Destaque
Em Americana, empreendedores encontram espaço para impulsionar suas vendas
Por Letícia Meneghel
Pequenos empreendimentos têm encontrado nos eventos locais uma oportunidade de crescimento e destaque. Além de servirem como uma fonte de entretenimento para o público, esses eventos permitem que os empreendedores atraiam novos clientes e aumentem a visibilidade no mercado.
Em Americana, festivais de rua, feiras gastronômicas e eventos culturais movimentam a economia local e criam oportunidades para que empreendedores apresentem seus produtos e serviços a um público diversificado.

Natália Zucolo, 25 anos, se formou em gastronomia e, em janeiro de 2024, criou seu próprio negócio, a Pomo Pizzaria, onde produz pizzas, pães e massas. Em agosto desse ano, ela participou do seu primeiro evento aberto, que aconteceu no CCL (Centro de Cultura e Lazer) de Americana. Ela conta que o convite veio através da própria idealizadora do evento de forma inesperada e trouxe benefícios para seu empreendimento. “Foi importante participar por conta da visibilidade do público para a minha marca, assim como as vendas que no caso foi sold out e seguidores no Instagram”, conta Natália.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma das responsáveis pela organização dos eventos, acredita que esses festivais ajudam diversos empreendedores da cidade, já que movimentam uma grande quantidade de empresas e gera receita e empregos para a cidade.
A Prefeitura de Americana, por meio da assessoria de imprensa explica que “Os eventos oferecem uma plataforma valiosa para que esses negócios ganhem visibilidade, atraiam novos clientes e aumentem suas vendas. Além disso, participar de um evento de grande porte como esse pode fortalecer a imagem do empreendimento, possibilitando a criação de uma rede de contatos e parcerias que beneficiem o crescimento sustentável desses pequenos negócios. O apoio aos pequenos empreendedores é essencial para diversificar a economia local e promover o desenvolvimento econômico inclusivo na cidade”.

Para o público que participa desses eventos, além de aproveitar o entretenimento, a população tem a oportunidade de conhecer diferentes empreendimentos e consumir novos produtos. O estudante de medicina, Kaleo Gabaldi, conta que já foi em alguns festivais realizados pela cidade e sempre que há possibilidade ele está presente. “Gosto bastante de participar, vou com a minha família e sempre conhecemos algum empreendimento novo. Hoje em dia, consumo muito um restaurante que conheci por conta do roteiro gastronômico do ano passado e, se não fosse esse evento, não teria conhecido”, relata o americanense.
Orientação: Profa. Karla Caldas
Edição: Mariana Dadamo
Veja mais matéria sobre Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.

Publicitário discute o resgate da criatividade
Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.