Destaque
Os ex-alunos da PUC-Campinas, Marcelo Pereira, Ana Carolina Haddad e Douglas Moraes foram os convidados da primeira palestra
Por Daniel Rosa
Hoje (23) pela manhã teve início a Jornada de Jornalismo promovida pela Escola de Comunicação e Linguagens da PUC Campinas, com o tema “Mercado de Trabalho: o Jornalismo na Prática nos Dias de Hoje”. Os alunos do período matutino participaram da palestra, mediada pela professora Ciça Toledo, que teve como convidados Ana Carolina Haddad, Marcelo Pereira e Douglas Moraes, ex-alunos do curso, que representam diversas áreas do Jornalismo.

Os palestrantes contaram um pouco de suas jornadas acadêmica e profissional, além de compartilharem experiências. Pereira é editor chefe e cofundador do Hora Campinas, também atuou por 30 anos como repórter do Correio Popular e participou da reforma tecnológica que impactou o jornalismo, do impresso ao digital.
Ele ressaltou que os pilares do jornalismo são os mesmos desde o auge do impresso, mas que hoje é preciso dominar as ferramentas disponíveis para a produção do jornalismo digital. “Os pilares para uma boa apuração, conduta ética e ótima escrita ainda se mantem, mas o ‘novo’ jornalista precisa hoje dominar as ferramentas e os meios de distribuição deste conteúdo. O jornalismo hoje é multiplataforma, então você tem que dominar narrativas em vídeo, áudio, algoritmo e redes sociais”, destaca Pereira.

Moraes é, atualmente, diretor de comunicação da prefeitura de Hortolândia. Ele compartilhou um pouco da sua ativa experiência na vida universitária e profissional nas áreas de marketing político, agência de publicidade e ambiente digital.
Ele comentou também sobre a importância do papel da assessoria de imprensa e da comunicação pública nos dias de hoje: “Elas são fundamentais para que as pessoas tenham ciência do que os órgãos públicos e as empresas fazem. A assessoria tem um valor social na apuração e na produção, e o jornalista pode se aproveitar disso para deixar as portas abertas e se colocar no mercado de trabalho”, explica Moraes.

Haddad tem a sua base no fotojornalismo, hoje é editora de redes sociais no Brasil de Fato e fotógrafa residente da Picha Stock. Ela mostrou um pouco de seu trabalho e tirou algumas dúvidas sobre o que faz uma editora de redes sociais.
A dica de Haddad para o jovem jornalista se destacar no mercado de trabalho é encontrar o seu “nicho” e ser versátil: “O jornalismo hoje em dia está muito nichado, então é importante a gente observar os interesses do público com os nossos, porque na internet a gente consegue criar conteúdo que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode se identificar. Então existe esta possibilidade e essa é a minha dica”, relata Haddad.

Após a palestra, os alunos tiveram a possibilidade de sanar suas dúvidas sobre o que foi apresentado e também sobre o mercado de trabalho, além de terem um contato mais próximo com os convidados possibilitando um networking e troca de experiências.
A Jornada de Jornalismo continua até a próxima quarta-feira (25) com palestras no período matutino e noturno, nos prédios H01 e H02. O evento tem como objetivo principal proporcionar discussões a respeito do mercado de trabalho e gerar um contato mais próximo com profissionais do jornalismo. Confira no site oficial da PUC Campinas a programação da Jornada e acompanhe aqui no portal Digitais e no Instagram @jornalismopucc a cobertura completa do evento.
Orientação: Profa. Karla Ehrenberg
Edição: Murilo Sacardi
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.