Destaque
Alunos produziram 16 vídeos informativos; proposta integra uma iniciativa da ONU na Scorecard Inclusão de Pessoa com Deficiência
Por Murilo Sacardi
A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas recebeu o Certificado de Reconhecimento da Defesa Civil de Campinas pela produção de uma série de vídeos que informam e orientam pessoas com deficiência (PCDs), seus familiares e a população em geral, sobre como se comportarem em situações adversas, como chuvas fortes, inundação e incêndio. Todos os trabalhos foram orientados pelas professora Ciça Toledo e Amanda Artioli e estão disponibilizados no canal do Youtube da faculdade.
A entrega do Certificado de Reconhecimento foi realizada em solenidade na tarde do último dia 08, na sede da Defesa Civil, na Prefeitura de Campinas. As professoras tiveram a oportunidade de apresentar as produções, que serão exibidas nas redes sociais da entidade, assim como explicaram todo o processo de produção dos vídeos. Para a professora Ciça Toledo, a entrega da série de 16 vídeos representou um aprendizado ímpar para os alunos e a sua conclusão garantiu um sentimento de “missão cumprida”. Em sua avaliação, os alunos tiveram contato com um universo ainda desconhecido para a grande maioria, principalmente em emergências. “Foi um aprendizado para os alunos e para nós também”, frisou.
A série foi produzida no 1º semestre de 2024 e a edição concluída em setembro, com apoio do componente Projeto Integrador VII, atendendo uma demanda da própria entidade. As discussões dos temas e abordagens para cada edição foram decididas em fevereiro deste ano, com a participação do coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado. Ele explicou que as seleções dos temas objetivaram informar sobre as medidas de segurança e oferecer instruções específicas para PCDs, englobando deficiências física, auditiva, visual e mental.
O trabalho contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social e do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade. O projeto integra a iniciativa Scorecard Inclusão de Pessoa com Deficiência em Situações de Desastres, ferramenta das Nações Unidas implementada pela Prefeitura de Campinas para avaliar e fortalecer a resiliência da cidade. A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Vandecleya Moro avaliou que a inclusão deve ser prioridade nas políticas públicas. “Os vídeos são ferramentas valiosas para que todos possam se sentir mais seguros e preparados em situações de risco”, afirmou.
Do ponto de vista pedagógico, a professora Amanda Artioli considera a atividade desafiadora. “Os estudantes tiveram de fazer uma imersão em realidades que, muitas vezes, não é a deles. Até o uso de termos atualizados e específicos para cada situação foi um aprendizado”, pondera. Os alunos realizaram exercícios práticos para entenderem a realidade vivida por uma pessoa com deficiência e, somente depois, iniciaram o desenvolvimento dos roteiros. “Foi um desafio para todos praticar Jornalismo nas redes sociais sobre um tema tão denso e pertinente”, disse.
Já a diretora do curso, Rose Bars, disse que os alunos e os professores se sentem honrados com a Certificação de Reconhecimento, documento assinado pelo secretário municipal de Governo, Michel Abrão Ferreira. “Na PUC-Campinas vamos além da formação pedagógica. A gente busca a formação cidadã, integral de nossos alunos”.
Edição: Murilo Sacardi
Orientação: Profa. Rose Bars
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna