Destaque

Faculdade de Jornalismo participa de vivência profissional na Festa do Peão de Americana

A parceria foi com a Vena Comunicação, uma assessoria terceirizada do evento que cuida do relacionamento com a imprensa

Por Gabriela Lamas

Alunos da Faculdade de Jornalismo, participaram de uma vivência profissional de assessoria de imprensa na 36º Festa do Peão de Americana. Dos seis dias de festa, em cinco deles, os estudantes de Jornalismo divididos em grupos, acompanharam de perto a rotina de jornalistas e profissionais da comunicação. A parceria foi com a Vena Comunicação que é uma assessoria terceirizada do evento que cuida do relacionamento com a imprensa.

Os alunos que tiveram interesse se inscreveram e passaram por um processo de seleção. No total, 19 alunos participaram das atividades, e foram divididos em grupos de quatro pessoas por dia. Beatriz Stevanatto, Bianca de Freitas, Catarina Werneck, Fayollah Souza, Gabriela Moda, Gabriela Lamas, Giovanni Feltrin, Julia lacconi, Julia Sabatin, Isabelle Layara, Lizandra Lima, Luiza Pessopane, Maria Fernanda Esmeriz, Marcos Rossi, Marília Coimbra, Nicole Gonçalves, Nicole Sousa, Raquel dos Santos e Willian Castro, foram os estudantes presentes.

Bianca Ceará responsável pela assessoria Vena Comunicação está há 8 anos trabalhando com a Festa do Peão em Americana (Foto: Gabriela Lamas)

A Vena Comunicação, é uma assessoria de imprensa com base em Campinas e São Paulo que pertence à jornalista e ex-aluna de Jornalismo da PUC-Campinas, Bianca Ceará. Em conjunto com a professora Amanda Artioli, as jornalistas realizaram essa parceria para apresentar aos alunos como funciona a atividade de assessoria de imprensa em eventos como a Festa do Peão de Americana, que é de grande porte e cliente da Vena, há 8 anos.

Os alunos puderam acompanhar algumas funções junto com a equipe de assessoria, como o credenciamento dos veículos de imprensa e influenciadores, entrevistas com competidores, pessoas responsáveis pelo evento e o público que frequentou. Ainda atuaram no fechamento do texto final, que é divulgado para jornalistas e publicado no site da Festa do Peão, após o encerramento do evento do dia.

Júlia Iaconni, estudante de Jornalismo do 5º semestre, participou no sábado (08), e atuou na área esportiva onde acontecem as competições. “Gostei muito da experiência que tivemos cobrindo um dia da Festa do Peão de Americana. Acredito que é uma oportunidade única que todos deveriam aproveitar. Lá tivemos a oportunidade de ver como funcionam as coisas para a assessoria de imprensa num evento grande como esse, conhecendo o Beto Lahr, o dono da festa, tendo contato com diversas pessoas que trabalham com assessoria e comunicação, onde dividimos nossos conhecimentos e aprendemos muito”, disse Júlia.

Alunos fazendo os ajustes e edição final do texto (Foto: Bianca Ceará)

Já o aluno Marcos Rossi, ajudou na edição final do texto no domingo (09), contou que a experiência de assessoria e evento agregou bastante na sua jornada acadêmica. O principal desafio para ele, foi ter um outro olhar e mudança de texto que já está acostumado a fazer outros tipos de texto.  “Consegui abrir um pouco meu ‘leque’ em uma outra área e outro ‘nicho’, que é da cultura e da assessoria de imprensa”, disse Marcos.

Questionada sobre a participação e experiência com os alunos, Bianca Ceará destaca o aprendizado tanto para os estudantes quanto para equipe. ‘Uma experiência nova. Eu estou na festa há 8 anos e, dentro desse tempo, nós nunca recebemos estagiários aqui, e eu acho que foi uma experiência super positiva porque também me vi em muitos momentos no lugar de vocês, com as dúvida, com a insegurança que muitos tiveram aqui, então eu acho que foi um processo de aprendizado pra mim e para minha equipe”, disse Bianca.

Júlia Sabatin, estudante de Jornalismo do 3º semestre, esteve presente na sexta-feira (14), e contou um pouco sobre a experiência de trabalhar com a assessoria de imprensa na festa. “É muito diferente estar no dia a dia de uma coisa tão intensa, de um evento tão grande, como esse rodeio. Eu gostei muito de estar lá nos bastidores, conversar com pessoas que eu nunca imaginei na vida, por exemplo eu conversei bastante com um tricampeão mundial de montaria, um dos maiores do mundo, Adriano Moraes”, disse Júlia.

No evento ela ficou responsável pela cobertura do esporte e teve uma experiência muito inusitada, a qual ela mesma se surpreendeu. Um dos peões era americano, e ninguém conseguia ter uma comunicação direta com ele, foi quando uma equipe de reportagem estava tentando entrevistá-lo, e Júlia acabou traduzindo as perguntas do repórter em inglês para o entrevistado e as respostas em inglês para o português.

Para a estudante Marília Coimbra, a parte que mais se identificou durante sua experiência, no sábado (15), foi a de acompanhar e realizar as entrevistas. Questionada se gostaria de seguir nessa área de eventos, para ela atualmente não é o foco, mas que existe uma possibilidade no futuro. “Olha, o jornalismo ele tem muitas áreas, ele é bem amplo então eu acho que é sempre uma coisa de se pensar, não é meu foco, mas eu acho que é uma área que traz muitas oportunidades, principalmente de networking já que temos o contato com imprensa, artistas, assessorias e produção”, disse Marília.

Alunas entrevistando Beto Lahr presidente da Festa do Peão de Americana (Foto: Bianca Ceará)

A Diretora e Professora da Faculdade de Jornalismo Rose Bars afirma a importância de parcerias como esta com a Vena Comunicação, para o aprendizado dos alunos da Faculdade de Jornalismo. ”A parceria é significativa para a formação dos alunos, com a vivência profissional, tendo a prática como norte da atuação, execução do aprendizado em sala de aula. A Faculdade prioriza esse contato com o mercado de trabalho, essa troca de experiências, pelo valor na formação do estudante de jornalismo”, disse a docente.

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Gabriela Lamas


Veja mais matéria sobre Destaque

O novo ensino médio precariza a educação dos estudantes


Não há pontos positivos na nova reforma educacional, diz pedagoga Andreza Barbosa


O momento em que uma diversão começa a virar um negócio 


Segundo Nielsen, Brasil é o 2º país em que mais pessoas tentam carreira de influenciador  


O evento que faz girar a roda de negócios de Americana


Festa do Peão Boiadeiro gera mais de 17 mil empregos e ajuda a aquecer economia da cidade


Psicóloga alerta para tendência de expansão do burnout 


Também chamada de “síndrome de esgotamento no trabalho”, ela atinge 30% dos trabalhadores 


Era uma vez uma luva que fez um pianista voltar a tocar 


O empreendedor Ubiratan Bizarro conseguiu fazer do seu negócio um instrumento de inclusão 


Economista analisa inflação e política econômica no PIB 


Eli Borochovicius observa que a inflação pode gerar uma falsa impressão de crescimento  



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.