Destaque

Curso de Jornalismo lança “Se é Fake, Não é News”

Por Giovanni Feltrin

Com a aproximação das eleições de 2024, na qual os brasileiros irão às urnas para escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que cumprirão seus mandatos pelos próximos quatro anos, o combate à desinformação se faz ainda mais necessário. É em meio a esse contexto que surge o “Se é Fake, Não é News”, um projeto desenvolvido pelos alunos do curso de Jornalismo da PUC-Campinas e divulgado no portal acidade on.

A iniciativa, faz parte do componente curricular Projeto Integrador IV: Digitais, e conta com a participação dos alunos do quarto módulo do curso. Por meio da democratização da informação, através da produção de reportagens e conteúdos multimídia, o projeto visa valorizar o jornalismo profissional, o qual desempenha um papel fundamental na checagem dos fatos.

A professora Ciça Toledo reforça a importância de confiar na imprensa profissional durante o período eleitoral, destacando o papel essencial do jornalismo na checagem dos fatos e no combate à desinformação (Foto: Lizandra Lima)

Em entrevista, a jornalista e professora da PUC-Campinas, Ciça Toledo, destaca a importância de se apoiar na imprensa profissional durante as eleições: “O Brasil tem uma imprensa séria, respeitada e consagrada, que trabalha muito em busca da apuração dos fatos. Então se apoie nela. Mas não é um trabalho só do jornalista, a sociedade como um todo precisa se envolver”, afirma.

Em complemento, o jornalista e professor da PUC-Campinas, Marcel Cheida, comenta que a avalanche de informações obtidas por meio de redes sociais, grupos e comunidades da internet tem deixado as pessoas um pouco “perdidas”, tornando-as mais suscetíveis a acreditar nas “fake news”.

Além disso, segundo Marcel, o papel do jornalismo frente ao problema das notícias falsas é justamente o que fundou o ofício. “A apuração dos fatos e relatos deles deve ser feita com a maior precisão possível, sabendo que não vai atingir uma verdade absoluta, mas que vai cumprir os fundamentos éticos e técnicos do jornalismo, algo que as ‘fake news’ não cumprem”, destaca.

Os primeiros episódios do projeto já estão disponíveis e podem ser conferidos no perfil oficial do Instagram do curso de Jornalismo da PUC-Campinas, @jornalismopucc, e nos perfis do portal acidade on das cidades de Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos: @acidadeoncampinas, @acidadeonribeirao, @acidadeonararaquara e @acidadeonsaocarlos.

Orientação: Prof. Amanda Artioli

Edição: Giovanni Feltrin


Veja mais matéria sobre Destaque

Patrícia Lauretti encerra Jornada de Jornalismo da PUC Campinas


Convidada compartilhou sua trajetória e destacou a importância da escuta atenta e do diálogo, na última noite do evento


Experiências profissionais são destaque no terceiro dia da Jornada de Jornalismo


Os ex-alunos da PUC-Campinas Bianca Rosa, Oscar Herculano e Paula Mariane compartilharam suas experiências no


Jornada de Jornalismo da PUC-Campinas explora variadas possibilidades no mercado


Debates sobre resiliência, postura e equilíbrio profissional marcam as palestras na segunda noite do evento


Diversificar áreas de atuação é caminho para entrar no mercado


Profissionais, ex-alunos formados pela PUC-Campinas, compartilham suas experiências na carreira e em seu cotidiano profissional


Jornada de Jornalismo destaca novos desafios do mercado de trabalho


Profissionais discutem sobre como a atuação multiplataforma se tornou essencial no ramo jornalístico


Versatilidade na comunicação é tema na abertura da Jornada de Jornalismo


Os ex-alunos da PUC-Campinas, Marcelo Pereira, Ana Carolina Haddad e Douglas Moraes foram os convidados



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.