Destaque
A iniciativa visa combater a desinformação durante o período eleitoral e reforçar a importância da imprensa profissional
Por Giovanni Feltrin
Com a aproximação das eleições de 2024, na qual os brasileiros irão às urnas para escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que cumprirão seus mandatos pelos próximos quatro anos, o combate à desinformação se faz ainda mais necessário. É em meio a esse contexto que surge o “Se é Fake, Não é News”, um projeto desenvolvido pelos alunos do curso de Jornalismo da PUC-Campinas e divulgado no portal acidade on.

A iniciativa, faz parte do componente curricular Projeto Integrador IV: Digitais, e conta com a participação dos alunos do quarto módulo do curso. Por meio da democratização da informação, através da produção de reportagens e conteúdos multimídia, o projeto visa valorizar o jornalismo profissional, o qual desempenha um papel fundamental na checagem dos fatos.
Em entrevista, a jornalista e professora da PUC-Campinas, Ciça Toledo, destaca a importância de se apoiar na imprensa profissional durante as eleições: “O Brasil tem uma imprensa séria, respeitada e consagrada, que trabalha muito em busca da apuração dos fatos. Então se apoie nela. Mas não é um trabalho só do jornalista, a sociedade como um todo precisa se envolver”, afirma.

Em complemento, o jornalista e professor da PUC-Campinas, Marcel Cheida, comenta que a avalanche de informações obtidas por meio de redes sociais, grupos e comunidades da internet tem deixado as pessoas um pouco “perdidas”, tornando-as mais suscetíveis a acreditar nas “fake news”.
Além disso, segundo Marcel, o papel do jornalismo frente ao problema das notícias falsas é justamente o que fundou o ofício. “A apuração dos fatos e relatos deles deve ser feita com a maior precisão possível, sabendo que não vai atingir uma verdade absoluta, mas que vai cumprir os fundamentos éticos e técnicos do jornalismo, algo que as ‘fake news’ não cumprem”, destaca.
Os primeiros episódios do projeto já estão disponíveis e podem ser conferidos no perfil oficial do Instagram do curso de Jornalismo da PUC-Campinas, @jornalismopucc, e nos perfis do portal acidade on das cidades de Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos: @acidadeoncampinas, @acidadeonribeirao, @acidadeonararaquara e @acidadeonsaocarlos.
Orientação: Prof. Amanda Artioli
Edição: Giovanni Feltrin
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.