Destaque
Profissionais discutem sobre como a atuação multiplataforma se tornou essencial no ramo jornalístico
Por Giovanni Feltrin
O segundo momento da tradicional Jornada de Jornalismo, evento organizado pela Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas trouxe como enfoque o mercado de trabalho e suas transformações. A palestra, realizada na noite da última segunda-feira (23), contou com a presença dos ex-alunos Adriano Kirche Moneta, Arthur Pires Menicucci e Heitor Freddo e foi mediada pelo professor Marcel Cheida.

Com diferentes carreiras consolidadas no ramo jornalístico, os convidados trouxeram reflexões a respeito das realidades e desafios encontrados na profissão. Heitor Freddo, apresentador do Brasil Urgente Campinas, programa do Grupo Bandeirantes, destaca as mudanças nas produções e na forma de consumir informação na atualidade: “O jornalismo teve por muitos anos a fama de ser o quarto poder, porque ele era a única fonte de informação que as pessoas tinham. Porém, isso já não é mais uma realidade. A informação hoje em dia é produzida por todo mundo que tem um celular na mão e que tem alguma rede social”, comenta.
Freddo também afirma que o principal desafio para quem está entrando no mercado de trabalho, mais do que o conhecer, é consumir o que será produzido. Além disso, segundo ele, há uma necessidade atualmente de os profissionais serem cada vez mais versáteis em suas atuações: “Se você for trabalhar em rádio, precisará consumi-lo, e o mesmo acontece com quem quer trabalhar em televisão, por exemplo. O mercado vai exigir que você saiba todas as técnicas”, destaca.
Adriano Kirche Moneta, jornalista e empresário, fundador da Moneta Comunicação com uma vasta experiência em gestão de crises, por sua vez, reforça a importância do networking ao longo da graduação e de manter bons relacionamentos com as pessoas. Ele também ressalta a importância do domínio da língua portuguesa para quem deseja seguir no jornalismo: “A primeira coisa que eu avalio quando vou contratar alguém é se ela sabe o português. Se a pessoa não sabe, ela enfrentará dificuldades para trabalhar, e a nossa principal ferramenta de trabalho é a língua. Por isso, leia notícias, de tudo. Quanto mais você lê, melhor será o seu português”, afirma.

Arthur Pires Menicucci, supervisor de conteúdo do G1 Campinas e Piracicaba, compartilhou suas experiências profissionais e propôs uma reflexão sobre a necessidade de adaptação de alguns sonhos ao longo do tempo, uma vez que a vida pode nos levar para outros caminhos profissionais. “Aproveitem as oportunidades e não percam o que trouxe vocês até aqui. Olhem para os sonhos de vocês, readaptem eles, mas façam uma reflexão se estão seguindo o caminho que queriam e se estão se sentindo felizes”, propõe.
Ao final da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre os temas debatidos e aprofundar questões relacionadas ao mercado de trabalho, além de aproveitarem o momento para trocar experiências e realizar um possível networking com os convidados do evento.
A Jornada de Jornalismo da PUC-Campinas realiza palestras nos períodos matutino e noturno, com enfoque no mercado de trabalho. A programação pode ser encontrada no site oficial da PUC-Campinas e a cobertura completa do evento podem ser acompanhada diretamente no Instagram @jornalismopucc e no portal Digitais do curso.
Orientação: Prof. Rose Bars
Edição: Giovanni Feltrin
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.