Destaque
Elas mobilizam a economia local fazendo com que autônomos tenham maior visibilidade
Por Mariana Dadamo
As feiras noturnas de Sumaré têm se tornado uma fonte essencial de renda para os comerciantes autônomos, oferecendo a eles a oportunidade de expandir seu público e aumentar suas vendas. Realizadas em diversos bairros da cidade e em dias de semana diferentes, essas feiras fomentam a economia local. Além disso, funcionam como espaços de convivência social e cultural, beneficiando tanto os comerciantes quanto os consumidores, que encontram produtos diversificados e a preços acessíveis.
A feirante Rosana Mondini, 45, é confeiteira e proprietária da barraca “Formigadeiros”, uma barraca de doces e bolos que está a mais de 10 anos no mercado de forma autônoma. Sua iniciativa de começar a vender seus produtos em feiras pela cidade de Sumaré foi pela baixa demanda de vendas somente em sua casa.
“Eu comecei a me especializar, fazer novos doces e com uma ‘food bike’ fui para uma feira diurna em que uma colega já vendia, quis chamar atenção de uma forma diferente de venda”, conta a confeiteira que queria expandir seu negócio e obter mais clientes.
As vendas da barraca “Formigadeiros” aumentaram 70% quando começou na feira, foi um aumento gradativo, tanto que atualmente conta com a ajuda de 2 pessoas para a produção de seus doces. Mesmo tentando participar de algumas feiras diurnas, Rosana percebeu que deveria investir seu tempo com produção noturna, onde há mais procura.
O visitante Yuri Prado, 22, é auxiliar administrativo e frequenta a feira Praça Anna Macarenko semanalmente. “A comida me chama atenção por ter vários pratos diferentes e com preços acessíveis. Venho com a minha família e para mim o diferencial é ter mais produtos gastronômicos do que somente verduras. É uma ótima opção para a noite, além de às vezes ter música ao vivo.”, disse.
Para participar das feiras diurnas e noturnas em Sumaré, o comerciante deve preencher um cadastro no site da Prefeitura de Sumaré e apresentar uma documentação exigida por lei, a Secretaria de Obras irá analisar se tem vaga, se o produto é igual ou diferente do que já existe ou se a demanda é alta.
Após a confirmação de entrada na feira, o comerciante permanece 10 dias sem precisar pagar uma taxa para a prefeitura, depois desse período, é cobrado o valor de 38 reais de taxa de uso do solo. Todas as barracas pagam essa taxa por mês enquanto permanecerem ali, caso haja alguma desistência é cancelado.
A responsável pelas feiras de Sumaré, Regina Leite, 50, afirma que a ideia de implementação foi pelo prefeito Luiz Dalben e que por volta de 6 anos atrás as feiras noturnas surgiram. “As diurnas têm mais de 40 anos e com foco no hortifruti, com as noturnas a ideia é direcionar para a área de gastronomia”, afirma.
Serviço:
Todas as feiras noturnas são das 17h às 22h.
Terça-feira: Feira Noturna no Condomínio Viva Vista e Feira Noturna em Nova Veneza.
Quarta-feira: Feira Noturna na Área Central (Praça Anna Macarenko), Feira Noturna do Picerno e Feira Noturna do Bom Retiro.
Quinta-feira: Feira Noturna do Maria Antônia e Feira Noturna na Área Cura.
Sexta-feira: Feira Noturna do Matão, Feira Noturna do Maria Antônia e Feira Noturna Villa Flora.
Orientação: Profa. Karla Ehreberg
Edição: Mariana Dadamo
Veja mais matéria sobre Destaque
SPFW 58 celebra Regina Guerreiro e revela tendências da moda brasileira
Criações unem tradição e modernidade com coleções inspiradas no streetwear, alfaiataria e referências do Brasil
Violência no Futebol: um problema além das quatro linhas
Advogados especialistas em Direito Desportivo analisam a problemática da violência no futebol brasileiro e implicações
Brasil registra aumento no número de pedidos de demissão
Os trabalhadores cada vez mais buscam melhores condições e equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Alunos produzem vídeos educativos para a Defesa Civil de Campinas
Material traz orientações para pessoas com deficiência (PCDs) em situações de desastres, como incêndios, enchentes e ondas de calor
Unicamp anuncia criação de Hub Internacional sustentável em Barão Geraldo
A iniciativa prevê o nascimento de um distrito referência em inovação e sustentabilidade na antiga Fazenda Argentina
Alunos vivenciam profissão de assessor na Vira Comunicação
Projeto Jornada do Aluno reúne 15 alunos da Faculdade de Jornalismo para workshop com 16 encontros