Noticiário Geral

Caism mapeia aleitamento materno em Campinas

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável pretende desenvolver uma pesquisa em Campinas para mapear as condições da amamentação no município. A informação é da neonatologista do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Mônica Aparecida Pessoto. Hoje, os dados registrados pelo Hospital Universitário da PUC-Campinas e na região Noroeste da cidade mostram que as estatísticas não são positivas. A duração média de aleitamento materno é de 90 dias, sendo que a recomendação oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de quatro a seis meses.

Essa é uma das justificativas pelo desenvolvimento de campanhas com foco na conscientização sobre a importância do aleitamento materno, como aconteceu no Agosto Dourado, promovida pelos professores da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Segundo Sérgio Tadeu Martins Marba, diretor do Departamento de Neonatologia, a proposta é divulgar a importância da amamentação para alunos, funcionários e comunidade em geral mantendo o foco no apoio institucional.

Marba afirmou também que é espera parcerias com as instituições, família e comunidade em geral no apoio à amamentação. Segundo ele, é necessário “discutir e refletir sobre a participação de diferentes atores no processo de amamentação”.  A proposta é reverter hábitos como a oferecer a mamadeira e a chupeta para o bebê, uma das primeiras causas do desmame precoce.

Em Campinas, 48% dos bebês usam chupeta nos primeiros seis meses de vida e 63,6%  tiveram desmame por causa da seca do leite e rejeição. O SUS (Sistema Único de Saúde) registou que 42,2% dos bebês são amamentados pelo leite materno. Já o sistema privado de saúde aponta que apenas 34,4% são amamentados, o que representa que apenas 38% das crianças são amamentadas até os 12 meses de vida.

 

A enfermeira Regina Paula Salazar, explica a importância do leite materno. Foto: Victória Prévidi.

 

Por Victória Prévidi

 

A prática da amamentação nos primeiros seis meses de vida do recém-nascido traz benefícios para a mãe e para o bebê. Além de aumentar a resistência do bebê, por atender as necessidades de nutrientes do bebê e reduzir as cólicas intestinais, há a interação entre mãe e filho, como conta Giulia Amorim, mãe do Arthur. “Eu incentivaria todas as mulheres a amamentarem pelo vínculo eterno com o seu filho, o que resulta em um sentimento de amor mútuo. Para mim foi a melhor e mais bonita forma de demonstração de amor e afeto que pode existir,” disse.

Porém, o corpo da mulher sofre com as mudanças físicas e muitas mães deixam de amamentar por terem fissuras ou rachaduras dos mamilos, ingurgitamento, inflamações no mamilo e seca do leite. Há também fatores sociais, econômicos e culturais que influenciam na hora da mulher escolher se vai amamentar ou não.

Marcela Munhoz, mãe da Lívia teve mastite nos primeiros dias. “Fui ao banco de leite, aprendi a tirar o excesso e ficou tudo bem”, disse. A médica Mônica Aparecida Pessoto recomenda que a mulher acredite no seu instinto materno e deixe que o corpo conecte-se com o bebê “para a amamentação não se tornar um trauma”. Nessas situações, a mãe deve procurar ajuda na maternidade onde ocorreu o parto, banco de leite, unidade básica de saúde e em grupos de apoio ao aleitamento materno.

Marcela e sua filha Lívia. Foto: Victória Prévidi.

 

Legislação e direitos das mães – Desde setembro de 2016, Campinas tema a lei municipal 15.296 que garante às mães o direito de amamentar em qualquer local que estiverem, abertos ou fechados, público ou privado. A multa prevista para o estabelecimento que impedir uma mulher de amamentar é equivalente a de R$ 500,00.

As servidoras lactantes da Câmara Municipal de Campinas terão uma hora por dia para amamentar os seus filhos: poderá escolher sair mais cedo ou chegar mais tarde ou até acrescentar uma hora a mais de almoço. O benefício será para servidoras ocupantes de cargo em comissão ou função gratificada. (Orientação Rosemary Bars)

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.