Destaque

‘Top Voices’ defende uma comunicação sustentável

No primeiro dia do Intercom Sudeste, Viviane Mansi diz que o desafio é alinhar o discurso às práticas

>

Viviane Mansi é referência nacional em ESG e uma das ‘Top Voices Sustentabilidade’ no LinkedIn

>

Por Gabriela Belloto

>

No primeiro dia do Intercom Sudeste 2025 na PUC-Campinas, Viviane Mansi, referência nacional em ESG (Ambiental, Social, Governança), conduziu a palestra ‘Os desafios da comunicação da sustentabilidade num contexto de greenwashing’. Ela destacou as práticas sustentáveis de forma ética e transparente, um desafio crescente para empresas e profissionais.

A especialista enfatizou que comunicar ESG, que se refere ao conjunto de práticas que as empresas adotam para serem mais responsáveis e sustentáveis, não se trata apenas de corrigir problemas, mas de evitar criá-los. “Onde há falta de informação, as pessoas criam suas próprias narrativas. Nosso papel é criar soluções reais e comunicá-las de forma clara e ética”, pontuou. Ela alertou sobre o encantamento cego com práticas sustentáveis, que pode levar ao greenwashing não intencional. “O washing é a tentativa de vender um tema de forma mais positiva, ocultando ou distorcendo dados”, explicou.  Para Viviane, o desafio está em alinhar o discurso às práticas, garantindo consistência e credibilidade.

>

“Se todas as empresas decidissem plantar árvores para compensar suas emissões, não haveria espaço suficiente no planeta. A solução é reduzir as emissões desde o início”

Viviane Mansi

>

Mestre em comunicação e uma das ‘Top Voices Sustentabilidade’ na rede social LinkedIn, Viviane Mansi tem mais de 20 anos de experiência em comunicação corporativa, relacionamento com governo e sustentabilidade em grandes empresas. “Me interessei por empresas motivada pelo pensamento simples de que, por trás de uma fantasia, há uma razão social. Então, quando você vê uma empresa que gosta, não é só pelo produto, mas pelo que ela representa. O ESG surge como um resgate dessa essência”.

Ela reforçou que a comunicação na sustentabilidade é essencial para construir reputações sólidas. “A melhor forma de comunicar é entender o contexto, reconhecer as dificuldades e construir soluções em conjunto”, concluiu.

>

Orientação:  Karla Ehrenberg
Edição: Adauto Molck


Veja mais matéria sobre Destaque

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão. 


Publicitário discute o resgate da criatividade


Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.


Pesquisadores mostram seus trabalhos na Expocom 2025


A tarde da Intercom Sudeste 2025, nesta quinta-feira (15), foi reservada para apresentação de trabalhos que concorrerão às categorias para o Expocom


Intercom Sudeste tem início na com recorde de inscritos


Evento segue até sábado (17/05), reúne centenas de estudantes, pesquisadores e professores de diferentes estados brasileiros.


Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025


Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom


Como as mudanças climáticas podem afetar o dia a dia


Eventos extremos do clima afetam o cotidiano no interior de São Paulo; veja detalhes dos efeitos das mudanças climáticas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.