Destaque
Alunos produziram 16 vídeos informativos; proposta integra uma iniciativa da ONU na Scorecard Inclusão de Pessoa com Deficiência
Por Murilo Sacardi
A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas recebeu o Certificado de Reconhecimento da Defesa Civil de Campinas pela produção de uma série de vídeos que informam e orientam pessoas com deficiência (PCDs), seus familiares e a população em geral, sobre como se comportarem em situações adversas, como chuvas fortes, inundação e incêndio. Todos os trabalhos foram orientados pelas professora Ciça Toledo e Amanda Artioli e estão disponibilizados no canal do Youtube da faculdade.
A entrega do Certificado de Reconhecimento foi realizada em solenidade na tarde do último dia 08, na sede da Defesa Civil, na Prefeitura de Campinas. As professoras tiveram a oportunidade de apresentar as produções, que serão exibidas nas redes sociais da entidade, assim como explicaram todo o processo de produção dos vídeos. Para a professora Ciça Toledo, a entrega da série de 16 vídeos representou um aprendizado ímpar para os alunos e a sua conclusão garantiu um sentimento de “missão cumprida”. Em sua avaliação, os alunos tiveram contato com um universo ainda desconhecido para a grande maioria, principalmente em emergências. “Foi um aprendizado para os alunos e para nós também”, frisou.
A série foi produzida no 1º semestre de 2024 e a edição concluída em setembro, com apoio do componente Projeto Integrador VII, atendendo uma demanda da própria entidade. As discussões dos temas e abordagens para cada edição foram decididas em fevereiro deste ano, com a participação do coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado. Ele explicou que as seleções dos temas objetivaram informar sobre as medidas de segurança e oferecer instruções específicas para PCDs, englobando deficiências física, auditiva, visual e mental.
O trabalho contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social e do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade. O projeto integra a iniciativa Scorecard Inclusão de Pessoa com Deficiência em Situações de Desastres, ferramenta das Nações Unidas implementada pela Prefeitura de Campinas para avaliar e fortalecer a resiliência da cidade. A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Vandecleya Moro avaliou que a inclusão deve ser prioridade nas políticas públicas. “Os vídeos são ferramentas valiosas para que todos possam se sentir mais seguros e preparados em situações de risco”, afirmou.
Do ponto de vista pedagógico, a professora Amanda Artioli considera a atividade desafiadora. “Os estudantes tiveram de fazer uma imersão em realidades que, muitas vezes, não é a deles. Até o uso de termos atualizados e específicos para cada situação foi um aprendizado”, pondera. Os alunos realizaram exercícios práticos para entenderem a realidade vivida por uma pessoa com deficiência e, somente depois, iniciaram o desenvolvimento dos roteiros. “Foi um desafio para todos praticar Jornalismo nas redes sociais sobre um tema tão denso e pertinente”, disse.
Já a diretora do curso, Rose Bars, disse que os alunos e os professores se sentem honrados com a Certificação de Reconhecimento, documento assinado pelo secretário municipal de Governo, Michel Abrão Ferreira. “Na PUC-Campinas vamos além da formação pedagógica. A gente busca a formação cidadã, integral de nossos alunos”.
Edição: Murilo Sacardi
Orientação: Profa. Rose Bars
Veja mais matéria sobre Destaque
Espetáculo circense e arte chinesa são destaques do Varal Cultural
Programa tem agenda com opções gratuitas e pagas para o final de semana em Campinas
Islamofobia traz desafio para imparcialidade da imprensa
Ataques terroristas de 11 de setembro reforçaram preconceitos contra os árabes e muçulmanos na mídia
PIX por aproximação é lançado inicialmente para grupo reduzido
Novidade permitirá realizar pagamentos apenas ao encostar o aparelho na maquininha
Quando a polêmica entra no cardápio do mundo gastronômico
Chef e jornalista teme a superficialidade nos influenciadores; mas perfumista vê potencial de maior engajamento
Especialistas criticam cobertura do Novo Ensino Médio
Entrevistados apontam pouco aprofundamento da mídia brasileira e falta de escuta dos afetados pela reforma
Os sebos preservam a cultura e promovem descobertas
Explorar um sebo é uma grande chance de mergulhar nas histórias e encontrar verdadeiros tesouros