Destaque

Alunos de Jornalismo ganham prêmio Expocom Nacional

O trabalho “3, 2, 1… NO AR: Reflexos da crise no telejornalismo” já tinha recebido o prêmio regional; Jornalismo teve quatro prêmios no evento regional

Por Gabriela Lamas

Os alunos da Faculdade de Jornalismo Beatriz Cezar e os alunos Luiz Oliveira e Renan Fiorentini, ganharam o prêmio nacional do Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação) com a produção “3, 2, 1… NO AR: Reflexos da crise no telejornalismo”, projeto de conclusão de curso desenvolvido em 2023 e orientados pelo professor Carlos Alberto Zanotti.  O trabalho é considerado a melhor produção laboratorial em telejornalismo do Brasil e a premiação aconteceu durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizados na cidade de Camboriú, em Santa Catarina, entre os dias 3 a 6 de setembro.

Créditos: Arquivo pessoal

A aluna Marina Fávaro apresentou o trabalho “Jornalismo e compromisso social: uma pesquisa exploratória no Portal de Periódicos da CAPES”, artigo científico produzido para a disciplina Metodologia ao TCC e Projeto Experimental, orientado pelo prof. Carlos Alberto Zanotti.

Marina conta sobre suas passagens pelo Intercom durante o curso de graduação. “É a quarta vez que eu participo do Intercom. Duas edições regionais (Niterói e Barbacena) e duas nacionais (Belo Horizonte e Balneário Camboriú). Participar de um congresso como o Intercom, que é considerado o maior evento de comunicação da América Latina, representa uma conquista gigantesca para a minha vida pessoal e profissional. É uma das oportunidades que eu tenho de dar voz ao que produzo em sala de aula.”, disse Marina.

Renan Fiorentini, um dos integrantes que foi premiado, conta que foi uma experiência intensa com resultados positivos. “Foi um trabalho muito intenso que a gente desenvolveu em 2023 e é muito bom ver os resultados de tudo. Primeiro, uma realização pessoal por poder trabalhar com um tema que eu gosto tanto e uma realização profissional por ganhar dois prêmios com a graduação de Jornalismo Os artigos do Grupo de Pesquisa em Telejornalismo da Intercom, apresentados nos congressos anteriores, foram uma grande referência teórica para construir esse trabalho e poder voltar de Balneário Camboriú trazendo esse prêmio. É muito bom”, disse Renan.

Luiz Oliveira afirma que a conquista é um ‘reflexo’ de todo aprendizado na Faculdade de Jornalismo. “É uma alegria imensa para nós ter nosso trabalho reconhecido como o melhor do país em telejornalismo. Além de um reconhecimento do nosso esforço e dedicação durante todo o ano de 2023, essa conquista é reflexo de tudo que aprendemos na faculdade durante a graduação. Este prêmio também nos mostra a importância do tema que trabalhamos: não devemos apenas fazer jornalismo de qualidade, mas também debater sobre o próprio jornalismo, questionando os rumos da nossa profissão.”, disse o aluno.

Créditos: Marina Fávaro

Para concluir, Beatriz Cezar também integrante do grupo premiado, compartilha a gratidão aos professores. “Ter o nosso projeto como o melhor do Brasil em telejornalismo é uma grande satisfação. Agradeço a todos os professores que acreditaram em nosso projeto e nos deram a oportunidade e a coragem de seguirmos com o nosso trabalho”, disse Bia.

Para a diretora do curso de Jornalismo, Rose Bars, participar do Expocom é uma oportunidade para os alunos mostrarem seus talentos e o que aprenderam durante a graduação, mas ganhar o prêmio de melhor do Brasil “é o reconhecimento máximo que o estudante pode receber ao longo da sua trajetória no curso”. Para ela, essa premiação referenda a qualidade do ensino da Faculdade de Jornalismo, antenada com a demanda pedagógica e as exigências do mercado de trabalho.

Créditos: Caio Alexandre

No Expocom regional, realizado no primeiro semestre deste ano, em Barbacena, a Faculdade de Jornalismo recebeu a premiação de quatro trabalhos, considerados os melhores da região Sudeste: “Papo de Calçada”, um programa de rádio transmitido pela Rádio Brasil de Campinas com o objetivo de discutir a situação dos idosos na Região Metropolitana de Campinas (RMC), na categoria “Projetos de Extensão”. O trabalho foi produzido pelo aluno Gustavo Tintoti, sob a orientação da Profa. Ma. Ciça Toledo; “3, 2, 1… No Ar: Reflexos da Crise no Jornalismo”, sobre como a crise do telejornalismo no pós-pandemia de Covid-19 acabou por pautar a reportagem audiovisual, na categoria “Série de Reportagem Audiovisual”, trabalho que levou o prêmio nacional.

O trabalho concebido pelos alunos Caio Alexandre Santos e Frederico Vieira de Brito Neves, sob orientação da professora. Maria Lucia Jacobini. Foi “Clube Machadinho  – A História do Clube Machadinho: Entre a Memória e o Esquecimento”, na categoria “Audiojornalismo”, também premiado no congresso regional, assim como o trabalho “On-line e Desprotegidas: A Invisibilidade da Violência Virtual”, na categoria “Ciberjornalismo”, executado pelas estudantes Monike Vitório da Silva e Rafaela Antonia Alves de Oliveira, também sob orientação da professora professora. Maria Lucia Jacobini.

Sobre o congresso – O congresso do Intercom é organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e reúne anualmente professores e alunos da área para discussões sobre Comunicação e áreas afins. A primeira fase são realizados eventos regionais e os melhores trabalhos são apresentados no evento de caráter nacional.

Edição: Gabriela Lamas

Orientação: Prof. Rose Bars


Veja mais matéria sobre Destaque

Crescimento da construção impulsiona economia e gera empregos na RMC


Campinas e região vê expansão no setor da construção civil com criação de 1.881 novos empregos e impacto positivo na economia local


O papel dos eventos locais na valorização de pequenos negócios 


Em Americana, empreendedores encontram espaço para impulsionar suas vendas 


Giro RMC relembra os cuidados com a saúde cardiovascular no mês do coração 


Programa também aborda os desafios que os atletas paralímpicos enfrentaram durante os jogos de Paris


Projetos experimentais de 2017 podem ser acessados pelo Youtube


Trabalhos realizados pelos alunos de Jornalismo compõem a memória do curso e marca a história


Pioneira, Camisa 1 atua no desenvolvimento de jovens


Em 18 anos, projeto de Americana revelou goleiros profissionais e impactou a vida de ex-alunos


Desafios Digitais: Deficientes Auditivos na Inclusão


Obstáculos online destacam demandas urgentes de surdos por acesso igualitário



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.