura Divina oferece lanches com nomes ‘animados’


Hamburgueria da cidade de Morungaba tem inclusive comidas veganas, sem lactose e sem glúten


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores


Atibaia possui réplica do ‘Santuário de Schoenstatt’ 


Local, que é bem arborizado e com campos floridos, recebe cerca de 90 ônibus turísticos por domingo


Estúdio Municipal de Paulínia é espaço valioso para artistas


O espaço realiza gravações musicais e dá aulas de guitarra gratuitas


Campinas reabre 11 piscinas públicas após ondas de calor


Moradores só precisam de uma carteirinha válida para utilizar qualquer um dos espaços


Centro Cultural Casarão é uma oportunidade para mergulhar na arte e na cultura


O espaço cultural em Barão Geraldo celebra a diversidade e a expressão local



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.