Destaque
Em Americana, empreendedores encontram espaço para impulsionar suas vendas
Por Letícia Meneghel
Pequenos empreendimentos têm encontrado nos eventos locais uma oportunidade de crescimento e destaque. Além de servirem como uma fonte de entretenimento para o público, esses eventos permitem que os empreendedores atraiam novos clientes e aumentem a visibilidade no mercado.
Em Americana, festivais de rua, feiras gastronômicas e eventos culturais movimentam a economia local e criam oportunidades para que empreendedores apresentem seus produtos e serviços a um público diversificado.
Natália Zucolo, 25 anos, se formou em gastronomia e, em janeiro de 2024, criou seu próprio negócio, a Pomo Pizzaria, onde produz pizzas, pães e massas. Em agosto desse ano, ela participou do seu primeiro evento aberto, que aconteceu no CCL (Centro de Cultura e Lazer) de Americana. Ela conta que o convite veio através da própria idealizadora do evento de forma inesperada e trouxe benefícios para seu empreendimento. “Foi importante participar por conta da visibilidade do público para a minha marca, assim como as vendas que no caso foi sold out e seguidores no Instagram”, conta Natália.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma das responsáveis pela organização dos eventos, acredita que esses festivais ajudam diversos empreendedores da cidade, já que movimentam uma grande quantidade de empresas e gera receita e empregos para a cidade.
A Prefeitura de Americana, por meio da assessoria de imprensa explica que “Os eventos oferecem uma plataforma valiosa para que esses negócios ganhem visibilidade, atraiam novos clientes e aumentem suas vendas. Além disso, participar de um evento de grande porte como esse pode fortalecer a imagem do empreendimento, possibilitando a criação de uma rede de contatos e parcerias que beneficiem o crescimento sustentável desses pequenos negócios. O apoio aos pequenos empreendedores é essencial para diversificar a economia local e promover o desenvolvimento econômico inclusivo na cidade”.
Para o público que participa desses eventos, além de aproveitar o entretenimento, a população tem a oportunidade de conhecer diferentes empreendimentos e consumir novos produtos. O estudante de medicina, Kaleo Gabaldi, conta que já foi em alguns festivais realizados pela cidade e sempre que há possibilidade ele está presente. “Gosto bastante de participar, vou com a minha família e sempre conhecemos algum empreendimento novo. Hoje em dia, consumo muito um restaurante que conheci por conta do roteiro gastronômico do ano passado e, se não fosse esse evento, não teria conhecido”, relata o americanense.
Orientação: Profa. Karla Caldas
Edição: Mariana Dadamo
Veja mais matéria sobre Destaque
Parceria entre CACI e Aliança Francesa Celebra o Cinema de Jean-Luc Godard
CACI e Aliança Francesa promovem mostra de obras clássicas de Jean-Luc Godard na PUC-Campinas, reforçando o papel da cultura na formação acadêmica
Diagnóstico precoce de câncer ainda enfrenta desafios no Brasil
Senso comum sobre a doença e medo podem influenciar o estágio do tratamento, apesar da melhora no acesso à informação
“Se é Fake não é News” premia estudantes de jornalismo
Em parceria com o Grupo EP, alunos fizeram produções com a temática das eleições municipais
A outra face da Reciclagem: catadores e suas lutas diárias
Pesquisa aponta que 70% dos profissionais autônomos de materiais recicláveis vivem com menos de R$1.100,00 mensais e não possuem benefícios sociais
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas