Cultura & Espetáculos
A exposição “Amazônia: o Pulmão, o Sangue e os Glóbulos Verde Amarelos” é composta por capturadas na expedição “Barco da Saúde”
Por: Amanda Poiati e Anielly Ferreira

A exposição fotográfica e multiplataforma “Amazônia: o Pulmão, o Sangue e os Glóbulos Verde Amarelos”, criada pelo fotógrafo Giancarlo Giannelli, está disponível até 16 de junho no Red Radisson Hotel, localizado na Avenida Júlio de Mesquita, 705, no Cambuí. Com entrada gratuita, a mostra apresenta uma jornada pela maior floresta tropical do mundo, através de 20 fotos tiradas durante a expedição “Barco da Saúde”.
As fotografias capturam momentos significativos da iniciativa promovida pela Faculdade São Leopoldo Mandic, que ofereceu atendimento médico e odontológico gratuito às comunidades ribeirinhas e indígenas das regiões de Alto Autazes, Murutinga, Natal e Iguapenús, no Norte do Brasil durante o ano de 2017. Através das fotos, Giannelli revela não apenas a beleza natural da Amazônia, mas também as dificuldades sociais e culturais enfrentadas pelos seus habitantes.

“À medida que fomos nos embrenhando nas comunidades que fotografei, nos deparamos com as dificuldades sociais, como a linguagem e os costumes,” relata Giannelli, destacando o isolamento e a falta de acesso a serviços básicos enfrentados pelas comunidades.
Na exposição, vídeos complementares narram as histórias por trás das fotografias, proporcionando uma experiência mais imersiva. Giannelli explica que seu objetivo é retratar a cultura e a essência da região amazônica através da “pele amazonense”, simbolizando a identidade e a alma da Amazônia. “Quando pensamos na Amazônia, uma região vasta e multifacetada, fica claro que há muitas maneiras de representá-la,” comenta o fotógrafo.

Abaixo, um trecho da entrevista com o fotógrafo Giancarlo Giannelli:
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Festa das Nações chega ao Distrito de Joaquim Egídio
A festa vai oferecer barracas de artesanato, gastronomia e shows musicais que remetem às tradições das determinadas nações.

Dia da Dança tem mais de 20 coreografias em Nova Odessa
Meire Prado, diretora da escola, disse que esse momento é essencial para reforçar a importância da cultura para as pessoas.

Gostos da Argentina, Coreia e Minas juntos num só lugar
O festival trouxe mais de 50 pratos típicos de países como Coreia do Sul, Japão, México, Uruguai, Espanha, Argentina.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Unicamp promove experiência com cineasta brasileira
Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.