Educação
Por Alexandre Aranha
A dificuldade na hora de arrumar um emprego não é novidade no Brasil há algum tempo, segundo a divulgação feita em janeiro de 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12,9 milhões de brasileiros estão desempregados. Por isso, não é difícil encontrar uma pessoa que é muito qualificada e que está fora do mercado de trabalho.

Números do número de bolsas cedidas no Sudeste (Fonte: GEOCAPES)
Vinícius Carvalho, 27 anos, é formado em ciências biológicas e fez doutorado em genética e biologia molecular, por ter um conhecimento muito específico em uma área, enfrenta a dificuldade de encontrar uma instituição que ofereça uma bolsa salário para que ele faça pesquisas. Para fugir da crise financeira no Brasil, decidiu ir para a Finlândia tentar realizar o sonho de fazer um pós-doutorado. Apesar de toda dificuldade, Vinícius acredita que escolheu o caminho certo: “acho que a especialização pode ser importante sim, até porque o futuro é incerto e em alguns anos a busca por profissionais altamente especializados se torne regra”.

Marcela de Matos já está pensando na próxima especialização (Por Alexandre Aranha)
Segundo dados do GEOCAPES, em 2015 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concedeu quase 25 mil bolsas de pós-graduação só no estado de São Paulo.
Rodrigo Lara trabalha em uma empresa de recrutamento de profissionais e afirma que as especializações são bem vistas em algumas áreas específicas: “segmento farmacêutico, informação, inovação, são meios que os profissionais academicamente aperfeiçoados são considerados como diferenciais”. Ele ainda faz um alerta: “Alguns cursos já não são conceituados como especializações, às vezes vale mais a pena investir em um novo idioma, principalmente o inglês”.
Marcela de Matos, 29 anos, é graduada em administração de empresas e hoje faz pós-graduação em Cadeia de Suprimentos e Logística. Segundo ela: “temos que nos manter atualizados e conhecer o mercado que estamos inseridos, especializar-se é fundamental para o desenvolvimento”. Marcela afirma também que quando terminar a pós-graduação, vai se aperfeiçoar em comércio exterior.
Editado por Gabrielle Negri
Veja mais matéria sobre Educação

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Biblioterapia atua como aliada aos tratamentos psicológicos
Abordagem visa ajudar os pacientes através da literatura, com percepções e reflexões a partir de

Educação ambiental pode parar a destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações

Jornalistas precisam dominar a inteligência artificial
Durante a Aula Magna, Profa. Dra. Cristiane Barbosa destacou a importância de aprimorar práticas profissionais e enfrentar os desafios éticos

Educação ambiental é chave para humanidade entender nível de destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que “as próximas gerações saibam lidar com o mundo em que irão viver”

A educação infantil está preparada para atender estudantes no espectro autista?
A inclusão tem que existir a partir de um diálogo entre família, escola e equipe multidisciplinar
Pesquise no digitais
Campinas e Região
|
|