Destaque

O papel dos eventos locais na valorização de pequenos negócios 

Por Letícia Meneghel

Pequenos empreendimentos têm encontrado nos eventos locais uma oportunidade de crescimento e destaque. Além de servirem como uma fonte de entretenimento para o público, esses eventos permitem que os empreendedores atraiam novos clientes e aumentem a visibilidade no mercado. 

Em Americana, festivais de rua, feiras gastronômicas e eventos culturais movimentam a economia local e criam oportunidades para que empreendedores apresentem seus produtos e serviços a um público diversificado. 

Natália Zucolo produzindo pizza para o evento no CCL. (Foto: Letícia Meneghel)

Natália Zucolo, 25 anos, se formou em gastronomia e, em janeiro de 2024, criou seu próprio negócio, a Pomo Pizzaria, onde produz pizzas, pães e massas. Em agosto desse ano, ela participou do seu primeiro evento aberto, que aconteceu no CCL (Centro de Cultura e Lazer) de Americana. Ela conta que o convite veio através da própria idealizadora do evento de forma inesperada e trouxe benefícios para seu empreendimento. “Foi importante participar por conta da visibilidade do público para a minha marca, assim como as vendas que no caso foi sold out e seguidores no Instagram”, conta Natália. 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma das responsáveis pela organização dos eventos, acredita que esses festivais ajudam diversos empreendedores da cidade, já que movimentam uma grande quantidade de empresas e gera receita e empregos para a cidade. 

A Prefeitura de Americana, por meio da assessoria de imprensa explica que “Os eventos oferecem uma plataforma valiosa para que esses negócios ganhem visibilidade, atraiam novos clientes e aumentem suas vendas. Além disso, participar de um evento de grande porte como esse pode fortalecer a imagem do empreendimento, possibilitando a criação de uma rede de contatos e parcerias que beneficiem o crescimento sustentável desses pequenos negócios. O apoio aos pequenos empreendedores é essencial para diversificar a economia local e promover o desenvolvimento econômico inclusivo na cidade”. 

Produtos da Pomo Pizzaria disponíveis no evento organizado pela Prefeitura. (Foto: Letícia Meneghel)

Para o público que participa desses eventos, além de aproveitar o entretenimento, a população tem a oportunidade de conhecer diferentes empreendimentos e consumir novos produtos. O estudante de medicina, Kaleo Gabaldi, conta que já foi em alguns festivais realizados pela cidade e sempre que há possibilidade ele está presente. “Gosto bastante de participar, vou com a minha família e sempre conhecemos algum empreendimento novo. Hoje em dia, consumo muito um restaurante que conheci por conta do roteiro gastronômico do ano passado e, se não fosse esse evento, não teria conhecido”, relata o americanense. 

Orientação: Profa. Karla Caldas

Edição: Mariana Dadamo


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.