Destaque

Versatilidade na comunicação é tema na abertura da Jornada de Jornalismo

Os ex-alunos da PUC-Campinas, Marcelo Pereira, Ana Carolina Haddad e Douglas Moraes foram os convidados da primeira palestra

Por Daniel Rosa

Hoje (23) pela manhã teve início a Jornada de Jornalismo promovida pela Escola de Comunicação e Linguagens da PUC Campinas, com o tema “Mercado de Trabalho: o Jornalismo na Prática nos Dias de Hoje”. Os alunos do período matutino participaram da palestra, mediada pela professora Ciça Toledo, que teve como convidados Ana Carolina Haddad, Marcelo Pereira e Douglas Moraes, ex-alunos do curso, que representam diversas áreas do Jornalismo.

Alunos de jornalismo de diversos períodos marcaram presença no evento (Foto: Daniel Rosa)

Os palestrantes contaram um pouco de suas jornadas acadêmica e profissional, além de compartilharem experiências. Pereira é editor chefe e cofundador do Hora Campinas, também atuou por 30 anos como repórter do Correio Popular e participou da reforma tecnológica que impactou o jornalismo, do impresso ao digital.

Ele ressaltou que os pilares do jornalismo são os mesmos desde o auge do impresso, mas que hoje é preciso dominar as ferramentas disponíveis para a produção do jornalismo digital. “Os pilares para uma boa apuração, conduta ética e ótima escrita ainda se mantem, mas o ‘novo’ jornalista precisa hoje dominar as ferramentas e os meios de distribuição deste conteúdo. O jornalismo hoje é multiplataforma, então você tem que dominar narrativas em vídeo, áudio, algoritmo e redes sociais”, destaca Pereira.

Marcelo Pereira durante sua apresentação na Jornada de Jornalismo (Foto: Daniel Rosa)

Moraes é, atualmente, diretor de comunicação da prefeitura de Hortolândia. Ele compartilhou um pouco da sua ativa experiência na vida universitária e profissional nas áreas de marketing político, agência de publicidade e ambiente digital.       

Ele comentou também sobre a importância do papel da  assessoria de imprensa e da comunicação pública nos dias de hoje: “Elas são fundamentais para que as pessoas tenham ciência do que os órgãos públicos e as empresas fazem. A assessoria tem um valor social na apuração e na produção, e o jornalista pode se aproveitar disso para deixar as portas abertas e se colocar no mercado de trabalho”, explica Moraes.

Douglas Moraes durante sua fala na Jornada de Jornalismo (Foto: Daniel Rosa)

Haddad tem a sua base no fotojornalismo, hoje é editora de redes sociais no Brasil de Fato e fotógrafa residente da Picha Stock. Ela mostrou um pouco de seu trabalho e tirou algumas dúvidas sobre o que faz uma editora de redes sociais.

A dica de Haddad para o jovem jornalista se destacar no mercado de trabalho é encontrar o seu “nicho” e ser versátil: “O jornalismo hoje em dia está muito nichado, então é importante a gente observar os interesses do público com os nossos, porque na internet a gente consegue criar conteúdo que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode se identificar. Então existe esta possibilidade e essa é a minha dica”, relata Haddad.

Ana Carolina Haddad apresentando um pouco de seu trabalho como fotografa para os alunos presentes na Jornada de Jornalismo (Foto: Daniel Rosa)

Após a palestra, os alunos tiveram a possibilidade de sanar suas dúvidas sobre o que foi apresentado e também sobre o mercado de trabalho, além de terem um contato mais próximo com os convidados possibilitando um networking e troca de experiências.

A Jornada de Jornalismo continua até a próxima quarta-feira (25) com palestras no período matutino e noturno, nos prédios H01 e H02. O evento tem como objetivo principal proporcionar discussões a respeito do mercado de trabalho e gerar um contato mais próximo com profissionais do jornalismo. Confira no site oficial da PUC Campinas a programação da Jornada e acompanhe aqui no portal Digitais e no Instagram @jornalismopucc a cobertura completa do evento.

Orientação: Profa. Karla Ehrenberg

Edição: Murilo Sacardi


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.