Destaque

Mutirão da Saúde em paróquia atende a mais de 140 pacientes

Atividade ocorreu sábado (15), na Vila Pompeia, com atendimento básico e multidisciplinar

Por: Pamela Sousa

O 4º Mutirão da Saúde, organizado pelo Diretório Acadêmico e o Hospital da PUC-Campinas, foi realizado na Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, tendo sido atendidos 140 pacientes pelos residentes de Fonoaudiologia, Educação Física, Nutrição, Odontologia, Biomedicina, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Medicina, no dia 15 deste mês.

Residentes de enfermagem verificam a pressão e a glicemia dos pacientes (Foto: Thais Ramalho)

“Está sendo um sonho realizado, e também como se fosse algo novo, porque essa experiência traz um grande aprimoramento para o meu trabalho pastoral tanto na igreja quanto no hospital”, comentou o padre Erisvaldo Silva, paroquiano do templo, ao receber os estudantes trazidos pela irmã Eleonor Paloma, da Pastoral da Igreja do Hospital PUC-Campinas.

O mutirão é foi voltado apenas para as igrejas que necessitam do atendimento de saúde para a população local que sofre com a demora para marcar um atendimento médico geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por isso, o projeto é focado em atendimento básico, desde a verificação de pressão e glicemia a aconselhamento de saúde em áreas especializadas para encaminhamento para especialistas dos postinhos de saúde locais.

“Infelizmente o que poucas pessoas sabem é que se você for em uma UBS, você só consegue marcar uma consulta de 2 a 5 meses nas especialidades mais simples”, disse Hugo Mihara, aluno de medicina e organizador do evento.

Abaixo, o áudio da entrevista com o organizador do evento, Hugo Mihara:

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia foi local do quarto Mutirão de Saúde deste ano (Foto: Thais Ramalho)

Além de ser uma nova experiência, para que os residentes tenham contato com a população fora do ambiente de hospital e ambulatório, o projeto também motiva os estudantes a terem mais conhecimento para as suas carreiras.

“Eu vejo que os jovens que estão na faculdade estão só aprendendo na cabeça, eles precisam desenvolver também o coração. Por isso, organizamos essa atividade para irmos às periferias para servir gratuitamente aos nossos irmãos e irmãs, desenvolvendo o amor, dedicação, responsabilidade para servir os que necessitam”, disse a Irmã Eleonor.

A maior parte dos problemas de saúde que foram atendidos na atividade são relativos à visão; diabetes, hipertensão e falta de ar; queixas auditivas – perda de audição e zumbido; problemas odontológicos – cáries não tratadas; dietas desbalanceadas e relacionados a fisioterapia. Após a identificação dos problemas, foram feitos os encaminhamentos para as UBS da Vila Pompéia.

Antes do Mutirão da Saúde começar o Padre Erisvaldo acolheu os residentes com uma oração e a história da Paróquia (Foto: Thais Ramalho)

O atendimento que os residentes deram à população local deixou os pacientes contentes. “Nota dez ao atendimento, muito bom. Estou saindo com quatro encaminhamentos”, comentou o usuário Aldemar, que lá esteve em busca de atendimento médico.

Haverá mais quatro mutirões de saúde no próximo semestre de 2024: 10 de agosto, 21 de setembro, 05 de outubro e 11 de novembro, que tem como destaque o atendimento em uma penitenciária e na Catedral Metropolitana – Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Isabela Meletti


Veja mais matéria sobre Destaque

‘Samba da Tia Rê’ é patrimônio cultural de Valinhos


Projeto visa ressignificar o samba raiz e arrecadar alimentos para doação


Em minoria na Câmara, mulheres querem mais assentos em 2024


Partidos de Campinas se preparam para eleger vereadoras nas eleições


O novo ensino médio precariza a educação dos estudantes


Não há pontos positivos na nova reforma educacional, diz pedagoga Andreza Barbosa


O momento em que uma diversão começa a virar um negócio 


Segundo Nielsen, Brasil é o 2º país em que mais pessoas tentam carreira de influenciador  


O evento que faz girar a roda de negócios de Americana


Festa do Peão Boiadeiro gera mais de 17 mil empregos e ajuda a aquecer economia da cidade


Psicóloga alerta para tendência de expansão do burnout 


Também chamada de “síndrome de esgotamento no trabalho”, ela atinge 30% dos trabalhadores 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.