Destaque
Elas mobilizam a economia local fazendo com que autônomos tenham maior visibilidade
Por Mariana Dadamo
As feiras noturnas de Sumaré têm se tornado uma fonte essencial de renda para os comerciantes autônomos, oferecendo a eles a oportunidade de expandir seu público e aumentar suas vendas. Realizadas em diversos bairros da cidade e em dias de semana diferentes, essas feiras fomentam a economia local. Além disso, funcionam como espaços de convivência social e cultural, beneficiando tanto os comerciantes quanto os consumidores, que encontram produtos diversificados e a preços acessíveis.
A feirante Rosana Mondini, 45, é confeiteira e proprietária da barraca “Formigadeiros”, uma barraca de doces e bolos que está a mais de 10 anos no mercado de forma autônoma. Sua iniciativa de começar a vender seus produtos em feiras pela cidade de Sumaré foi pela baixa demanda de vendas somente em sua casa.
“Eu comecei a me especializar, fazer novos doces e com uma ‘food bike’ fui para uma feira diurna em que uma colega já vendia, quis chamar atenção de uma forma diferente de venda”, conta a confeiteira que queria expandir seu negócio e obter mais clientes.
As vendas da barraca “Formigadeiros” aumentaram 70% quando começou na feira, foi um aumento gradativo, tanto que atualmente conta com a ajuda de 2 pessoas para a produção de seus doces. Mesmo tentando participar de algumas feiras diurnas, Rosana percebeu que deveria investir seu tempo com produção noturna, onde há mais procura.
O visitante Yuri Prado, 22, é auxiliar administrativo e frequenta a feira Praça Anna Macarenko semanalmente. “A comida me chama atenção por ter vários pratos diferentes e com preços acessíveis. Venho com a minha família e para mim o diferencial é ter mais produtos gastronômicos do que somente verduras. É uma ótima opção para a noite, além de às vezes ter música ao vivo.”, disse.
Para participar das feiras diurnas e noturnas em Sumaré, o comerciante deve preencher um cadastro no site da Prefeitura de Sumaré e apresentar uma documentação exigida por lei, a Secretaria de Obras irá analisar se tem vaga, se o produto é igual ou diferente do que já existe ou se a demanda é alta.
Após a confirmação de entrada na feira, o comerciante permanece 10 dias sem precisar pagar uma taxa para a prefeitura, depois desse período, é cobrado o valor de 38 reais de taxa de uso do solo. Todas as barracas pagam essa taxa por mês enquanto permanecerem ali, caso haja alguma desistência é cancelado.
A responsável pelas feiras de Sumaré, Regina Leite, 50, afirma que a ideia de implementação foi pelo prefeito Luiz Dalben e que por volta de 6 anos atrás as feiras noturnas surgiram. “As diurnas têm mais de 40 anos e com foco no hortifruti, com as noturnas a ideia é direcionar para a área de gastronomia”, afirma.
Serviço:
Todas as feiras noturnas são das 17h às 22h.
Terça-feira: Feira Noturna no Condomínio Viva Vista e Feira Noturna em Nova Veneza.
Quarta-feira: Feira Noturna na Área Central (Praça Anna Macarenko), Feira Noturna do Picerno e Feira Noturna do Bom Retiro.
Quinta-feira: Feira Noturna do Maria Antônia e Feira Noturna na Área Cura.
Sexta-feira: Feira Noturna do Matão, Feira Noturna do Maria Antônia e Feira Noturna Villa Flora.
Orientação: Profa. Karla Ehreberg
Edição: Mariana Dadamo
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna