Destaque
Projeto Jornada do Aluno reúne 15 alunos da Faculdade de Jornalismo para workshop com 16 encontros
Por Murilo Sacardi
A Faculdade de Jornalismo implanta o projeto Jornada do Aluno, vivência profissional em parceria com a Vira Comunicação, uma das maiores empresas de assessoria de imprensa da região. O objetivo do projeto é apresentar aos estudantes o funcionamento do setor por meio de atividades a serem realizadas em 16 encontros que compõem o workshop. Ao final do processo, cinco dos quinze alunos serão selecionados para estagiar na empresa.
O jornalista Guilherme Pichonelli, CEO da Vira Comunicação, ressalta a importância do projeto. “Queremos levar para os alunos da PUC a forma mais prática do mercado. Mostrar, para além da teoria, como funciona o dia a dia uma assessoria de imprensa, quais são os processos, como é o relacionamento com o jornalista, com o cliente e como a gente busca dados”.
A Vira Comunicação tem unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas e se destaca no setor. Lindolfo Alexandre de Souza, decano da Escola de Linguagem e Comunicação comemorou a iniciativa da Jornada do Aluno, que tem o respaldo nas Atividades Complementares que os alunos devem realizar ao longo da graduação. “A importância de uma parceria como essa, com uma empresa consolidada do campo da comunicação, para nós é motivo de muita alegria. É sempre importante para as instituições de ensino superior, estreitar o vínculo com o mercado. Isso é bom porque oferece mais oportunidade para o aluno, e os próprios professores se aproximam numa perspectiva de olhar o que acontece lá no dia a dia da profissão, enriquecendo as aulas.”
Diego Linardo Filho, aluno de Jornalismo, espera que a jornada contribua para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e que complemente os conteúdos trabalhados em sala de aula. “Eu decidi me inscrever pela oportunidade de trabalhar na área, que é uma das que eu mais me interesso e compõe o curso de Jornalismo. Depois da apresentação sobre a empresa acredito que a minha vontade de conhecer as atividades da assessoria aumentou ainda mais”.
Pichonelli diz que as discussões serão voltadas às Teorias da Comunicação, adaptadas às realidades das redes sociais. “É muito atualizado com dia a dia do mercado, como realmente funciona e isso vai trazer a praticidade para nossa jornada. Entender como funciona o mercado faz a gente conseguir executar melhor”. As práticas vão refletir o trabalho diário do profissional de assessoria e trabalhar os conceitos de mídia.
A professora Rose Bars lembra que as discussões para a construção da Jornada do Aluno começaram há cerca de um ano, com o apoio da professora Cecília Toledo, que ministra os componentes de Comunicação Organização e de Estágio Obrigatório no curso. “Planejamos com cuidado essas atividades para compor a formação do nosso aluno, para que ele possa estar cada vez mais inserido no mercado de trabalho”.
Orientação: Rose Bars
Edição: Murilo Sacardi
Veja mais matéria sobre Destaque
SPFW 58 celebra Regina Guerreiro e revela tendências da moda brasileira
Criações unem tradição e modernidade com coleções inspiradas no streetwear, alfaiataria e referências do Brasil
Violência no Futebol: um problema além das quatro linhas
Advogados especialistas em Direito Desportivo analisam a problemática da violência no futebol brasileiro e implicações
Brasil registra aumento no número de pedidos de demissão
Os trabalhadores cada vez mais buscam melhores condições e equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Alunos produzem vídeos educativos para a Defesa Civil de Campinas
Material traz orientações para pessoas com deficiência (PCDs) em situações de desastres, como incêndios, enchentes e ondas de calor
Unicamp anuncia criação de Hub Internacional sustentável em Barão Geraldo
A iniciativa prevê o nascimento de um distrito referência em inovação e sustentabilidade na antiga Fazenda Argentina
Varal Cultural estreia na Educa TV com programação rechada
Parceria entre emissora e o curso de jornalismo da PUC-Campinas promove aprendizado de maneira divertida