Giro RMC
Programa discute o racismo por trás de escolhas editoriais e o preconceito contra povos de origem indígena

O Giro RMC, transmitido neste sábado, 19 de abril, se baseia em datas comemorativas para levantar temas de relevância social. Anna Vieira, Giovanni Feltrin, Pedro Rabetti, Thais Helena e Raquel Santana, alunos de Jornalismo da PUC-Campinas, se inspiraram no Dia do Livro (23/4) e no Dia dos Povos Indígenas (19/4) para a escolha dos convidados.
No episódio, a coordenadora das bibliotecas de Campinas, Dandewara Pereira, fala sobre os desafios e a responsabilidade de promover a literatura afrocentrada. Já a professora Jacqueline Damásio discute a importância da representatividade e do protagonismo para leitores negros — especialmente entre os mais jovens.
Em referência ao Dia dos Povos Indígenas, os estudantes convidaram pessoas de origem indígena para refletir sobre o significado da data. Os entrevistados destacam que o 19 de abril é, para muitos, um dia de luto e resistência, e relatam as dificuldades enfrentadas por indígenas em contextos urbanos, como o racismo estrutural, a invisibilidade e a luta por pertencimento.
Essa e outras produções dos alunos de Jornalismo estão disponíveis na página da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas no Spotify. O Giro RMC é transmitido aos sábados pela manhã na Rádio Brasil Campinas AM 1270 e também na Rádio Magnificat 103,5 FM de Limeira.
Orientação: Professor Artur Araújo
Veja mais matéria sobre Giro RMC

Projeto que muda a trajetória de adolescentes é destaque no Giro RMC
A edição do dia 12 de abril de 2025 também aborda a importância da arte para a construção da cidadania do campineiro.

Abril Azul e Dia do Jornalista ganham destaque no Giro RMC
Programa transmitido nesse sábado, 5 de abril, destaca o Transtorno do Espectro Autista e a importância do jornalismo.