Destaque
De acordo com a florista Yara Borges, são plantas adequadas para ambientes internos e arranjos florais
Por: Luiz Felipe de França
Ideais para ambientes externos, as plantas chamadas suculentas ganharam um workshop na Ceasa-Campinas, atraindo pelo menos 30 pessoas interessadas em cultivar a espécie em suas casas.

Maria Yara Medeiros Borges, florista e dona de um box na Ceasa-Campinas ministrou uma oficina por ocasião do Dia das Mães. “Prefiram ambientes que tenham bastante claridade, o que será ideal para cultivar suas plantinhas”, recomendou.
Yara explicou que o substrato é a saúde da planta. “O que é bom, a gente tem que ser compartilhado com nossos clientes”, disse a florista. Quando adquirida em vaso, a planta já vem com adubação. Com o substrato – disse – o enraizamento que demoraria até três meses, acaba ocorrendo em duas semanas.
Nos arranjos, Yara usa pedras brancas para enfeitar os vasos, que precisam ter o tamanho adequado, assim como as próprias pedras. “No Campinas décor, por exemplo, usaram vasos grandes e, por isso, usaram pedras grandes. As pedras expandidas também deixam o arranjo bem bonito”, disse.

Segundo afirmou Yara, é sempre bom colocar as suculentas ao sol algumas vezes por semana. “Para evitar o mosquito da dengue, é preciso lavar os vasos com escova, água e sabão ao menos uma vez por semana”.
Utilizar areia nos pratinhos em que ficam colocados os vasos também ajuda a evitar o acúmulo de água e, assim, a evitar que o mosquito da dengue se reproduza. De acordo com Yara, as pedras também auxiliam na entrada de oxigênio para as raízes, o que é fundamental para um bom desenvolvimento da planta.
“As pedras ou cascalhos ajudam a fazer a absorção da água que sobra no vaso, pois o acúmulo de água pode prejudicá-la. Evitam ainda que a terra fique encharcada e afastam pragas que possam provocar o apodrecimento das raízes”, afirmou.
O adubo com material orgânico – segundo explicou Yara – é criado a partir da decomposição de materiais orgânicos, como restos de comida, resíduos de plantas e fezes de animais, gerando uma substância natural, que é rica em nutrientes e minerais.
O evento comandado por Yara reuniu cerca de 30 pessoas interessadas em aprender a cultivar as chamadas plantas suculentas. “É preciso tomar cuidado para não tocar as suculentas, nada de passar a mão na planta”, disse. Elas são sensíveis e contém pólen, que é nutriente delas. “Se passar a mão, vai acabar tirando os nutrientes da planta”, afirmou.
Yara explicou que as suculentas comportam uma extensa variedade de plantas, entre elas a chamada Espada de São Jorge. “Essa é uma planta boa para se ter em apartamentos. Só trazem beleza e alegria”, completou.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.