Destaque
Em parceria com o Grupo EP, alunos fizeram produções com a temática das eleições municipais
Por Murilo Sacardi
Os alunos da faculdade de jornalismo receberam na quinta-feira, 21, a premiação do projeto “Se é Fake não é News”, feito em parceria com o portal A Cidade ON, do Grupo EP. Os estudantes do 4° semestre produziram reportagens multimídia e vídeos para as redes sociais com pautas ligadas ao combate às fake News que envolvem o processo eleitoral. Os trabalhos foram publicados no portal e nos perfis oficiais do A Cidade ON.
Amanda Artioli, orientadora do projeto, explica que o desenvolvimento dos trabalhos foi muito importante para o aprendizado dos alunos. “Foi uma excelente oportunidade para os alunos entenderem qual o ritmo do mercado de trabalho no jornalismo”.
Para a professora, a produção foi uma maneira de vivenciar a prática do jornalismo na redação. “Eles precisaram cumprir e entender o prazo, e também todos os processos do jornalismo, desde a pauta, produção, gravação e principalmente edição, que é um processo que é feito de forma muito branda durante a faculdade. Precisaram encarar cortes nos textos, no roteiro e tiveram que entender como funciona a edição no mercado”.
Os trabalhos concorreram ao prêmio em duas categorias. O grupo formado por Érica Barbosa, Guilherme Tomesani, João Francisco Praxedes e Vitor Gabriel de Freitas ficaram em primeiro lugar na categoria “melhor desempenho no portal de notícias”.
Na categoria “melhor desempenho nas redes sociais”, o grupo formado por Diego Linardo, Enzo Zaros, Gustavo Cabral e Murilo Sacardi recebeu a premiação pelo primeiro lugar. “Para mim o projeto representou um grande aprendizado individual, pois obtive um conhecimento que eu não tinha, e o principal foi passar para a comunidade, que é o papel mais importante do jornalista. Além disso, meus colegas dos outros grupos também realizaram trabalhos de grande valor. A sensação de vencer foi muito boa, de muita felicidade, consequência do bom trabalho que fizemos”, diz Gustavo.
Luciane Viegas, gerente de jornalismo da EPTV, considera o projeto como uma oportunidade de aproximar a empresa do meio acadêmico. “É muito importante para nós, que estamos levando informação, estar convivendo com aqueles que daqui alguns dias vão estar nessa função. Outro ponto que eu acho importante é a troca, porque a gente tem a visão do jovem dentro de um veículo tradicional de informação. Os dois lados ganharam muito nisso.”
Para Viegas, a entrega de um certificado de premiação é uma forma de estimular o aluno. “Os alunos enxergaram, através de uma premiação, que é possível fazer muito, mesmo ainda no comecinho, no primeiro passo para o desenvolvimento da profissão. A partir do momento em que eles enxergam que podem continuar no caminho, porque vai levar onde eles querem, serve de estímulo porque eles já estão fazendo isso e é muito legal”.
Luciana Félix, supervisora de conteúdo web do portal A Cidade On, ex-aluna da faculdade de jornalismo da PUC-Campinas, diz que o resultado foi surpreendente diante do desafio que foi passado aos alunos. “Os alunos entregaram perfeitamente, foi muito legal ver os estudantes trazendo esse novo modelo, porque eles são nativos da era digital. Foi muito gratificante e os números mostram isso.”
Rosemary Bars, diretora da faculdade de jornalismo, diz que a premiação final dos alunos representa o reconhecimento pelo envolvimento de cada estudante no desenvolvimento dos trabalhos. “O projeto aproximou ainda mais os jornalistas do Grupo EP, em especial do portal A Cidade On, onde os trabalhos foram publicados, com a faculdade de jornalismo da PUC-Campinas”.
Para a diretora, o projeto representa uma forma de aproximar os alunos do mercado e permitir que os trabalhos sejam vistos pelo público. “Essa aproximação com o mercado de trabalho é importante para a formação dos nossos alunos, que se empenham para desenvolver um trabalho além da sala de aula, fora dos laboratórios, mas que terá a visibilidade por pessoas da comunidade”.
Orientação: Profa Karla Caldas Ehrenberg
Edição: Murilo Sacardi
Veja mais matéria sobre Destaque
A outra face da Reciclagem: catadores e suas lutas diárias
Pesquisa aponta que 70% dos profissionais autônomos de materiais recicláveis vivem com menos de R$1.100,00 mensais e não possuem benefícios sociais
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade