Educação

Se especializar demais pode ser um problema no futuro

Por Alexandre Aranha

A dificuldade na hora de arrumar um emprego não é novidade no Brasil há algum tempo, segundo a divulgação feita em janeiro de 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12,9 milhões de brasileiros estão desempregados. Por isso, não é difícil encontrar uma pessoa que é muito qualificada e que está fora do mercado de trabalho.

Números do número de bolsas cedidas no Sudeste (Fonte: GEOCAPES)

Vinícius Carvalho, 27 anos, é formado em ciências biológicas e fez doutorado em genética e biologia molecular, por ter um conhecimento muito específico em uma área, enfrenta a dificuldade de encontrar uma instituição que ofereça uma bolsa salário para que ele faça pesquisas. Para fugir da crise financeira no Brasil, decidiu ir para a Finlândia tentar realizar o sonho de fazer um pós-doutorado. Apesar de toda dificuldade, Vinícius acredita que escolheu o caminho certo: “acho que a especialização pode ser importante sim, até porque o futuro é incerto e em alguns anos a busca por profissionais altamente especializados se torne regra”.

Marcela de Matos já está pensando na próxima especialização (Por Alexandre Aranha)

Segundo dados do GEOCAPES, em 2015 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concedeu quase 25 mil bolsas de pós-graduação só no estado de São Paulo.

Rodrigo Lara trabalha em uma empresa de recrutamento de profissionais e afirma que as especializações são bem vistas em algumas áreas específicas: “segmento farmacêutico, informação, inovação, são meios que os profissionais academicamente aperfeiçoados são considerados como diferenciais”. Ele ainda faz um alerta: “Alguns cursos já não são conceituados como especializações, às vezes vale mais a pena investir em um novo idioma, principalmente o inglês”.

Marcela de Matos, 29 anos, é graduada em administração de empresas e hoje faz pós-graduação em Cadeia de Suprimentos e Logística. Segundo ela: “temos que nos manter atualizados e conhecer o mercado que estamos inseridos, especializar-se é fundamental para o desenvolvimento”. Marcela afirma também que quando terminar a pós-graduação, vai se aperfeiçoar em comércio exterior.

Editado por Gabrielle Negri


Veja mais matéria sobre Educação


Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Campinas: previsão do tempo
Domingo
22°C16°C
Considerável nebulosidade. [detalhes]
Segunda
25°C16°C
Períodos de sol e nuvens. [detalhes]

Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.