Destaque

Projeto de curadoria fomenta cultura hip hop em Campinas

Movimento ganha casa nova para eventos e discussões propostas pelo projeto

Por Gabriela Moda

A cidade de Campinas ganhou o projeto de “Curadoria Hip Hop” em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo. O trabalho social se dedica à celebração do hip hop através da expressão artística e do engajamento comunitário com atividades educacionais, culturais e de lazer, considerando a transformação social e a integração cultural como presentes nos pilares desta cultura.

Rafael Martins, idealizador e criador da curadoria, afirma que o projeto é uma iniciativa inovadora que potencializa a cultura envolvendo as comunidades. “A cultura hip hop que é entendida como ferramenta de cidadania e educação política de participação social, atua na transformação de espaços e relações em instituições públicas e privadas”, comenta Rafael Martins. 

Rafael Martins, criador e coordenador do “Curadoria Hip Hop” (Foto: Gabriela Moda)

Esse trabalho que vai além de promover eventos e discussões, incentiva o pensamento crítico através da arte e a formação profissional dos artistas locais. Para as pessoas que vivem dessa cultura, a curadoria gera oportunidades de trabalho e uma referência de cidadania e representatividade para criação de novos projetos.

Cléber Geraldo da Silva, ou DJ Binho como conhecido no cenário artístico, fundou a curadoria junto com Rafael Martins e afirma que o projeto tem como objetivo levar a cultura hip hop para bairros da cidade em que as pessoas não têm acesso a esse tipo de programação cultural. “A cultura hip hop é um movimento que salva vidas no mundo todo e eu acredito nisso porque o hip hop me mostrou que existem outros caminhos para quem nasceu e cresceu na periferia, em uma comunidade muito violenta”, considera o DJ sobre o impacto desse trabalho. 

DJ Binho, criador do projeto, afirma que cultura hip hop muda vidas (Foto: Gabriela Moda)

Para ele, ver artistas se profissionalizando através do projeto é um sonho realizado, já que quando começou, o hip hop ainda era visto com muito preconceito, algo que tem mudado ao longo dos anos.

Alexandra Caprioli, Secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas, comenta que a parceria começou depois que a Secretaria percebeu que o projeto era benéfico nas contratações dos artistas locais e na realização de eventos que levam o hip hop a diversas regiões e comunidades. “A cultura hip hop está conectada à cidade de forma intrínseca, é um dos movimentos que mais tem história e representatividade”, afirma Caprioli sobre como a Secretaria de Cultura e Turismo enxerga essa cultura em Campinas.

Sueyla Nascimento de Morais é DJ convidada dos eventos realizados pela curadoria e afirma que o projeto é capaz de unir as pessoas dos quatro pilares do hip hop, ou seja, do rap, da dança, do grafitti e os DJ’s. “Hoje a juventude que está chegando está melhorando a cena e tornando o cenário diferente para as próximas gerações de artistas”, exalta a artista sobre a preocupação que a curadoria  tem com as gerações futuras.

Uma das maiores conquistas para o projeto foi a inauguração da Casa do Hip Hop em Campinas, um espaço dedicado para receber eventos e discussões propostas pela curadoria. A casa fica localizada ao lado da Estação Cultura e pode ser acessada com agendamento prévio para a organização de atividades e reuniões. O espaço é um marco para a cultura hip hop e potencializa a importância desse movimento para a comunidade.

Orientação: Profa. Karla Ehrenberg

Edição: Bianca Freitas


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.