Destaque

Atibaia possui réplica do ‘Santuário de Schoenstatt’ 

Local, que é bem arborizado e com campos floridos, recebe cerca de 90 ônibus turísticos por domingo

(

Por Lucas Tamari 

)

A natureza é um elemento que acaba encantando todos que visitam o Santuário de Schoenstatt, em Atibaia. O local conta com árvores e campos floridos perfeitos para fazer piqueniques, ou simplesmente para conversar com a família e amigos enquanto a bela vista do local é admirada. Segundo a Irmã Nilsa Pereira da Silva, a natureza é uma dádiva. “A natureza é uma das coisas que eu mais gosto daqui. Geograficamente, é um lugar muito acolhedor. Tenho sentimentos de paz e liberdade”.

Réplica da capela do Santuário de Schoenstatt em Atibaia
(Foto: Lucas Tamari)

Além do local arborizado, o santuário possui a capela como sua principal marca. A capela do Santuário de Schoenstatt de Atibaia é uma réplica exata da original na Alemanha. “Todas as capelinhas de Schoenstatt do mundo inteiro são iguais. Tanto dentro, quanto fora. Se você observar a foto só da capela, é necessário procurar algum detalhe para saber qual ela é. Elas são cópias umas das outras, pois o que é valido para esse santuário, é valido para todos os santuários”, disse a Irmã Nilsa.

A visitante Maria Delclécia Ribeiro Ramos, de 66 anos, também elogiou muito o ambiente: “É um lugar com muitas flores. É um lugar que traz paz”. Maria Delclécia, moradora de Minas Gerais, disse ser sua primeira vez no santuário de Schoenstatt. “Estou achando maravilhoso. Foi uma parada inesperada. Estávamos no Santuário das Almas, em São Paulo. De repente, o motorista resolveu parar aqui”. Além de Maria, Felipe Moraes, de 45 anos, se encantou com a paz do lugar. “Estou achando um lugar bonito, muito pacífico. Acabamos passando por Atibaia, e decidi dar uma parada para conhecer o local”, completou.

>

Irmã Nilsa Pereira da Silva, uma das Irmãs Maria de Schoenstatt que cuidam do santuário (Foto: Lucas Tamari)

>

HISTÓRIA
Em 17 de setembro de 1972, foi fundado em Atibaia o quarto santuário de Schoenstatt no Brasil, pelo Bispo Diocesano de Bragança Paulista. De acordo com a Irmã Nilsa Pereira da Silva, assessora de comunicação do santuário e membro das Irmãs Maria de Schoenstatt, o local recebe cerca de 90 ônibus por domingo. “Normalmente recebemos mais peregrinos entre abril e outubro. Nesse período é possível encontrar mais de 100 ônibus. O fluxo maior fica nesse período. Fora desse período, o número é menor”.  

Originalmente fundado em 18 de outubro de 1914 pelo padre Josef Kentenich, na cidade de Vallendar, na Alemanha, o Santuário de Schoenstatt hoje possui cerca de 200 réplicas espalhadas pelo mundo. Atibaia, cidade conhecida pelas flores e morangos, possui uma destas réplicas como parte das atrações da cidade. 

>

Orientação e edição: Adauto Molck


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.