Destaque
Os ex-alunos da PUC-Campinas Bianca Rosa, Oscar Herculano e Paula Mariane compartilharam suas experiências no mercado de trabalho com os estudantes da universidade
Por Júlia Domingues
Nessa quinta-feira(25), ocorreu o último evento do período matutino da Jornada de Jornalismo, promovida pela Escola de Comunicação e Linguagem da PUC Campinas. Os alunos participaram da palestra mediada pelo professor Marcel Cheida, que teve como convidados Bianca Rosa, Oscar Herculano e Paula Mariane, todos ex-alunos do curso de jornalismo.

Os palestrantes compartilharam suas trajetórias acadêmicas e profissionais, além de relatarem detalhes do cotidiano da atuação jornalística. Bianca Rosa é repórter da EPTV e falou sobre o papel fundamental a respeito da checagem de notícias que chegam na redação e a importância de desmentir as Fake News que circulam pelos canais de comunicação.
“Os pilares que todo jornalista deve ter para uma boa carreira é ter compromisso com a verdade, não perder nossa capacidade de inspiração, e principalmente nunca deixar de cultivar a humildade e essência”, explicou Bianca.
Ela apontou, ainda, que a relação entre repórter e cinegrafista é essencial para uma boa reportagem. Oscar Herculano é um de seus parceiros de trabalho e comenta que a relação vai além da atuação profissional, começa a existir uma conexão, o que acaba deixando a reportagem ainda melhor.
Oscar é cinegrafista, atuou por dez anos no Centro de Linguagem e Comunicação da PUC Campinas, prestando suporte técnico a alunos e professores nas atividades realizadas nos laboratórios. Paralelamente, atuou como freelance para a EPTV, participando das transmissões de eventos esportivos para o canal Sportv na região da RMC e atualmente atua como repórter cinematográfico da EPTV.
“A relação entre cinegrafista e repórter é fundamental para garantir uma cobertura eficiente e coesa. Eles precisam trabalhar em estreita colaboração, com uma comunicação clara e uma compreensão mútua de seus papéis”, comenta Oscar.
Paula Mariane terminou a graduação em 2018 e já trabalhava na fotografia antes de entrar na universidade. É idealizadora do projeto “Laços de Honra”, sendo a primeira civil a fazer um projeto fotográfico de longa duração no Exército Brasileiro. Neste momento está em Manaus, atuando pela Agência da ONU para refugiados.

Após sofrer muito para conseguir a visibilidade na área ela comenta sobre alguns ensinamentos ao longo dos anos , “não saber o caminho e, mesmo assim continuar caminhando” , em alguns momentos, a única resposta disponível será sua atitude diante de uma oportunidade.
Paula em vários momentos contou sua trajetória com o exército e a fotografia. Ela motivou os alunos a serem persistentes, como ela foi no primeiro ano da faculdade, se inscreveu para participar do estágio de correspondente de assuntos militares. Ela conta que era mais voltado para alunos do quarto ano, mas com esperança e sorte ela acabou selecionada e fez algumas produções fotográfica e esse vínculo permanece até os dias atuais com o órgão militar.
Ao fim da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o conteúdo apresentado e o mercado de trabalho. A Jornada de Jornalismo será encerrada com a convidada Patrícia Lauretti.

Orientação: Profa Karla Caldas
Veja mais matéria sobre Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.

Publicitário discute o resgate da criatividade
Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.