Destaque

O evento que faz girar a roda de negócios de Americana

Festa do Peão Boiadeiro gera mais de 17 mil empregos e ajuda a aquecer economia da cidade

Por Lara Santana e Livia Nonata

Festa do Peão gerou, em 2024, cerca de 17 mil empregos (Foto: Divulgação/Festa do Peão de Americana)

Mais que uma diversão, a Festa do Peão de Americana, que está em sua 36ª edição, é um negócio milionário que ajuda a esquentar a economia da cidade no frio mês de junho. Este ano, o evento, segundo a organização, gerou cerca de 17 mil empregos diretos e indiretos durante os seis dias de rodeio. “É mais gente consumindo, e isso estimula a cidade e a região. O comércio sentiu os bons efeitos, superando a projeção da Associação Comercial e Industrial de Americana [Acia] de 10% no aumento das vendas”, disse Marcelo Fernandes, presidente da Acia.

A Festa do Peão de Americana conta com seis dias de festa, tendo as provas de montaria e shows. Na área musical, este ano participaram os artistas Sami Rico, Victor e Léo, Zé Neto e Cristiano, Chitãozinho e Xororó, Luan Santana, Maiara & Maraisa, Luan Pereira, Zezé Di Camargo e Luciano, Simone Mendes, João Bosco e Vinícius, Gusttavo Lima, Ana Castela, Jorge e Mateus, Gustavo Mioto, Luana Prado, Daniel e Roupa Nova.

O preenchimento dos empregos diretos está relacionado à equipe de montagem do evento, staff, além de funcionários do entorno e trabalhadores do estacionamento, lojas e pontos de alimentação do Parque de Eventos CCA, local onde ocorrem os eventos esportivos e os shows. No caso dos empregos indiretos, são aqueles que afetam toda a economia do município, como os serviços de hotéis, transportes e restaurantes.

Os irmãos André e Daniele Galassi, de Campinas, comentam sobre o evento (Foto: redes sociais)

Enrique Rizzo é uma das pessoas que trabalhou indiretamente no rodeio, fazendo o transporte de pessoas da cidade de Limeira até o local do evento: “todas as vans que conhecia de Limeira estavam esgotadas e vi nisso uma oportunidade para fazer um dinheiro extra. Então me ofereci para levar e buscar as pessoas do evento, fazendo o trajeto Limeira e Americana e tive muita procura com isso. Consegui fazer um lucro não esperado na minha renda”, declarou.

Pela segunda vez, André Galassi, morador de Campinas, vai ao rodeio de Americana junto de sua irmã, Daniele Galassi. Ele comenta que é um ambiente muito bom, que une a cultura do interior em volta da música sertaneja e gera um investimento muito grande na cidade. “Nos arredores da Arena é possível ver diversos trabalhadores, seja ambulantes, seja comerciantes do segmento de alimentos, além de muitos trabalhadores de transporte. É algo que aquece o comércio”. Daniele ressalta que os dois fizeram um bate-volta de ônibus e, mesmo não gastando com hotel e restaurantes, consumiram na Arena da festa.

O setor de hotelaria também ficou aquecido, tendo sua capacidade esgotada durante os fins

de semana de festa. “A rede hoteleira está completamente tomada, a rede imobiliária, pois muitas pessoas alugam lugares para ficar, postos de gasolina, a parte de vestuário, entre outros setores que sofrem essa injeção direta na economia”, afirmou Biancca Ceará, assessora da Festa do Peão.

Orientação: Prof. Artur Araújo

Edição: Mariana Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

O novo ensino médio precariza a educação dos estudantes


Não há pontos positivos na nova reforma educacional, diz pedagoga Andreza Barbosa


O momento em que uma diversão começa a virar um negócio 


Segundo Nielsen, Brasil é o 2º país em que mais pessoas tentam carreira de influenciador  


Psicóloga alerta para tendência de expansão do burnout 


Também chamada de “síndrome de esgotamento no trabalho”, ela atinge 30% dos trabalhadores 


Era uma vez uma luva que fez um pianista voltar a tocar 


O empreendedor Ubiratan Bizarro conseguiu fazer do seu negócio um instrumento de inclusão 


Economista analisa inflação e política econômica no PIB 


Eli Borochovicius observa que a inflação pode gerar uma falsa impressão de crescimento  


Eletromobilidade ganha destaque no interior de São Paulo


Campinas e São José dos Campos são referências nacionais; especialistas destacam vantagens 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.