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A expectativa é de uma movimentação de aproximadamente R$6,97 bilhões em toda a região RMC
Por Marília Coimbra
Os dois últimos meses do ano, marcados pelas festividades natalinas e de Ano Novo, prometem aquecer o comércio na Região Metropolitana de Campinas. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a expectativa é que a movimentação financeira atinja R$6,97 bilhões, representando um crescimento de 3% em relação ao mesmo período em 2023.
O economista da ACIC, Mário Eduardo Campos, atribui o aumento nas vendas à entrada do 13º salário, que incrementa o poder de compra da população no último trimestre do ano. “A projeção para o Natal de 2024 é de um crescimento de 3% nas vendas na região, incluindo Campinas. Os lojistas devem se preparar para receber o público com bom atendimento, vitrines atraentes e ofertas competitivas”, orienta Campos.
De acordo com a ACIC, o valor médio dos presentes deve ser de R$332, um aumento de 4% na comparação anual. O engenheiro Douglas Donizete Theodoro contou que neste final de ano os seus gastos com presentes podem passar a faixa de R$2 mil reais. Como amante do Natal, ele conta que pretende presentear a mãe, a filha e também alguns amigos.
Outras pessoas adotam estratégias para utilizar o dinheiro de presentes de maneira mais significativa. Um exemplo é o jornalista Lucas Neri, que planeja reservar o valor que gastaria em presentes para a família para realizar uma viagem com sua esposa.
O aquecimento do comércio reflete positivamente também no mercado de trabalho. A projeção é de aproximadamente 13.602 novas vagas temporárias na RMC, um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior.
Confira a entrevista com Mário Eduardo Campos sobre o aquecimento de vendas e as atividades de fim de ano:
Considerada a data mais importante para o varejo brasileiro, o Natal motiva os comerciantes a reforçarem estoques e estratégias. A lojista Marisa Pavan, proprietária de uma loja de roupas no centro de Valinhos, espera um aumento de 15% nas vendas em relação ao ano passado. “Estamos otimistas. Os clientes já começaram a procurar presentes e roupas para as festas de fim de ano, especialmente vestidos e conjuntos com saias”, conta Marisa.
Julia Toledo, uma das sócias proprietárias de um ateliê de doces artesanais, contou que no mês de dezembro o faturamento sobe cerca de 250% em relação aos outros meses do ano. Julia afirma que isso se dá junto às estratégias de marketing adotadas pela marca, como a criação de fotos e vídeos profissionais para as redes sociais. “Mandar mensagem para clientes e corporativos também é uma forma de gerar mais lucro”, complementa.
Segundo a proprietária, mesmo com um cardápio repleto de sobremesas, como panetones, cinnamon rolls, guirlandas e colinas doces, o produto que mais sai durante o final de ano são as caixinhas de bombons, sendo uma ótima opção para quem quer presentear parentes e entes queridos.
Orientação: Profa Karla Ehrenberg
Edição: Melyssa Kell
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