Destaque

O momento em que uma diversão começa a virar um negócio 

Segundo Nielsen, Brasil é o 2º país em que mais pessoas tentam carreira de influenciador  

Por Fábio Despontin Malvezzi, Pedro Bueno e Victor Costa 

Influencers se tornaram uma das principais propagandas das lojas (Foto: Pri Valim)

Mãe de duas crianças – uma de 14 anos e a outra de um – Priscila Valim é Consultora Imobiliária na maior parte do dia. Só que a fama, mesmo, especialmente na região de Campinas, vem do Instagram, como influencer. Priscila Valim, ou PriiValim, acumula 23 mil seguidores na rede social e é convidada a participar de eventos ou ser remunerada para divulgar restaurantes, clínicas, lojas de doces, entre outros estabelecimentos.  

“Hoje o Instagram é uma fonte de renda. É de onde eu tiro meu sustento, é a minha renda mensal com os trabalhos que eu produzo. Eu sou notada pelas grandes marcas, faço parte das grandes assessorias da região, geralmente estou presente nas inaugurações, acredito que tenho trabalhos em todos os Shoppings de Campinas. Eu realmente considero um trabalho e tenho muito para crescer, evoluir, em busca de conhecimento.” 

De acordo com uma pesquisa da Nielsen de 2022, o Brasil é o segundo país onde mais pessoas tentam a carreira de influenciador com 10,5 milhões só no Instagram. Se pensar em 140 milhões de brasileiros presentes nas redes sociais (Ibope/Inteligência 2021), 28 milhões, pelo menos, acompanham uma pessoa. A conexão, claramente, não é ao acaso e o mercado sabe.  

“Eu não acreditava muito nessas coisas de influenciador e rede social. Achei que o certo era fazer propaganda em TV ou rádio, além de outdoor, mas um dia uma pessoa veio até mim e comentou que falaria sobre minha loja no Instagram de graça. Eu obviamente aceitei e, logo nas semanas seguintes, já apareceram diversos clientes mencionando que descobriram minha loja por causa da divulgação. Foi sensacional”, relatou Cláudio Morais, dono da Belíssima Joias que fica localizado no centro comercial de Marília. 

Orientação: Prof. Artur Araújo

Edição: Mariana Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

O novo ensino médio precariza a educação dos estudantes


Não há pontos positivos na nova reforma educacional, diz pedagoga Andreza Barbosa


O evento que faz girar a roda de negócios de Americana


Festa do Peão Boiadeiro gera mais de 17 mil empregos e ajuda a aquecer economia da cidade


Psicóloga alerta para tendência de expansão do burnout 


Também chamada de “síndrome de esgotamento no trabalho”, ela atinge 30% dos trabalhadores 


Era uma vez uma luva que fez um pianista voltar a tocar 


O empreendedor Ubiratan Bizarro conseguiu fazer do seu negócio um instrumento de inclusão 


Economista analisa inflação e política econômica no PIB 


Eli Borochovicius observa que a inflação pode gerar uma falsa impressão de crescimento  


Eletromobilidade ganha destaque no interior de São Paulo


Campinas e São José dos Campos são referências nacionais; especialistas destacam vantagens 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.