Destaque

Crescimento da construção impulsiona economia e gera empregos na RMC

Por Livia Nonata

A construção civil em Campinas está vivenciando um momento de expansão significativa, refletido em um aumento notável no número de empregos e na dinâmica econômica da região. Dados recentes do IPC Maps revelam que o setor gerou 25.265 postos de trabalho com carteira assinada em Campinas, com um acréscimo de 1.881 novas vagas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Eliane Navarro Rosandiski, economista responsável pelo Informativo do Emprego na RMC do Observatório da PUC Campinas. (Foto: Acervo pessoal)

A Doutora em Economia Aplicada, Eliane Navarro Rosandiski, destaca o dinamismo e a importância do setor para a economia da RMC. “O setor da construção civil tem um efeito multiplicador significativo, impactando positivamente os demais setores. Desde os segmentos de atacado desses setores, até mesmo na produção de materiais relacionados à construção. Assim, ele é fortemente demandante ao longo da cadeia, e com isso, você tem um impacto regional também muito forte”, comenta Eliane. Além disso, a economista explica que a expansão do setor da construção civil melhora a infraestrutura e a qualidade das habitações, o que atrai mais investimentos e negócios para a região, criando um ciclo positivo de desenvolvimento econômico.

O crescimento é atribuído a vários fatores, como a implementação de programas habitacionais como o “Minha Casa, Minha Vida” e a recente flexibilização da política monetária. A redução da taxa Selic, que caiu de 13% para 10%, tem incentivado investimentos privados e facilitado a realização de grandes empreendimentos. “Essa flexibilização monetária tem um impacto na taxa de juros de mercado, tornando os investimentos em imóveis mais atraentes, especialmente quando as taxas de juros estão baixas”, analisa Eliane.

O impacto vai além das vagas de emprego, ele afeta o valor dos salários e, consequentemente, o poder de compra dos trabalhadores. De acordo com o dirigente da SINTICOM (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Campinas e Região), Roberto Alves Lopes, “com o aumento dos empregos e dos salários, os trabalhadores têm mais poder de compra, isso não só melhora as condições de vida das famílias, mas também impulsiona o consumo e a economia local.” 

Apesar do crescimento, há desafios significativos. Henrique Amorosino, Diretor Financeiro da Novac Construtora, comenta sobre a dificuldade de recrutar mão de obra.“Com o crescimento acelerado da Novac, a demanda por mão de obra também cresceu e o grande desafio é conseguir recrutar, treinar e ter mão de obra especializada para conseguir suprir toda essa demanda. Porém, ao mesmo tempo, isso é bom para o setor, faz com que haja novas pessoas buscando qualificação para poder atuar e melhorar as condições de trabalho para os profissionais desse ramo.”

O crescimento do setor da construção civil em Campinas não apenas evidencia a vitalidade econômica da região, mas também demonstra o efeito positivo que a expansão desse segmento pode ter sobre o emprego e o desenvolvimento local. Por isso, o setor é um reflexo da saúde econômica do país, a intenção do empresariado em novos investimentos e expansão dos seus negócios.

Orientação: Profa. Karla Ehreberg

Edição: Mariana Dadamo


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.