Destaque

Feiras noturnas movimentam comércio em Sumaré

Por Mariana Dadamo

As feiras noturnas de Sumaré têm se tornado uma fonte essencial de renda para os comerciantes autônomos, oferecendo a eles a oportunidade de expandir seu público e aumentar suas vendas. Realizadas em diversos bairros da cidade e em dias de semana diferentes, essas feiras fomentam a economia local. Além disso, funcionam como espaços de convivência social e cultural, beneficiando tanto os comerciantes quanto os consumidores, que encontram produtos diversificados e a preços acessíveis.

A feirante Rosana Mondini, 45, é confeiteira e proprietária da barraca “Formigadeiros”, uma barraca de doces e bolos que está a mais de 10 anos no mercado de forma autônoma. Sua iniciativa de começar a vender seus produtos em feiras pela cidade de Sumaré foi pela baixa demanda de vendas somente em sua casa.

A barraca “Fomigadeiros” pronta para iniciar as vendas, expondo brigadeiros gourmet, morango do nordeste, brownie, pão de mel e bolos. (Foto: Mariana Dadamo)

“Eu comecei a me especializar, fazer novos doces e com uma ‘food bike’ fui para uma feira diurna em que uma colega já vendia, quis chamar atenção de uma forma diferente de venda”, conta a confeiteira que queria expandir seu negócio e obter mais clientes.

As vendas da barraca “Formigadeiros” aumentaram 70% quando começou na feira, foi um aumento gradativo, tanto que atualmente conta com a ajuda de 2 pessoas para a produção de seus doces. Mesmo tentando participar de algumas feiras diurnas, Rosana percebeu que deveria investir seu tempo com produção noturna, onde há mais procura.

O visitante Yuri Prado, 22, é auxiliar administrativo e frequenta a feira Praça Anna Macarenko semanalmente. “A comida me chama atenção por ter vários pratos diferentes e com preços acessíveis. Venho com a minha família e para mim o diferencial é ter mais produtos gastronômicos do que somente verduras. É uma ótima opção para a noite, além de às vezes ter música ao vivo.”, disse.

Carlos Mondini, 64, marido de Rosana é um dos ajudantes e está atendendo Yuri Prado na barraca “Formigadeiros”. (Foto: Mariana Dadamo)

Para participar das feiras diurnas e noturnas em Sumaré, o comerciante deve preencher um cadastro no site da Prefeitura de Sumaré e apresentar uma documentação exigida por lei, a Secretaria de Obras irá analisar se tem vaga, se o produto é igual ou diferente do que já existe ou se a demanda é alta.

Após a confirmação de entrada na feira, o comerciante permanece 10 dias sem precisar pagar uma taxa para a prefeitura, depois desse período, é cobrado o valor de 38 reais de taxa de uso do solo. Todas as barracas pagam essa taxa por mês enquanto permanecerem ali, caso haja alguma desistência é cancelado.

A responsável pelas feiras de Sumaré, Regina Leite, 50, afirma que a ideia de implementação foi pelo prefeito Luiz Dalben e que por volta de 6 anos atrás as feiras noturnas surgiram. “As diurnas têm mais de 40 anos e com foco no hortifruti, com as noturnas a ideia é direcionar para a área de gastronomia”, afirma.

Serviço:

Todas as feiras noturnas são das 17h às 22h.

Terça-feira: Feira Noturna no Condomínio Viva Vista e Feira Noturna em Nova Veneza.

Quarta-feira: Feira Noturna na Área Central (Praça Anna Macarenko), Feira Noturna do Picerno e Feira Noturna do Bom Retiro.

Quinta-feira: Feira Noturna do Maria Antônia e Feira Noturna na Área Cura.

Sexta-feira: Feira Noturna do Matão, Feira Noturna do Maria Antônia e Feira Noturna Villa Flora.

Orientação: Profa. Karla Ehreberg

Edição: Mariana Dadamo


Veja mais matéria sobre Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.


Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão. 


Publicitário discute o resgate da criatividade


Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.