Destaque
A banda Alma Brasileira assumiu a trilha sonora do encerramento, com música preta de diferentes gêneros
>
Por Maria Fernanda Esmeriz e Nicole Heinrich
>
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05. Foram três dias de congresso, repletos de palestras, música e troca de experiências. O último dia do evento foi o momento de reconhecer trabalhos relevantes de comunicadores do sudeste, com os prêmios Intercom e Expocom.
Antes do início das premiações, os congressistas receberam uma convidada de prestígio, com mais de 20 anos no ramo da comunicação pelo Brasil afora. A Galinha Pintadinha foi acompanhada por sua equipe e por um de seus idealizadores, Juliano Prado. E não faltaram atrações pelo resto do dia. A banda Alma Brasileira, da PUC-Campinas, assumiu o palco, com música preta de diferentes gêneros: rock, pop e MPB – que agitaram o público presente antes da entrega dos prêmios.
O “Prêmio Intercom de Comunicação para a transformação social” marcou o início da cerimônia, com a entrega dos troféus para as categorias Ensino, Extensão e Pesquisa (Graduação, Mestrado e Doutorado).
A conexão entre diferentes segmentos, assim como a qualidade dos trabalhos, foi celebradas pelo coordenador nacional do Expocom, João Carlos Picolin, em seu discurso de abertura da segunda premiação. Picolin também comemorou o recorde de inscritos na edição sudeste e elevou a expectativa para os próximos anos.
>

Participantes no encerramento do Intercom Sudeste na PUC-Campinas (Foto: Beatriz Franchito Zaguetti)
>
Para o prêmio do Expocom foram 66 modalidades premiadas divididas entre as categorias: Relações Públicas e Comunicação Organizacional (7), Publicidade e Propaganda (12), Cinema e Audiovisual (7), Rádio, TV e Internet (4), Jornalismo (20) e Produção Interdisciplinar (16). A PUC-Campinas teve quatro projetos premiados, sendo eles:
>
- Produção jornalística para mídias sociais – Vencedora: Diversidade na Turma da Mônica: fama ou inclusão – Raissa Mara Renó Fernandes Silva
- Organização de evento – Vencedora: 9º Fórum de Debates de Relações Públicas 2024. Comunicação e saúde: desafios e importância do profissional de relações públicas – Marina Guedes Gargantini
- Produção em fotojornalismo – Vencedor: Duas famílias, uma cidade: histórias que se encontram – Junior Gomes de Queiroz
- Produção publicitária audiovisual para internet – Vencedora: Serviço de Saúde Doutor Cândido Ferreira – Júlia Bueno dos Reis
>
Marina Guedes Gargantini é aluna do curso de Relações Públicas da PUC-Campinas e integrou o grupo vencedor da modalidade Organização de Eventos. “Depois do que a gente viu aqui hoje, percebemos a animação que é se encontrar com conhecidos. Foi muito legal ver a conexão entre diferentes faculdades, e como a comunicação foi representada com essa quantidade de trabalhos e de variedade dentro da área”, disse ela.
>


Raíssa Fernandes e Lara Santana da PUC-Campinas / Alunos da FAESA vencedores em Ensaio Fotográfico
(Fotos: Beatriz Franchito Zaguetti)
>
Em uma entrega de prêmios animada, os capixabas fizeram a festa. Os congressistas da FAESA, faculdade que sediará o Intercom Nacional ainda esse ano, voltaram para Vitória-ES com as malas cheias de prêmios, com 11 no total. Os alunos compartilharam a alegria de vencer e de representar o Sudeste em casa no congresso nacional que acontecerá em setembro.
O professor doutor João Paulo Hergesel, coordenador local da Expocom Sudeste, afirmou que a missão da PUC-Campinas no Intercom Sudeste 2025 era proporcionar um ambiente acolhedor para que os estudantes apresentassem o que fizeram de melhor no último ano letivo. Segundo ele, a devolutiva positiva que recebeu dos professores e alunos participantes indica o sucesso de mais uma edição do Intercom Sudeste.
>
Orientação: Karla Ehrenberg
Edição: Adauto Molck
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.